Você sabe qual é a origem da amônia no chorume?

Por Marcelo Soares Viegas, Supervisor operacional no Brasil da LTM Brasil

A alta concentração de nitrogênio amoniacal presente no chorume provém do nitrogênio presente nos resíduos orgânicos.

Exemplos deste nitrogênio existente na matéria orgânica são a uréia, proteínas ou aminoácidos, todos eles degradados dentro da massa de resíduos da terra. Os microrganismos que decompõem a matéria orgânica realizam um processo chamado amonificação:

(putefração da matéria orgânica)

A cada determinada região corresponderá a determinado níveis de nitrogênio, pois deve-se considerar o tipo de alimento descartado, tipos de atividades econômicas de cada lugar do país. Um exemplo é um região que concentra muitos frigoríficos, acabam gerando muito nitrogênio.

As reações produzem amônia e hidróxidos, que se dissolvem na água contida da massa de resíduos descartados. Já o dióxido de carbono é parcialmente dissolvido na água.

Como resultado, o chorume gerado é alcalino, tem um alto conteúdo de alcalinidade e o nitrogênio permanece como amônia.

O nitrogênio pode ser encontrado em várias formas, tanto em águas naturais como em águas residuais ou em chorume. O nitrogênio total (TN), que é a soma do nitrogênio orgânico e inorgânico, é usado como parâmetro de medição.

Nitrogênio inorgânico é a soma de Nitrogênio-Amoníaco NH4-N; Nitrogênio-Nitrito NO2-N e Nitrogênio-Nitrato NO3-N. O nitrogênio orgânico é a soma dos compostos orgânicos e dos produtos de decomposição.

Este nitrogênio em pequenas quantidades pode ser um bom nutriente celular, porém em altas concentrações acarreta em prejuízos enormes a ambiente onde o mesmo é lançado.

Existe diversos tipos de tratamentos para remoção do nitrogênio como para qual parâmetro ele pode ser lançado!

::: Eliminação biológica
::: Fisico química
::: Ozônio
::: Nanobolhas
::: Torres de striping

Sem dúvida, consideramos como melhor rota tecnológica, mais eficiente e segura por separação, por membranas de OSMOSE REVERSA, pois esta tem a capacidade de reter 99,9% do nitrogênio amoniacal na forma líquida.



O nitrogênio é um nutriente celular e os microrganismos que produzem a purificação orgânica do chorume, assimilam o nitrogênio amoniacal para incorporá-lo à massa celular.

Os tratamentos com membrana consistem na separação de contaminantes em suspensão e/ou solução presentes em um líquido, utilizando superfícies permeáveis ou semipermeáveis. O limite de separação da membrana é determinado pelo processo de corte, que se relaciona basicamente com o peso molecular das substâncias contaminantes e a pressão que elas suportam no processo de passagem pela membrana.

Dependendo do tamanho das partículas retidas, os processos são chamados microfiltração, ultrafiltração, nanofiltração ou osmose reversa.

No tratamento de osmose reversa para remoção de contaminantes é necessário fornecer uma pressão ao sistema superior à pressão osmótica do líquido a ser tratado.

Quanto maior a diferença entre a pressão aplicada e a pressão osmótica, maior o volume de água que passa através da membrana.

As membranas de osmose reversa, são capazes de reter íons monovalentes, além de íons polivalentes, matéria orgânica, vírus, bactérias e ovos de nematódeos. A capacidade de retenção de contaminantes das membranas utilizadas pela LTM Brasil está contemplada na tabela anexa.

O chorume é ajustado a um valor de pH antes de ser introduzido no sistema de tratamento, o que minimiza a geração de incrustações nas membranas, deslocando o equilíbrio químico CO3-2/HCO3-/CO2 para a formação do dióxido, que é liberado como um gás.

O nitrogênio amoniacal é eliminado 99,9% na forma líquida, ficando retido nas membranas especialmente desenvolvidas para tratar o chorume, e o que fica de restante passa o líquido que chamamos de permeado por uma outra torre de desgaseificação efetuando uma corrente cruzada.

O permeado extraído do chorume, podera ser reutilizado para diversas atividades, até mesmo ser lançado aos lençóis freáticos de forma segura ao meio ambiente.

SOBRE O AUTOR, COLABORADOR DO NOSSO CANAL DE NOTÍCIAS:

MARCELO VIEGAS SOARES
Supervisor operacional no
Brasil da LTM BRASIL
Contato:
(71) 3342-3333
comercial@ltmbrasil.com.br
https://www.ltmbrasil.com.br/
ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 1332 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL NOTÍCIAS é um canal que promove o meio ambiente, através da promoção de tecnologias ambientais e inovações, produtos e serviços de sustentabilidade, nacionais e internacionais.