UNIC Rio leva exposição Consciência para Barra da Tijuca

softelec
Arte e Biodiversidade
Arte e Biodiversidade

O Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (UNIC Rio), com apoio da União Internacional de Arquitetos (UIA), Instituto Claro, FINK e CasaShopping, leva a exposição Consciência para a Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro.

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

A mostra, com obras do artista plástico peruano Ivan Ciro Palomino, promove uma reflexão sobre os desafios globais da atualidade e ficará em cartaz no CasaShopping de 21 de janeiro a 21 de fevereiro, dentro da loja conceito da UIA2021RIO EXPO – espaço para divulgação da feira oficial do Congresso Internacional de Arquitetura, que ocorrerá no mês de julho, no Píer Mauá, no Porto Maravilha.

A exposição já foi vista por mais de 140 mil pessoas no Centro Cultural Correios, onde ficou em cartaz de setembro de 2019 a janeiro de 2020.

As ilustrações de Ciro Palomino despertam a curiosidade pelo uso provocativo de elementos do cotidiano (uma cadeira, uma mala, uma piscina) colocados em contextos de crises climática, migratória e humanitária e provocando reflexões sobre educação, refúgio, acesso à água e a recursos naturais.

“Acredito que através da arte conseguimos atingir e sensibilizar as pessoas sobre a situação precária do meio ambiente e, também, sobre como cada um de nós pode agir e contribuir para que possamos construir um mundo mais pacífico e igualitário.  A pandemia tornou  esta situação ainda mais urgente. Precisamos unir esforços para ajudar a população mais vulnerável o quanto antes”, diz Kimberly Mann, diretora do Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (UNIC Rio).

A obra do artista está alinhada aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), metas globais que fazem parte da Agenda 2030, plano de ação adotado por todos os líderes de governos e Estados integrantes da ONU — incluindo o Brasil — para agir contra a pobreza, proteger o planeta e garantir que todas as pessoas tenham paz e prosperidade.

Consciência é a quarta exposição individual de Ciro e a terceira fora do Peru. Em 2018, Ciro realizou a exposição na sede das Nações Unidas em Nova Iorque, onde recebeu diversas premiações.

“A arte permite construir caminhos de reflexão através da superação de fronteiras geográficas e culturais, utilizando o poder das mensagens visuais para conscientizar a sociedade”, afirma o designer gráfico.

A UIA2021RIO EXPO é um evento integrante do 27० Congresso Mundial de Arquitetos, realizado pela União Internacional de Arquitetos (UIA) e pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), que acontece após 40 anos na América Latina e pela primeira vez no Brasil.

O Rio de Janeiro eleita a 1ª Capital Mundial da Arquitetura em título concedido pela UNESCO em 2018, foi a cidade escolhida para sediar o evento. O Congresso é de 18 a 22 de julho de 2021 e a Expo começa um dia depois, de 19 a 22 de julho de 2021.

“É uma honra para EXPO poder levar essa mostra para o nosso público quando estamos focados em pensar em arquitetura, urbanismo e design de forma inovadora, social e economicamente responsável. A arte crítica das obras ‘Consciência’ e a parceria com o UNIC Rio é algo que nos orgulha”, aponta Diego Vidal, gerente de Projetos da UIA2021RIO EXPO.

Durante quatro dias serão exibidos produtos, materiais e serviços em arquitetura, design, construção e soluções de mobilidade urbana, com expectativa de atrair 10 mil visitantes por dia em diversos locais do centro histórico do Rio.  

Conheça o trabalho do artista Ivan Ciro Palomino:

Serviço:

Exposição Consciência na loja conceito do
UIA2021RIO EXPO no CasaShopping:
Data:
21 de janeiro a 21 de fevereiro de 2021
Endereço: 
Casa Shopping – Av. Ayrton Senna, 2150 – Barra da Tijuca, Rio de Janeiro
Horário:
Segunda a Sábado: 11h às 20h / Domingo: 14h às 20h | Entrada Franca  

Crédito:
Imprensa | UNIC Rio | UIA2021 Rio

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5038 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!