Acordo Ambiental São Paulo foi ampliado no “Dia da Terra”

softelec
Acordo Ambiental São Paulo é ampliado no “Dia da Terra

Imagem: Site SDR São Paulo | Secretarias estaduais de Relações Internacionais, Desenvolvimento Regional e Infraestrutura e Meio Ambiente, além da Cetesb, anunciam novas frentes de adesão ao acordo

Publicidade
Publicidade
CITER 2024 Piauí

Após um ano da implantação do Acordo Ambiental São Paulo, as Secretarias de Relações Internacionais, Desenvolvimento Regional, Infraestrutura e Meio Ambiente e a CETESB – Companhia Ambiental do Estado de São Paulo anunciaram dia (22/04), data em que é comemorado o Dia da Terra (“Earth Day”), que os municípios do Estado e organizações internacionais também poderão se engajar no movimento.

O Acordo Ambiental São Paulo é uma ação voluntária em que empresas e associações empresariais assumem o compromisso de reduzir a emissão de gases de efeito estufa, para apoiar o esforço internacional de contenção do aquecimento global nos próximos 10 anos, associando-se ao Governo do Estado de São Paulo no esforço de reduzir emissões, meta central do Acordo de Paris.

Até o momento, o pacto paulista conta com 203 adesões, sendo que a partir de agora, o poder local – as Prefeituras – poderão acionar empresas e indústrias localizadas em seu território para que também participem. Além disso, organizações internacionais serão igualmente convidadas a acompanhar de perto os resultados que a câmara técnica de mudanças climáticas determina.

Para o Secretário de Relações Internacionais do Governo do Estado, Julio Serson, a ampliação é uma boa oportunidade para mostrarmos aos parceiros internacionais o bom desempenho do Acordo no estado.

“Essa nova fase do Acordo Ambiental São Paulo é um marco da iniciativa, pois envolverá novos atores para contribuírem com a proteção do meio ambiente, ampliando os bons resultados que temos obtido em São Paulo”, afirma o Secretário.

O titular da Pasta de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido, ressalta que

“a iniciativa demonstra, mais uma vez, que São Paulo está na vanguarda do desenvolvimento sustentável e comprometido com a agenda internacional para reduzir a emissão de poluentes, como parte das ações para mitigar os efeitos das mudanças climáticas”.

Já para o Secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, esta é mais uma ação positiva da pauta ambiental do Estado de São Paulo.

“Criamos dois programas de desenvolvimento regional, o Vale do Futuro e o Pontal 2030, com propostas de incentivo a boas práticas ambientais, e criamos o novo ICMS Ambiental, que irá direcionar mais de R$ 5 bilhões, ao longo dos próximos dez anos, aos municípios que se empenham na preservação ambiental e na adoção de ações voltadas ao desenvolvimento sustentável”, afirmou Vinholi.

Para Patrícia Iglecias, diretora – presidente da CETESB,

“O Governo de São Paulo, com a expansão do Acordo Ambiental, demostra a convergência com as políticas climáticas internacionais, articuladas pela Organização das Nações Unidas, sustentadas por uma rede científica de pesquisadores, universidades, centros de referência, que representam a melhor ciência disponível atualmente. Ressalta ainda o protagonismo do estado nessa agenda e a capacidade de diálogo com muitos setores da economia e sociedade paulistas para desencadear ações comuns.”

Crédito:
Imprensa | CETESB

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5100 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!