OPINIÃO DE ESPECIALISTA: Saneamento cuiabano, do propósito às conquistas

softelec
Foto: William Figueiredo, Diretor-Geral da Águas Cuiabá
Foto: William Figueiredo, Diretor-Geral da Águas Cuiabá

Imagem: Divulgação | Por William Figueiredo, Diretor-Geral da Águas Cuiabá para seção OPINIÃO DE ESPECIALISTA AMBIENTAL MERCANTIL

PRÊMIO INTERNACIONAL 2023

PRÊMIO INTERNACIONAL 2023

Ambiental Mercantil recebe prêmio de sustentabilidade ambiental 2023 pela renomada Build Magazine da Inglaterra

Dezembro de 2022 – Chega dezembro e, com ele, a hora de fazer o balanço do ano: analisar ganhos e perdas, verificar os mais diferentes indicadores e confirmar – ou ajustar – os planos elaborados para os próximos 12 meses. Mas, neste 2022 em especial, para podermos aferir adequadamente a performance do saneamento cuiabano, é importante olharmos um pouco mais atrás. Precisamente, de 2017 para cá. 

Honrosamente, faço parte do time da Águas Cuiabá, concessionária responsável pelo abastecimento de água tratada e esgotamento sanitário doméstico da capital mato-grossense desde 2019. O convite para lançarmos o olhar um pouco atrás vem, justamente, para podermos observar o quanto estes dois serviços essenciais evoluíram desde então. São cinco anos e meio de fortes investimentos, muito trabalho e significativos avanços.

E tudo começou com um propósito claro, que reside no DNA do Grupo Iguá: fazer o melhor saneamento para o Brasil!

Entregar serviços essenciais com excelência é possível a partir da combinação de várias forças, dentre as quais capacidade financeira, escolha de projetos sustentáveis customizados a cada região, expertise operacional e, sem dúvida alguma, compromisso com a comunidade.

Sim, saneamento de qualidade requer empatia.

O saneamento cuiabano recebeu importantes reconhecimentos este ano, a começar pelo Trata Brasil, ranking mundialmente respeitado. Na edição 2022, Cuiabá alcançou o posto de cidade brasileira com um dos maiores investimentos por habitante em água e esgoto. Também conquistou Troféu Ouro no Prêmio Nacional de Qualidade em Saneamento (PNQS), conhecido como o Oscar nacional do setor, na categoria “As Melhores em Gestão no Saneamento Ambiental”.

Sabemos que conquistas assim têm como condição fundamental a efetivação de aportes robustos – e Cuiabá já ultrapassou a marca dos R$ 900 milhões destinados à água e esgoto. Mas é importante considerarmos que a base dos avanços não é, necessariamente, financeira – é o propósito.

A clareza de objetivos faz com que as organizações busquem estratégias e soluções para performar suas entregas. É este o caminho que trilhamos, desde o início de nossas operações, em 2017.

É a clareza de objetivos – aprimorar e expandir os sistemas de saneamento de Cuiabá, melhorando a vida das pessoas e contribuindo com a conservação ambiental – que motiva os 600 colaboradores da concessionária a saírem de suas casas todos os dias para trabalhar no complexo serviço de saneamento básico.

Desafios, temos permanentemente, e nossa tarefa é superá-los, mantendo a qualidade e zelando pelo cumprimento de metas. Instalar redes de coleta de esgoto em áreas já consolidadas, por exemplo, é um deles. E temos conseguido relevantes vitórias: o município saltou de pouco mais de 50% de cobertura de esgoto para atuais 79%. Em 2024, atingiremos o histórico índice de 91%, com R$ 1,2 bilhão aplicados em abastecimento de água tratada e esgotamento sanitário. Seguiremos na dianteira do saneamento nacional, cumprindo metas federais quase uma década antes do prazo estabelecido pelo Marco Legal (Lei 14.026/2020).

Mais do que rankings e premiações, genuínas conquistas da população.

Quem opta por priorizar o saneamento básico, a exemplo da nossa querida e acolhedora cidade, está escolhendo mais saúde, qualidade de vida e conservação dos recursos naturais. Decisão benéfica ao presente, focada no futuro.

Sobre a Águas Cuiabá

Por meio de concessão plena, iniciada em 2012 e com validade de 38 anos, a concessionária assumiu os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário na capital mato-grossense em 2017. A empresa atende 605 mil pessoas e tem como objetivo universalizar o acesso da população à água de qualidade e à coleta e tratamento de esgoto. Pertencente ao Grupo Iguá, que está presente em 39 municípios brasileiros e alcança 7,1 milhões de pessoas com o compromisso de ser a melhor empresa de saneamento para o Brasil.

Site oficial: https://igua.com.br/cuiaba/
Rede Social: Facebook

Sobre a Iguá Saneamento

Companhia controlada pela IG4 Capital, a Iguá atua no gerenciamento e na operação de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário por meio de concessões e parcerias público-privadas. Uma das principais empresas do setor no país, está presente em 39 municípios de seis estados brasileiros – Alagoas, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo e Paraná – com 18 operações que beneficiam pouco mais de 7 milhões de pessoas. Signatária da Rede Brasil do Pacto Global (iniciativa da Organização das Nações Unidas), a companhia aderiu aos movimentos +Água, Elas Lideram 2030 e Net Zero do programa Ambição 2030, além de se comprometer publicamente, junto ao Science Based Target initiative (SBTi), com a redução das emissões de carbono até 2030. Também assumiu o compromisso empresarial brasileiro para a biodiversidade, do CEBDS em parceria com o wbcsd. Recebeu pela Climate Bonds Initiative (CBI) a certificação do primeiro título verde da América Latina para infraestrutura hídrica. Em 2022, entrou no ranking das 150 empresas mais inovadoras do Brasil de acordo com o Valor Inovação Brasil, e pelo segundo ano consecutivo esteve posicionada no primeiro quartil no ranking internacional do GRESB Assessment. E, em 2022 foi eleita, pelo sexto ano consecutivo, uma ótima empresa para se trabalhar pela consultoria Great Place to Work (GPTW).

Site oficial: https://www.igua.com.br
Redes Sociais: Linkedin | Facebook | Instagram | Youtube

Crédito:
Imprensa

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 4894 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!