Energia solar 24 horas por dia já é realidade para consumidor residencial

softelec

Imagem: Divulgação/Fronius – Soluções fotovoltaicas com inversor híbrido com bateria garante energia gerada por sol de dia e noite | O sistema fotovoltaico com inversor híbrido, como o Fronius GEN 24, permite armazenar eletricidade em bateria

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Agosto de 2022 – A demanda por sistema de energia solar vem crescendo a passos largos no Brasil. Só nos últimos seis meses, a potência instalada de geração distribuída saltou dos 13,7mil MW para 16,4mil MW, um avanço de cerca de 20%.

Com a nova regulamentação, as soluções fotovoltaicas com inversores híbridos prometem atrair ainda mais a atenção dos consumidores que querem produzir a sua própria energia a partir da luz solar de dia e de noite.

Em vigor desde maio deste ano, a Portaria nº 140/2022 do Inmetro regulamenta os requisitos técnicos de qualidade, avaliação de conformidade e a comercialização de inversores híbridos. Os equipamentos deverão ter Etiqueta Nacional de Conservação de Energia atestando a segurança do produto para o usuário e desempenho do produto.

“As novas regras garantem maior confiabilidade aos consumidores e um mercado mais justo, uma vez que os produtos são submetidos a rigorosos testes de qualidade e desempenho, trazendo segurança aos consumidores finais que não têm muita familiaridade com este tipo de equipamento”, afirma Ariel Martins da Fronius do Brasil.

O inversor fotovoltaico híbrido, como o Fronius GEN 24, pode operar tanto no modo on grid (quando a eletricidade excedente gerada pelos módulos solares é lançada na rede elétrica revertendo em crédito que é descontado na tarifa), quanto no formato off grid (em que a energia não consumida pode ser armazenada em bateria de lítio).

Modelo Fronius Primo GEN 24 Plus: inversor híbrido com sistema de armazenamento para uso residencial
Crédito: Divulgação/Fronius

Quase 100% de autossuficiência energética

O sistema fotovoltaico híbrido é a melhor opção para consumidores que vivem em locais isolados, que sofrem com constantes intermitências da rede ou buscam reduzir ao máximo as despesas com a conta de luz.

No caso de usuários residenciais, a instalação da solução híbrida de energia solar proporciona quase 100% de autossuficiência energética, reduzindo significativamente a conta de luz. É possível utilizar 90% da energia gerada pelo sistema fotovoltaico devido ao sistema de armazenamento de energia (baterias), que é acionado à noite e quando há pouca incidência de raios ultravioletas.

O projeto do sistema híbrido, utilizando o inversor Fronius GEN24 Plus da Fronius, ainda oferece dois recursos de fornecimento de energia de emergência extra.

O PV Point, uma tomada para cargas monofásicas de até 3kW, que fornece eletricidade em caso de falha na rede de energia e, permite o carregamento de pequenos dispositivos como smartphone e laptop. O segundo recurso, chamado de Full Backup, mantém o abastecimento de energia para toda a casa quando há queda de energia da rede.

E para usar a energia gerada com máxima eficiência, o sistema conta com a ferramenta de monitoramento Solar.web da Fronius, que permite identificar e otimizar os pontos de maior consumo de eletricidade, gerenciando o fornecimento de energia proveniente do sol ou fornecida pela bateria, priorizando a energia com maior disponibilidade no momento, para alimentar a máquina de lavar roupa, lava louça e outros eletrodomésticos de maior potência, evitando a necessidade de utilizar energia adicional da rede pública.

“O sistema fotovoltaico e de armazenamento foi adaptado para as necessidades de uma família, mas pode ser maximizado no futuro com instalação de módulos de armazenamento adicionais, caso haja um aumento no consumo com a compra de um carro elétrico, por exemplo”, conclui Ariel Martins.

Sobre a Fronius do Brasil

Há mais de 20 anos atuando no mercado brasileiro, a Fronius do Brasil é composta de três unidades de negócios: Energia Solar; Tecnologia de Soldagem e Carregadores de Baterias para todos os tipos de veículos e para centros de distribuição. A Fronius foi fundada na Áustria em 1945 e hoje é reconhecida como líder em inovação e tecnologia ao redor do mundo. No Brasil, está localizada em São Bernardo do Campo (SP), onde conta com uma equipe de mais de 100 profissionais, além de mais de 30 representantes comerciais e distribuidores em todo território nacional. Em 2021, a filial brasileira recebeu, pelo segundo ano consecutivo, o selo da consultoria internacional Great Place to Work (GPTW) e a certificação de excelente empresa para trabalhar no ranking Melhores Empresas para Trabalhar GPTW. Saiba mais no site da empresa.

Site oficial: https://www.fronius.com/pt-br/brasil

Solar Energy

Operando há 10 anos no Brasil, a terceira e mais jovem das três unidades de negócios da Fronius se dedica a soluções inovadoras para o mercado fotovoltaico, com produtos e serviços voltados para geração, armazenamento, distribuição e consumo de energia solar, que, combinados em um sistema holístico, abrem novas oportunidades para abraçar a transição energética. Por meio da força do sol, a Solar Energy Fronius trabalha para um futuro sustentável e livre de emissões, tornando o ambiente ainda mais habitável para as gerações futuras. Somos 24 horas de sol.

Crédito:
Imprensa | Fronius

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 4933 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!