PDF PARA BAIXAR: Nota Técnica elaborada pela EPE recomenda reforços entre São Paulo e Minas Gerais para aumentar a confiabilidade operativa do sistema elétrico

A nota técnica EPE-DEE-NT-005-2021-rev0 recomenda reforços na região da fronteira entre os estados de São Paulo e Minas Gerais, que vão proporcionar o aumento da confiabilidade e flexibilidade operativa do sistema elétrico, principalmente em cenários de elevada importação de potência pela região Sudeste.

Tais reforços consistem na conexão de três compensadores síncronos, com capacidade de -180/300Mvar, cada unidade, na subestação de Estreito, no nível de tensão em 500kV.

BENEFÍCIOS LOCAIS

Essa recomendação traz inúmeros benefícios locais, como:
a) suporte ao controle de tensão local e na vizinhança, em pontos estratégicos da malha de 500kV da região São Paulo, tanto em cenários de carga média e pesada, quanto em cenários de carga leve e mínima;
b) melhor aproveitamento da capacidade de sobrecarga de curta-duração do bipolo Xingu-Estreito, em situações de contingência de grandes blocos de transmissão, contribuindo para assegurar a estabilidade do sistema;
c) elevação da potência de curto-circuito local, reduzindo possíveis interações com outros elos em corrente contínua e mitigando os efeitos das falhas de comutação após a ocorrência de eventos remotos, proporcionando, por exemplo, a recuperação mais rápida da potência transmitida.

BENEFÍCIOS SISTÊMICOS

Inúmeros benefícios sistêmicos também são proporcionados pela recomendação dessa compensação síncrona, tais como:
a) melhor amortecimento de tensão das barras de interligação CA durante perturbações;
b) melhor desempenho de todos os elos CCAT conectados na região Sudeste; c) aumento marginal da capacidade de exportação do subsistema Norte/Nordeste para o subsistema Sudeste/Centro-Oeste.

A implantação dos referidos equipamentos fortalece a rede de transmissão receptora dos bipolos em corrente contínua na região Sudeste e fornece flexibilidade para sua operação em cenários críticos, caracterizados por baixa disponibilidade de máquinas síncronas em operação, indisponibilidade de equipamentos em manutenção, dentre outras incertezas, cujo impacto pode ser mitigado com a presença de uma rede elétrica robusta e resiliente a defeitos.

Esse reforço complementa a expansão estrutural da rede proporcionado pelas interligações regionais, contribuindo para maximizar seus benefícios.

Há expectativa de que os equipamentos recomendados sejam incluídos no leilão de transmissão de dezembro de 2021, permitindo que os ganhos de confiabilidade sejam incorporados ao sistema elétrico, ainda no horizonte de médio prazo.

Crédito:
Empresa de Pesquisa Energética

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 1021 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL NOTÍCIAS é um canal que promove o meio ambiente, através da promoção de tecnologias ambientais e inovações, produtos e serviços de sustentabilidade, nacionais e internacionais.