Ibama abre consulta pública para atualização da IN n° 15/2011

softelec

Imagem: Divulgação

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) abre consulta pública para revisão da Instrução Normativa (IN) nº 15, de 06 de dezembro de 2011, que visa estabelecer os procedimentos para a exportação de produtos e subprodutos madeireiros de espécies nativas oriundos de florestas naturais ou plantadas.

Os interessados poderão contribuir com o envio de comentários e sugestões sobre a norma até 21 de dezembro de 2021 por meio do preenchimento de formulário eletrônico.

Com a revisão da IN, pretende-se atualizar a documentação aduaneira e o sistema operacional para solicitação de autorização para exportação, corrigir o entendimento relacionado à obtenção de licença para o caso de espécies CITES e considerar as exigências relacionadas à implementação de mecanismos de rastreabilidade que permitam identificar todas as etapas da cadeia produtiva nos sistemas eletrônicos de controle de emissão de documentos de transporte – desde a floresta até a exportação.

O processo de revisão da norma, que está em discussão desde 2018, foi acelerado devido à decisão judicial de natureza cautelar que restabeleceu a exigência da autorização prevista no artigo 4º da Instrução Normativa para a todas as cargas de madeira nativa destinadas à exportação. Com isso, foi determinada ao Ibama a aplicação de todos os dispositivos da referida normativa que, por estar parcialmente obsoleta, mostrou-se inviável.

Mais informações

Serviço

Site oficial: https://www.gov.br/ibama/pt-br

Crédito:
Imprensa | Diretoria de Uso Sustentável da Biodiversidade e Florestas | Assessoria de Comunicação do Ibama

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5028 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!