Lei da Segurança das Barragens volta para aprovação do Senado

softelec

Foto: site Allonda Ambiental – Brumadinho: limpeza e dragagem de rio.

PRÊMIO INTERNACIONAL 2023

PRÊMIO INTERNACIONAL 2023

Ambiental Mercantil recebe prêmio de sustentabilidade ambiental 2023 pela renomada Build Magazine da Inglaterra

Tramitando há mais de um ano, PL propõe acabar com barragens, como as de Mariana e Brumadinho, até o fevereiro de 2022.

Aprovada pela Câmara, no final de junho, a chamada Lei de Segurança das Barragens (PL 550/2019) retornou ao Senado.

O projeto estabelece maior controle sobre as barragens e endurece penas em caso de crimes ambientais que causem morte. Entre outras medidas, também proíbe a construção de novas barragens pelo método de alteamento a montante – quando se forma uma espécie de escada cujos degraus são feitos a partir dos rejeitos da mineração.

Às existentes, será dado um prazo até fevereiro de 2022 para que sejam descaracterizadas. Entretanto, esse prazo pode ser prorrogado pela Agência Nacional de Mineração (ANM), caso seja constatada inviabilidade técnica para a execução do serviço nesse tempo.  

“As técnicas e tecnologias aplicadas para a descaracterização ou descomissionamento de uma barragem podem variar de acordo com as condições específicas de cada uma delas. Portanto, é preciso estuda-las isoladamente para que seja elaborado um projeto de engenharia totalmente customizado, a partir de uma avaliação rigorosa dos riscos que uma intervenção em sua estrutura pode oferecer e, assim, ser possível mitiga-los. Ou seja, em alguns casos, para que o trabalho seja realizado com total segurança, o prazo até fevereiro de 2022 pode ser realmente insuficiente”, diz Leo Cesar Melo, CEO da Allonda, empresa de engenharia responsável por projetos de remediação em Brumadinho e Rio Doce após o rompimento de barragens. 

É preciso levar em consideração, entre outros fatores, o tipo de construção da estrutura da barragem, o material contido no reservatório e a região que está o barramento, por exemplo. Melo ressalta que o principal desafio está, geralmente, na estabilidade da estrutura, já que o trabalho implica em vibrações e esforços extras que podem desestabilizar o maciço e promover sua ruptura.

“Projetos de descomissionamento precisam ser muito estudados. Apenas uma engenharia de ponta é capaz de executar essas obras com o menor risco possível, já que dependendo do material armazenado no reservatório e a forma de contenção utilizada, qualquer falha pode causar graves impactos ambientais, sociais e econômicos”, alerta o executivo. 

Se o texto do PL for aprovado pelo Senado, seguirá para sanção do presidente Jair Bolsonaro. 

Sobre a Allonda

A Allonda é uma empresa de engenharia com foco em soluções sustentáveis. Possui um time próprio de especialistas e mais de 500 projetos já executados, dentre eles remediação ambiental nos dois maiores acidentes ambientais brasileiros, causados pelo rompimento de barragens de mineração em Mariana (2015) e Brumadinho (2019), ambos em Minas Gerais.

Crédito:
Assessoria de Imprensa
Ex-Libris Comunicação Integrada

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 4894 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!