Sistemas de bicicletas compartilhadas da Tembici economizam potencialmente a emissão de 10 mil toneladas de CO2 em 2022

softelec

Imagem: Divulgação | Líder em tecnologia para micromobilidade na América Latina lança Retrospectiva 2022 com dados sobre os deslocamentos com bicicletas compartilhadas neste ano

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Dezembro de 2022 – A Tembici, líder em tecnologia para micromobilidade na América Latina, contabilizou números expressivos em 2022, que mostram o crescimento e adesão ao sistema de bicicletas compartilhadas. Neste ano, as viagens com as bikes economizaram potencialmente 10 mil toneladas de CO2, o equivalente ao oxigênio limpo produzido por mais de 70 mil árvores, enquanto os deslocamentos representam um total de 4.750 voltas na Terra.

A empresa reuniu todos esses dados na Retrospectiva de bici 2022, com dados gerais sobre todos os sistemas de bike-share que opera.

O ano também foi marcado por grandes notícias, parcerias e expansões, como a  renovação do projeto bike Itaú por mais 10 anos, a chegada da Claro, como patrocinadora do projeto em Brasília, além da ampliação do serviço com a chegada em Bogotá, na Colômbia, e a consolidação de iniciativas sustentáveis, como o primeiro leilão de créditos de carbono de micromobilidade no mundo e conquista do selo Empresa B.

“Os dados mostram que o nosso modelo de negócio tem sido recebido de forma positiva pela população, que identifica nas bicicletas um modal econômico,  confiável, acessível e conveniente, em especial em grandes centros urbanos que são notabilizados pelo grande fluxo de veículos. Nossa estratégia tem nos permitido mapear necessidades locais e direcionar nosso atendimento, adaptando  nossa atuação”, afirma Gabriel Reginato, diretor de Negócios da Tembici. 

Em 2023, além das 13 cidades atuais, a Tembici já anunciou que chegará em Belo Horizonte, Curitiba e Florianópolis.

América Latina: Colômbia 

Em setembro deste ano a empresa chegou em Bogotá, na Colômbia, com um sistema que terá 3.300 bicicletas, sendo 1.500 elétricas, e 300 estações, além 150 bicicletas adaptadas, para o uso de pessoas com deficiência; 150 com cadeiras para o transporte de crianças; e 150 bicis de carga, sendo o mais inclusivo sistema de bicicletas compartilhadas da América Latina. Nos 4 primeiros meses de utilização, o sistema já passou a fazer parte do dia a dia da cidade, registrando aproximadamente mais de 100 mil viagens com bicicleta compartilhada. 

Parcerias com Itaú e Claro

O financiamento de ações, tendo a micromobilidade como protagonista, contribui para novas parcerias da Tembici. A startup renovou por mais uma década o projeto com o Itaú Unibanco – o bike Itaú, presente no Brasil e na América Latina, e consolidou um importante patrocínio com a Claro, em Brasília, que até o final deste ano terá 530 bicicletas na região do Plano Piloto. 

Iniciativas sustentáveis e certificação B

A empresa conseguiu ir além e acessar um negócio com alto potencial, sendo a primeira a gerar créditos de carbono a partir do uso de bicicletas nas cidades. A iniciativa desencadeou também a realização do leilão de créditos de micromobilidade, inédito no mundo, realizado em conjunto com a prefeitura do Rio de Janeiro, e que tem potencial 20 vezes maior do que a primeira rodada. 

Com um olhar atento a essas questões, a Tembici também foi certificada como uma Empresa B, parte de um movimento global que exige os mais altos padrões de práticas ESG das organizações, atingindo 87 pontos na classificação – quase 10% a mais do que o mínimo exigido para entrar na seleta lista B Corp.

Retrospectiva 2022

Para fechar o ano, além dos dados gerais dos sistemas de bicicletas concentrados na página Retrospectiva de bici 2022 a Tembici divulgou  os dados individuais para seus usuários, indicando dias pedalados, estações mais usadas e informações relacionadas a economia de CO², além disso, quem pedalou neste ano ganhará pontos para começar a usar a Crava, um app de troca de pontos por benefícios para quem pratica atividades físicas.

Sobre a Tembici

A Tembici é líder em tecnologia para micromobilidade na América Latina, com projetos de bicicletas compartilhadas nas principais capitais brasileiras, como Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador, Recife, Porto Alegre e Brasília, além de Santiago, no Chile, Buenos Aires, na Argentina, Bogotá, na Colômbia. Considerada uma das startups mais promissoras e inovadoras do país, pela lista das 100 Startups to Watch (2020 e 2021) e destaque na categoria Mobilidade na lista “Melhores do ESG 2021”, da Exame.

Ao longo dos últimos anos a empresa acompanhou o aquecimento do setor de micromobilidade no mundo e, devido ao seu modelo de negócio e qualidade do produto, registra crescimento sólido e contribui diretamente para consolidar a bicicleta como um modal de transporte nas cidades em que atua. Em 2021, os fundadores da Tembici passaram a fazer parte da rede de empreendedores Endeavor, recebendo apoio da organização para continuar crescendo de forma acelerada.

Site oficial: https://www.tembici.com.br/pt/

Crédito:
Imprensa

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5046 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!