Fronius leva novas tecnologias de soldagem para estruturas do setor de petróleo na Rio Oil & Gas

softelec
Há mais de 20 anos atuando no mercado brasileiro, a Fronius do Brasil é composta de três unidades de negócios: Energia Solar; Tecnologia de Soldagem e Carregadores de Baterias para todos os tipos de veículos e para centros de distribuição.
Há mais de 20 anos atuando no mercado brasileiro, a Fronius do Brasil é composta de três unidades de negócios: Energia Solar; Tecnologia de Soldagem e Carregadores de Baterias para todos os tipos de veículos e para centros de distribuição.

Imagem: Divulgação | Sistemas automatizados voltados para construção de tanques, dutos, plataformas offshore e outros projetos de grande escala são destaques da companhia austríaca

PRÊMIO INTERNACIONAL 2023

PRÊMIO INTERNACIONAL 2023

Ambiental Mercantil recebe prêmio de sustentabilidade ambiental 2023 pela renomada Build Magazine da Inglaterra

Setembro de 2022 – A austríaca Fronius volta à Rio Oil & Gas apresentando as novas soluções de soldagem automatizada e pesada, para atender as necessidades do setor petrolífero brasileiro, que se prepara para ampliar a infraestrutura de armazenamento de derivados e de escoamento, com a abertura de refinarias e exploração do pré-sal.

De 26 a 29 de setembro, os visitantes do evento, que acontece no Boulevard Olímpico, no Rio de Janeiro, poderão conferir, no estande da Fronius do Brasil, os mais modernos equipamentos de solda já usados com sucesso no exterior na construção e manutenção de dutos, tanques e plataformas para extração onshore e offshore.

“Estamos apostando no crescimento do mercado de óleo e gás no Brasil, trazendo tecnologias de ponta, desenvolvidas para projetos desafiadores e de grande escala, que permitem ao operador trabalhar em segurança com duas ou mais técnicas de soldagem, seja remotamente ou em robôs, promovendo mais agilidade e redução de custo na obra”, afirma Cláudio Sá, diretor de negócios da unidade Perfect Welding, da Fronius do Brasil, especializada em soluções de soldagem.

Segundo o Instituto Brasileiro do Petróleo (IBP), nos próximos dez anos serão investidos cerca de 50 bilhões de reais no setor de petróleo e gás natural para ampliação da infraestrutura de escoamento.

Equipamento multiprocesso – A Fronius vai demonstrar no seu estande as funcionalidades do iWave Pro, sistema inteligente de soldagem multiprocesso, compatível com a Indústria 4.0.

Imagem: Fronius iWave PRO

O equipamento conta com recursos para soldagem TIG, inclusive de alta frequência, e também da solda MIG/MAG, além de RPI automático, que faz ignições 70% m ais rápidas e reproduzíveis em qualquer material base, proporcionando um acabamento perfeito nos trabalhos com todas as ligas de metais e módulo AC/DC para soldagem com corrente alternada.

A solução pode ser aplicada na montagem e reparo de tubulações de refinarias, de componentes e em outros projetos que tenham alto padrão de exigência. Outro destaque do sistema é a função CycleTIG, que promove controle máximo do arco elétrico e do aporte térmico na peça. Esse recurso permite soldar até mesmo materiais mais finos com facilidade e precisão.

O equipamento ainda vem com os principais protocolos de comunicação Web, que permitem que seja conectado com outros equipamentos, dispositivos periféricos como controle remoto, sistema de gestão centralizado e base de dados via Bluetooth, WLA e NFC. Além disso, cada usuário pode combinar as funções que precisa em diversos pacotes modulares de softwares de soldagem da Fronius, e também adicionar futuramente outro conjunto de funções desejadas no futuro.

Soldagem orbital controlada – Outra novidade que acaba de desembarcar no Brasil é a Orbital FPA 3030, fonte de soldagem TIG controlada por microprocessador, que realiza a solda no sentido circular.

