Fundação Florestal adquire 29 estações microclimáticas digitais para suas unidades de conservação e áreas protegidas

softelec
A Fundação Florestal anuncia a compra de 29 estações microclimáticas digitais para suas Unidades de Conservação.
A Fundação Florestal anuncia a compra de 29 estações microclimáticas digitais para suas Unidades de Conservação.

Imagem: Divulgação | Aquisições dos equipamentos ocorreram com recursos próprios da instituição

A agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, tem na sua Meta 13 a Ação Contra a Mudança Global do Clima.

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Com foco no estado de São Paulo, o monitoramento do clima de forma sistemática trará importantes contribuições nas estratégias e planejamento das emergências climáticas.

Por isso, a Fundação Florestal anuncia a compra de 29 estações microclimáticas digitais para suas Unidades de Conservação e outras áreas protegidas de São Paulo, que possibilitarão extrair e compartilhar os dados com diversas entidades e parceiros.

Dentre as UCs que receberão os equipamentos estão: EEc Jataí, PE Cantareira, PE Juquery, FE Edmundo Navarro de Andrade, PE Morro do Diabo e o mosaico de Unidades de Conservação da Juréia-Itatins.

A Fundação Florestal, por meio do Programa de Monitoramento de Biodiversidade, poderá gerar informações em escala local para as unidades de conservação, que irão servir de subsídio para, junto com o monitoramento de biodiversidade, acompanhar possíveis impactos decorrentes das mudanças climáticas nos grupos alvos, como mamíferos de grande porte, primatas e borboletas.

Segundo Edson Montilha, gerente da Fundação Florestal, os equipamentos ajudarão também nas atividades de pesquisa, com o compartilhamento dos dados com o IPA – Instituto de Pesquisas Ambientais/Sima e outras instituições.

“A aplicação do monitoramento climático, é extremamente importante para termos um mapeamento do comportamento de insetos polinizadores, seus padrões de dispersão e uso dos recursos da vegetação. Poderemos, ainda, identificar como esses padrões microclimáticos influenciam alguns distúrbios e estresses sobre a biodiversidade”, explica.

Crédito:
Imprensa | Fundação para a Conservação e a Produção Florestal do Estado de São Paulo

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5046 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!