Instituto de Engenharia leva estudantes para imersão na Amazônia

softelec
Foto: Andre Deak | Amazônia
Foto: Andre Deak | Amazônia

Imagem: Divulgação

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Uma expedição imersiva de oito dias na Amazônia com direito a uma visita a Anavilhana*, comunidades indígenas ribeirinhas e uma experiência in loco com várias atividades ao ar livre, contato com pessoas que trabalham com turismo de base comunitária ou têm outras atividades na região.

Esta é a proposta da “Expedição para a Amazônia”, criada pelo Instituto de Engenharia (IE) em parceria com a Academia Amazônia Ensina.

A primeira parte da expedição será em Manaus, com visita ao Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), ao Museu da Amazônia (MUSA), e aulas especiais com professores de Institutos importantes para a região.

A expedição que acontecerá entre os dias 10 e 17 de julho, tem por objetivo incentivar o desenvolvimento de carreiras na região, explica o Conselheiro do IE, George Paulus.

O projeto surgiu durante o lançamento do Caderno – “Amazônia e Bioeconomia Sustentável em Ciência, Tecnologia e Inovação“, em novembro de 2021. Na oportunidade o professor Carlos Nobre contou uma experiência vivida enquanto estudava no ITA, quando foi levado para duas viagens para a região amazônica.

Segundo ele, o encantamento oriundo da experiência foi fundamental para nortear toda sua carreira, mesmo depois que parou de trabalhar na região. “Foi uma provocação muito positiva para nós. Passamos a discutir o tema e o engenheiro Felipe Geribelo Cabral, assumiu a coordenação do projeto”, explica Paulus.

Ele identificou e trouxe para uma parceria a empresa Academia Amazônia Ensina, criou um fundo de bolsas e fez a quatro mãos com a Academia a organização dessa turma inaugural, que inicialmente estava prevista para janeiro de 2022, mas acabou adiada para julho por conta da Pandemia de COVID19.

A Academia tem um longo trabalho de conciliação entre o desenvolvimento econômico e a conservação da natureza, e reuniu um grupo com estudantes de engenharia e também de vários outros cursos.

“A proposta é ter uma turma multidisciplinar, pois acreditamos que várias pessoas pensando juntas em prol da sustentabilidade da Amazônia, possibilitam novas e boas ideias”, explica Maria Tezza, da Academia Amazônia Ensina.

Para o engenheiro Carlos Nobre, soluções de sustentabilidade são transdiciplinares e precisam ser expandidas globalmente.

“Serão colocados muitos desafios e todos nós torcemos para que essa iniciativa do IE seja um sucesso. Que consigamos converter a capacidade de inovação e criatividade dos engenheiros para resolver esse enorme desafio que chamo de salvar a Amazônia“.

Serviço

Expedição Amazônia
10 a 17 de julho
Inscrições – https://bit.ly/38tWjjA

* Um labirinto de ilhas, lagos e rios de águas negras compõem o Parque Nacional de Anavilhanas, oferecendo experiências únicas sobre a floresta amazônica.

Site oficial: https://www.institutodeengenharia.org.br/

Crédito:
Imprensa | Instituto de Engenharia

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 4938 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!