Imagem: Fronius Orbital FPA

A solução é indicada para soldagem de tubulações e dutos de escoamento de combustíveis e gás, tubulação para instrumentação, soldagem de união de terminações em umbilicais, componentes, construções de estruturas de formatos circulares.

Além dos equipamentos em exposição, a empresa também apresentará no telão o que há de mais moderno em soluções desenvolvidas especialmente para ajudar a resolver os desafios de soldagem verificados em diversos setores da indústria, incluindo o de petróleo, que trabalham com objetos e estruturas de grandes dimensões.

Soldagem vertical mecanizada – Recém-lançado no Brasil, o ArcRover é um veículo conectado a tocha de solda MIG/MAG ou TIG, desenvolvido para executar soldagem longitudinal mais extensa e em condições complexas.

Imagem: ArcRover

Dotado de tração nas quatro rodas e trilhos-guia de imã extraforte que garantem fixação firme no piso e na superfície do objeto a ser soldado, o sistema da Fronius executa soldagem remota na horizontal e na vertical, inclusive com segunda tocha, também em áreas circulares, sejam côncavas ou convexas, com mesmo desempenho da oficina nos canteiros de obras.

Entre as suas aplicações estão soldagem de estruturas de aço de plataformas, navios petrolíferos, grandes tanques e tubulações, e outros projetos de difícil execução para o operador realizar manualmente.

Soldagem flexível por controle remoto – Outro sistema desenvolvido especialmente para cenários mais complexos, o FlexTrack 45 Pro reúne uma série de ferramentas para executar a soldagem remotamente, tanto em superfícies planas quanto circulares, com ou sem raio de curvatura constante, em construções em aço, plataformas marítimas, navios e tanques. A solução conta com carrinho motorizado que conduz a tocha na velocidade desejada, trilhos com suporte magnético para fixação, posicionador de tocha com oscilação radial e linear e controle automático de corrente de solda gem, que compensa automaticamente o stick out de acordo com o empeno da junta a ser soldada.

O sistema pode ser utilizado com toda linha inteligente de fontes de solda, que executa soldagem MIG/MAG e também CMT (Cold Metal Transfer), conhecida como soldagem a ‘frio’, em alta velocidade com maior controle, e todos os softwares de controle de estabilidade de arco elétrico, resultando em acabamento de qualidade e poucos respingos.   

Visite a Fronius na Rio Oil & Gas

  • De 26 a 29 de setembro, no Boulevard Olímpico, no Rio de Janeiro
  • Pavilhão da Áustria – Rua O, estande 10

Sobre a Fronius do Brasil

Há mais de 20 anos atuando no mercado brasileiro, a Fronius do Brasil é composta de três unidades de negócios: Energia Solar; Tecnologia de Soldagem e Carregadores de Baterias para todos os tipos de veículos e para centros de distribuição.

A Fronius foi fundada na Áustria em 1945 e hoje é reconhecida como líder em inovação e tecnologia ao redor do mundo.

No Brasil, está localizada em São Bernardo do Campo (SP), onde conta com uma equipe de mais de 100 profissionais, além de mais de 30 representantes comerciais e distribuidores em todo território nacional. Em 2021, a filial brasileira recebeu, pelo segundo ano consecutivo, o selo da consultoria internacional Great Place to Work (GPTW) e a certificação de excelente empresa para trabalhar no ranking Melhores Empresas para Trabalhar GPTW.

Saiba mais no site oficial da empresa https://www.fronius.com/pt-br/brasil.

Perfect Welding

A unidade de negócios Perfect Welding da Fronius é líder mundial em tecnologia de soldagem por arco voltaico e robótica, dominando a soldagem por eletrodo revestido, TIG, MIG/MAG, plasma e LaserHybrid, com ferramentas poderosas para a melhor soldagem possível. Fontes de solda para aplicação manual, acessórios de solda e uma ampla gama de serviços completam o portfólio. Nosso objetivo é decodificar o “DNA do arco”.

Crédito:
Imprensa

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 4894 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!