ARTIGOS E NOTÍCIAS SOBRE: PANTANAL

O Pantanal, maior área alagada tropical do mundo, destaca-se por sua biodiversidade única e singular. Este bioma, situado principalmente no Brasil, abrange parte do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Com uma área de aproximadamente 150.000 km², é vital para a preservação ecológica. Suas planícies alagadas sustentam uma rica variedade de fauna, incluindo aves, mamíferos e peixes. No entanto, enfrenta desafios como o desmatamento, incêndios e as mudanças climáticas. A preservação do Pantanal é fundamental para proteger sua biodiversidade única, garantir a sustentabilidade e promover a coexistência equilibrada entre a natureza, os animais e as atividades humanas.

A mostra “Água Pantanal Fogo” reúne 80 imagens sob a curadoria de Eder Chiodetto que revelam, nas dependências do Instituto Tomie Ohtake. Eles farão parte da mostra “Água Pantanal Fogo” que contemplará 80 obras no total e ficará em cartaz de 7/3 a 12/05 no Instituto Tomie Ohtake. A mostra tem patrocínio do Itaú e da CSN.

LEIA MAIS

O BNDES e a Petrobras anunciaram dia (9/12) o lançamento de edital no valor de R$42 milhões para ações de reflorestamento no Pantanal e no Cerrado. A novidade foi divulgada com exclusividade durante painel sobre bioeconomia promovido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) na COP28, em Dubai. O edital é uma parceria com o Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio) e vai viabilizar recursos para desenvolvimento de até nove projetos voltados para a restauração de florestas nesses dois importantes biomas que, juntos, ocupam cerca de 2 milhões de km2.

LEIA MAIS

Até outubro deste ano as brigadas foram responsáveis pela diminuição em 94,5% de área queimada em suas locações, com redução de 96,2% dos focos de calor. Esses números podem se tornar ainda mais expressivos com a expansão planejada. Para isso, cada doação contribuirá diretamente para cobrir custos de logística e operação dos brigadistas, que enfrentam riscos diários para proteger fauna, flora e o equilíbrio ecológico do Pantanal.

LEIA MAIS

a ISA CTEEP, líder em transmissão de energia no Brasil, anuncia uma nova parceria com o Instituto Homem Pantaneiro (IHP) para o mapeamento das áreas florestais no Pantanal, com potencial para o desenvolvimento de novos projetos de preservação e recuperação para a geração de créditos de carbono. Esses créditos são instrumentos de incentivo à preservação, desenvolvidos no âmbito da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (UNFCCC) para recompensar financeiramente áreas por seus resultados de redução de emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE). Foco é ampliar o Programa Conexão Jaguar com a viabilização de projetos de preservação e recuperação florestal.

LEIA MAIS

A ferramenta se vale de satélites da Nasa (Administração Nacional Aeronáutica e Espacial, em tradução livre) e sensores terrestres, que são combinados com dados que incluem histórico de focos de calor registrados, qualidade da vegetação, características do terreno, infraestruturas existentes e detecção de ações preventivas adotadas nos diferentes locais de rastreamento.

LEIA MAIS

A pecuária tradicional do Pantanal tem um importante papel para a conservação da biodiversidade da região, no entanto, novos comportamentos de uso da terra e empreendimentos ameaçam uma relação de equilíbrio já estabelecida no bioma. A conclusão é do artigo inédito, recém-publicado na revista Conservation Science and Practice, com participação de dois pesquisadores do IPÊ – Instituto de Pesquisas Ecológicas, Rafael Morais Chiaravalloti, primeiro autor do artigo, e André Restel. 

LEIA MAIS

A série documental “Mato Grosso do Sul: Expoente do Ecoturismo para o Mundo” chega ao fim com o lançamento do quarto e último episódio, intitulado “Serra do Amolar”. Disponível gratuitamente no canal do LPM no YouTube , este episódio promete cativar os espectadores com a beleza e importância da Serra do Amolar, um ícone do Alto Pantanal que é considerado patrimônio natural da humanidade e Reserva da Biosfera Mundial.

LEIA MAIS

De acordo com as modelagens realizadas pelos pesquisadores, a melhoria da qualidade da água começaria a ser percebida após ações sustentáveis como a restauração nas margens de rios e nascentes, conservação do solo, adoção de melhores práticas agrícolas e construção de curvas de nível para aumento da infiltração da água da chuva e redução da erosão do solo.

LEIA MAIS

Algumas propriedades no entorno dos municípios não respeitam a proteção legal às matas ciliares, que margeiam os rios, o que vem ocasionando o assoreamento desses corpos d’água. O principal dano ao turismo em Bonito é o aumento da turbidez das águas dos rios, que crescentemente leva ao cancelamento de passeios de flutuação com esnórquel para a visualização da fauna aquática, afirma José Sabino em depoimento ao Conselho Regional de Biologia da 1ª Região (CRBio-01).

LEIA MAIS

Na comemoração do Dia Mundial da Água em 2023, o SOS Pantanal, uma das instituições decisivas para a preservação do bioma sul-mato-grossense, com especial atuação no combate às queimadas e na promoção de advocacy para políticas públicas, anuncia um novo programa, desta vez voltado para o monitoramento da qualidade dos recursos hídricos, o programa Águas do Pantanal.

LEIA MAIS