Iluminação adaptativa avança como recurso de eficiência energética

softelec
Iluminação adaptativa permite o ajuste automático do brilho das lâmpadas de acordo com as necessidades ambientais
Iluminação adaptativa permite o ajuste automático do brilho das lâmpadas de acordo com as necessidades ambientais

Imagem: Divulgação | Sistemas podem ser aplicados em iluminação pública, residências e automóveis e ganham importância com o interesse por cidades inteligentes

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

São Paulo, Junho de 2022 – Depois de seguidas altas nas bandeiras tarifárias e de taxas extras na conta de luz, os consumidores estão mais atentos. Além do aspecto econômico, a crise hídrica também vem despertando maior consciência sobre o planeta, o que reflete no modo de comprar e pagar. Neste cenário, avançam soluções focadas em eficiência energética, como a iluminação adaptativa.

Eficiência energética, por definição, é usar fontes de energia de forma mais econômica, ou seja, produzir melhores resultados com menos recursos.

“É comum que as pessoas, de maneira geral, confundam com pagar mais barato, por exemplo. No caso da iluminação, é escolher um produto que tenha um bom desempenho e ofereça qualidade, porém com impactos ambientais reduzidos”, explica Ivan Romão, gerente da Expolux.

Iluminação Adaptativa

A iluminação é algo tão essencial à vida e presente no dia a dia que, muitas vezes, não percebemos como alguns sistemas funcionam e como a tecnologia pode melhorá-los. Nas ruas, praças e avenidas, por exemplo, as luzes acendem e apagam em horários determinados, sempre na mesma intensidade, mas o conceito de iluminação adaptativa pode mudar isso.

Já existem no mercado sistemas que permitem modular a iluminação nas vias públicas, residências e até automóveis, trazendo uma série de benefícios.

Alguns deles permitem, inclusive, o ajuste automático do brilho das lâmpadas não só de acordo com o horário, mas adaptados às condições meteorológicas, intensidade de tráfego e visibilidade.

Nas residências, o uso dos assistentes eletrônicos também abriu espaço para crescimento da iluminação adaptativa. A Apple desenvolveu uma estrutura de software chamada HomeKit, que permite a comunicação e controle de eletrodomésticos inteligentes, sendo que os próprios usuários podem configurá-lo. Isso abriu portas para empresas com produtos de iluminação, como Phillips, desenvolverem suportes relacionados.

“O LED continua sendo o principal elemento do setor de iluminação quando falamos de eficiência energética, mas tecnologias que envolvem sua aplicação e controle não param de evoluir e é preciso que o mercado conheça e acompanhe essas mudanças. Nosso esforço com a Expolux é que todos esses assuntos sejam discutidos e apresentados para os profissionais do setor, gerando movimento de mercado de forma real”, finaliza o Ivan Romão.

A próxima edição da Expolux está marcada para acontecer entre os dias 2 e 5 de Agosto, no Expo Center Norte.

Mais informações e credenciamento no site: www.expolux.com.br.

Serviço

  • 17ª Expolux
  • Data: 2 a 5 de agosto de 2022
  • Horário: das 10h às 20h
  • Local: Expo Center Norte – Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme, São Paulo/SP

RX

A RX constrói negócios para indivíduos, comunidades e organizações. Usamos o poder dos eventos presenciais, combinando dados e produtos digitais para conectar pessoas oferecendo experiências e oportunidades de negócios por meio de mais de 400 eventos realizados em 22 países e 43 diferentes setores da economia. É apaixonada por causar impactos positivos na sociedade e está comprometida em criar um ambiente de trabalho inclusivo para todos. A RX faz parte da RELX, um provedor global de análises baseadas em informações e ferramentas de decisão para profissionais e clientes corporativos.

RX Latam – In the business of building businesses.

Saiba mais em: www.rxglobal.com.

Crédito:
Imprensa

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 4933 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!