ABES Conecta: webinar explica os cuidados com resíduos domésticos de pessoas contaminadas por coronavírus

softelec

Por Murillo Campos

Publicidade
Publicidade
STADLER

Promovido pela ABES Seção São Paulo, evento online reuniu diversos especialistas para tratar sobre o manejo e descarte adequado de resíduos domiciliares em tempos de covid-19.

O manejo de resíduos produzidos por pessoas com coronavírus, assim como o descarte dos resíduos gerados nas residências onde há infectados, exige diversos cuidados para evitar a proliferação do vírus. Por isso, a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES), por meio da Seção São Paulo, promoveu nesta sexta-feira, 22 de maio, painéis com diversos especialistas para explicar como deve ser feito o descarte adequado de resíduos domiciliares em tempos de pandemia. O evento faz parte do programa ABES Conecta, que chegou à marca de 25 mil visualizações, com a transmissão de hoje (assista aqui ao webinar).

Com mediação geral de Roseane Souza, coordenadora da Câmara Técnica de Resíduos Sólidos da ABES-SP e diretora da entidade, o webinar foi realizado em dois painéis.

O primeiro abordou a classificação de risco do vírus, modo de transmissão, notificação e testagem da covid-19.

As palestras foram de Ana Freitas Ribeiro, médica sanitarista do Instituto de Infectologia Emílio Ribas e Mário Russo, coordenador do Instituto Politécnico de Viana do Castelo e especialista em engenharia sanitária. A mediação desta discussão foi feita por Telma Nery, do Comitê Executivo do Capítulo Latino Americano e Caribe da International Society for Environmental Epidemiology (ISEE).

Já o segundo painel apresentou orientações para gestão e descarte dos resíduos domiciliares de pessoas com suspeita ou contaminadas pelo novo coronavírus.

Entre algumas recomendações, estão o uso de dois sacos para acondicionar o resíduo, não esquecer de fechá-lo bem e identificá-lo como lixo contaminante. O intuito é preservar a segurança tanto dos responsáveis pela coleta, quanto dos moradores.

Participaram desse debate Gizele Leal, do Conselho Regional de Farmácia do Estado de Minas Gerais (CRF-MG); Angela Maria Takayanagui, da ABES e da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (USP) Ribeirão Preto; Karina Leite, da Secretaria Municipal da Saúde de Ribeirão Preto – SP; Andria Carneiro Vieira, da Subsecretaria de Vigilância à Saúde (SVS) do Distrito Federal; Cláudia Lins Lima, da Confederação Nacional dos Municípios (CNM); João Gianesi Netto, da Associação Brasileira de Resíduos Sólidos e Limpeza Pública (ABLP); A mediação foi feita por Juan Carlos Ligos, da Sincofarma.

Ao fim, Cláudio Guerreiro, gerente de Normalização Nacional da ABNT, revelou que a entidade prepara um guia de práticas recomendadas para gestão desses resíduos domiciliares.

“Nós entendemos que, em vista de toda celeridade que o tema necessita, a gente tinha que desenvolver uma prática recomendada para ser publicada o mais rápido possível”, disse Guerreiro, que prevê a divulgação da cartilha em até 30 dias.

“Vamos trazer para a sociedade um novo documento orientativo que auxilie e traga todas as boas práticas necessárias para auxiliar o público em geral nesse momento de combate à disseminação do Sars-Cov-2”, completou.

A transmissão online é mais uma do programa ABES Conecta, responsável por disponibilizar conteúdo qualificado em webinares gratuitos e cursos pagos, com os temas mais relevantes do setor de saneamento. Acompanhe nossa programação e participe dos nossos próximos eventos online.

As opiniões emitidas neste evento não exprimem, necessariamente, a visão da ABES. Para este evento não serão emitidos certificados.

Crédito: ABES

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
About Ambiental Mercantil Notícias 5811 Articles
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!