Imagem: Divulgação | ©Ambiental Mercantil Munique, Alemanha.
Julho de 2016 – A primeira IFAT começou em 1966 com 147 expositores e 10.200 visitantes. Após 50 anos, 3.097 expositores, aproximadamente 138.000 visitantes de mais de 170 países! Mais uma vez, uma das características marcantes da feira líder mundial para Águas, Resíduos e Gestão de Matérias-primas foi do mais alto nível de participação internacional. O Brasil recebeu vários empresários do setor e entidades de todo o Brasil. Dentre eles, a ABRELPE, a TECPAR, representantes do governo do Paraná, Rio Grande do Sul, PUC Rio Grande do Sul, etc.
Stefan Rummel, Diretor da Messe München está sem palavras com o que aconteceu neste ano:
“O feedback de todos participantes foi esmagador. Tivemos um novo aumento nos números de expositores e visitantes. A participação geral de todos é a prova mais impressionante de como, há cinquenta anos a IFAT tem moldado o desenvolvimento do setor de tecnologia ambiental.”
Feira internacional com impacto global
Depois da Alemanha, os dez principais países de origem entre os visitantes foram: Áustria, Itália, Suíça, China, República Checa, Holanda, Espanha, Polónia, Dinamarca e Turquia. Forte crescimento no lado do visitante foi notada a partir de Austrália, China, Israel, Itália e Singapura. A proporção total de visitantes de fora da Alemanha foi de 47%.
AMBIENTAL MERCANTIL
Simone Horvatin, fundadora da Ambiental Mercantil, relata sua participação:
“Foi uma grande satisfação ter sido parceira de divulgação da IFAT, sem ter de deixar de lado a missão das minhas empresas, que é a busca por tecnologias ambientais inovativas para o Brasil. A IFAT foi e é, sem dúvidas, a feira ambiental mais completa e global!”
Contemar Ambiental
Marcio Welsh e Rene Gallep, Diretores https://contemar.com.br:
”A feira foi uma excelente oportunidade de intercâmbio entre os diversos mercados globais, constatando que o Brasil está preparado para receber as melhores soluções praticadas, como a Contenerização e a Coleta Mecanizada”
Um total de 3.097 expositores (sendo 1.695 empresas da Alemanha e 1.402 de outros 59 países), apresentaram suas inovações e novidades para o setor de tecnologia ambiental em 230.000 metros quadrados de espaço de exposição. A proporção de expositores de fora da Alemanha foi maior já registrada, 45%!
Quantidade e Qualidade
A qualidade dos profissionais que visitaram a IFAT2016 foi superior, como confirma Ferdinand Doppstadt, Diretor da Doppstadt:
Plataforma de inovações, a atração especial da IFAT foi que novas empresas expositoras puderam apresentar-se nesta plataforma de negócios suas inovações para o setor, pela primeira vez.
Dr.-Ing. Oliver Rong, Diretor de Tecnologia e Produção e Vice-CEO da Huber disse:
“IFAT 2016 excedeu significativamente as nossas expectativas em todas as áreas. Para o Grupo Huber, tanto nacional quanto internacional, esta feira é portanto a mais importante plataforma. Apresentamos nossos produtos e serviços inovadores, para demonstrar a nossa posição no mercado. IFAT é a feira mais importante para o Grupo Manitou, para apresentarmos nossas soluções para o negócio ambiental “.
PUC Rio Grande do Sul
Maria Elisabete Haase Mollmann, Assessora da Agência de Gestão Tenológica da PUC/Rio Grande do Sul, afirma:
“A feira é uma oportunidade excepcional de saber o estado da arte em tecnologias para o meio ambiente. Especialmente a presença de pequenas e médias empresas com produtos de baixo custo de operação, volume de investimentos moderados, fácil manutenção e principalmente já com treinamento de técnicos locais desde o inicio, os torna extremamente apropriados para o mercado brasileiro. Como universidade inovadora a PUCRS espera desenvolver e adaptar várias destas tecnologias no Brasil.”
SIGMA Tratamento de Águas
Ludovico Paschoalin Filho, Diretor https://www.sigma.ind.br
“Pelo tamanho e relevância mundial, a IFAT atrai uma grande quantidade de empresas que desenvolvem novas tecnologias. Foi uma excelente oportunidade para atualização técnica e indicação de tendências que irão gerar o foco para as nossas atividades no Brasil.”
IMC SASTE
Sergio Salomão , Presidente https://www.imcsaste.com.br, relata:
“Simplesmente inimaginável o desenvolvimento da Engenharia. Soluções onde antes só haviam problemas. Cada vez mais o homem se supera.”
Evento reune todos os setores ambientais
Além disso, a IFAT voltou a apresentar-se não apenas como a feira de tecnologias ambientais número um do mundo, que serve para o ponto de encontro dos setores envolvidos, mas também como o principal evento para realizar negócios. Jens Pulczynski, Diretor da Alfa Laval Mid Europe confirmou:
“Este ano, fomos capazes de atingir os nossos objetivos, acima das expectativas, em apenas três dias. Nós ficamos muito impressionados com o interesse por parte dos visitantes e a intensidade das negociações!”
Outra expositor também satisfeito com a feira foi Rick Koks, CEO do Grupo Koks:
“Nosso estande atraiu grande atenção de visitantes de diferentes países. Não só clientes, revendedores e fornecedores existentes encontraram o caminho para o nosso estande, mas também muitos novos contatos!”
Imprensa