18 construtoras já integram parceria entre Prolata e SindusCon-SP para reciclagem de latas de tintas

A Prolata é uma associação sem fins lucrativos, criada em 2012, pela cadeia de valor dos fabricantes de latas de aço no Brasil.
A Prolata é uma associação sem fins lucrativos, criada em 2012, pela cadeia de valor dos fabricantes de latas de aço no Brasil.

Imagem: Divulgação | Desde 2020, cerca de 270 mil Kg de latas de aço foram coletados em canteiros de obras e enviados para revalorização em siderúrgicas

Novembro de 2022 – A logística reversa de latas de aço que acondicionam tintas, vernizes e outros materiais de construções avança graças à parceria entre a Prolata, associação sem fins lucrativos dedicada à cadeia de logística reversa das embalagens de aço, e o Sindicato da Construção Civil do Estado de São Paulo (SindusCon-SP).

Desde outubro de 2020, quando o termo de parceria entre as entidades foi assinado, já foram recolhidos em 155 canteiros de obras do estado mais de 270 mil Kg de embalagens, que foram encaminhadas à indústria siderúrgica. O trabalho de coleta é feito pela startup Rafa Resolve, parceira da Prolata que atua no mercado de resíduos da construção civil.

As construtoras cadastradas são: Acciona, Adolpho Lindenberg, Concrejato, Cyrela, Engelux, Even, Farwer, Lanças Engenharia, Plano e Plano, Patriani, Sinco Engenharia, Tecnisa, Tegra, Tesis, Trisul, Vinx, Consórcio Lopes Kalil (CPTM) e Pedro Rodolfo Engenharia.

A parceria tem como objetivo fortalecer o sistema de logística reversa, que viabiliza o procedimento de coleta e a restituição de determinados resíduos sólidos do setor empresarial, conforme previsto pela Lei de Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).

De acordo com Thais Fagury, presidente da Associação Brasileira de Embalagem de Aço (Abeaço) e diretora da Prolata, PNRS estabelece que as embalagens e os resíduos originados em obras são geração de pessoa jurídica.

“A responsabilidade pelo recolhimento e encaminhamento do material para reciclagem é de responsabilidade exclusiva das construtoras e incorporadoras. Por meio da parceria e do trabalho da Rafa Resolve, atuamos com facilitadores para o correto descarte”, destaca a executiva.

Sobre o Prolata

A Prolata é uma associação sem fins lucrativos, criada em 2012, pela cadeia de valor dos fabricantes de latas de aço no Brasil. Iniciativa da Associação Brasileira de Embalagem de Aço (Abeaço) e coordenação e patrocínio em conjunto com a Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas (ABRAFATI) para o cumprimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), Lei no 12.305/10, e demais políticas públicas de âmbitos federal, estadual e municipal, o Prolata obtém recursos de seus associados e parceiros investidores, os quais são integralmente aplicados na manutenção e desenvolvimento de seus objetivos.

Site oficial: https://www.prolata.com.br/

Sobre o SindusCon-SP

O SindusCon-SP é a maior associação de empresas da indústria da construção na América Latina. Congrega 850 construtoras associadas e representa as cerca de 50 mil empresas de construção residencial, industrial, comercial, obras de infraestrutura e habitação popular, localizadas no Estado de São Paulo. Tem sede na capital paulista, e representações em nove regionais e uma delegacia nos principais municípios do Interior. A construção paulista representa 27,6% da construção brasileira, que por sua vez equivale a 4% do PIB brasileiro.

Site oficial: https://sindusconsp.com.br/

Crédito:
Imprensa | Abeaço – Associação Brasileira de Embalagem de Aço

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 3402 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL NOTÍCIAS é um canal exclusivo sobre ESG e Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos e Reciclagem, Saneamento, Energias Renováveis (Solar Eólica, Biogás e muito mais). Tudo sobre meio ambiente e tecnologias ambientais, cursos e eventos!