Por um mundo sem lixo

softelec

Imagem: Divulgação Movimento Circular | Circular Academy, criada pelo Movimento Circular, oferece curso sobre os conceitos da economia circular e mostra como é possível gerar menos resíduos

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Fornecer informação relevante e gratuita e incentivar a adoção de novos hábitos no sentido de reduzir a produção de lixo é o objetivo do curso “Introdução à Economia Circular“, da Circular Academy.

A plataforma, lançada pela iniciativa Movimento Circular com concepção da Atina Educação, é destinada a professores, estudantes e todos aqueles que querem aprender sobre economia circular e como criar um mundo com menos lixo. O curso inaugural é introdutório e explica o que é economia circular e como ela pode ser aplicada no dia a dia. Plástico, alimentação, transporte e novas formas de pensar e fazer são alguns dos assuntos abordados nas aulas.

Os números do uso desenfreado do patrimônio natural do planeta a partir da lógica de produzir, consumir e descartar tem aumentado de forma  significativa. Segundo dados da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), a produção de lixo domiciliar aumentou 10% em 2020, graças ao isolamento social. Para a Organização das Nações Unidas (ONU) e o Banco Mundial, se o ritmo atual se mantiver, em 2050 produziremos 2,2 bilhões de toneladas de lixo por ano no mundo, o que deve provocar altos custos ambientais.

“Por isso, incentivar novos processos e comportamentos em busca de um modelo de desenvolvimento equilibrado e ético é uma demanda urgente”, explica Vinicius Saraceni, coordenador do Movimento Circular.

Crédito: Divulgação Movimento Circular

“As atividades do curso dialogam diretamente com os principais Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Quando falamos em economia circular, o ponto central é a criação de novos processos e comportamentos. A mudança de hábitos de milhares de instituições, pessoas e empresas, em parceria, é capaz de fazer uma grande diferença. O curso traz casos reais de como isso já está sendo feito no mundo e quais os benefícios dessas mudanças”, afirma Edson Grandisoli, diretor pedagógico do Movimento Circular.

O curso “Introdução à Economia Circular” é fruto da parceria do Movimento Circular com a Dow e a Valgroup e tem apoio institucional da Rede Brasil do Pacto Global. Com aproximadamente seis horas de duração e oito módulos, o curso oferece conteúdo online, interativo e trilíngue, além de emitir certificado ao final de todas as etapas e testes.

As aulas estão disponíveis no academy.movimentocircular.io e a inscrição, gratuita, é efetivada após a realização de um cadastro simples.

Sobre o Movimento Circular

Criado em 2020, em meio à crise causada pela pandemia de Covid-19, o Movimento Circular é um ecossistema colaborativo que se empenha em incentivar a transição da economia linear para a circular. A ideia de que todo recurso pode ser reaproveitado e transformado é o mote da economia circular, conceito-base do movimento.

O Movimento Circular é uma iniciativa aberta que promove espaços colaborativos com a missão de chegar a mais pessoas e lugares. O movimento tem o objetivo de conscientizar a população mundial de que um futuro sem lixo é possível a partir da educação, da adoção de novos comportamentos e do desenvolvimento de novos processos, produtos e atitudes sustentáveis.

Site oficial: https://movimentocircular.io/

Crédito:
Imprensa | Movimento Circular

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5046 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!