GOVERNO DE SÃO PAULO E MADRI ASSINAM CARTA DE INTENÇÕES EM PROL DA BIODIVERSIDADE

Foto: Institucional | Imprensa | SIMA São Paulo

Resultados da parceria serão levados à COP 15 que será realizada em Kunming, na China, em 2021.

Na terça-feira (8), o secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA), Marcos Penido, recebeu o representante da Província de Madri, Espanha, Gustavo Paredes Prahl, para assinatura de uma Carta de Intenções visando atingir objetivos comuns entre as duas instituições, com foco em sustentabilidade, conservação dos recursos naturais e buscando identificar, juntos, projetos e ações potenciais que promovam o fortalecimento e aprimoramento da cooperação bilateral.

A Carta já havia sido assinada pela Secretária de Meio Ambiente Planejamento Territorial e Sustentabilidade da Comunidade Autônoma de Madri.

O evento de hoje é resultado de uma sequência de reuniões entre as partes, que possuem muitas identidades em comum.

“A assinatura representa um importante passo preparatório para a 15ª Edição da Conferência das Partes da Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB) – 15ª COP da Biodiversidade – que ocorrerá no segundo semestre de 2021 em Kunming, na China”, destacou o subsecretário de Meio Ambiente, Eduardo Trani.

Também representa um mapa de ações comuns, que pode se estender até 2030, com vistas a apoiar o atendimento aos ODS, à Década da Restauração de Ecossistemas da ONU e à implementação da própria CDB.

Em teleconferência realizada no mês passado, a Secretária de Meio Ambiente, Planejamento Territorial e Sustentabilidade da Comunidade Autônoma de Madri, Paloma Martín, destacou a importância da parceria, lembrando que São Paulo tem relevância nas ações e cuidados com a agenda ambiental, permitindo muitas possibilidades na troca de experiências. O Subsecretário Trani lembrou que a CDB, iniciada na Conferência Rio-92, permitiu grandes avanços na proteção da biodiversidade, notadamente com as Metas de Aichi que serão concluídas este ano. A parceria ajudará a preparar os próximos passos junto à CDB e para a COP 15, juntando a experiências das duas comunidades.

Para o secretário da SIMA, Marcos Penido, tais ações necessitam de integração, união e esforços conjuntos.

“As ações direcionadas ao clima e à biodiversidade não se restringem ao território, elas são globais. Um ato como este representa mais uma abertura de fronteiras que une o espírito de cidadania em prol da preservação da biodiversidade e atenção ao clima”, explicou.

Entre os projetos que merecerão atenção especial dos dois governos estão a parceria das regiões na implementação da CDB e o reforço da biodiversidade no desenvolvimento sustentável de cada um dos parceiros. O reforço do uso sustentável da biodiversidade como instrumento de conservação terá destaque na agenda, conforme ressalta a carta de intenções dos governos de São Paulo e o de Madri.

“Entendemos que os governos regionais em parceria têm o poder de fazer mudanças positivas. Madri e São Paulo possuem os PIBs mais importantes da Espanha e do Brasil. Reforçaremos nossa parceria e levaremos nossos conhecimentos às Nações Unidas, marcando a presença dos dois governos na COP 15”, finalizou o representante da Província de Madri, Gustavo Paredes Prahl.

O acordo foi assinado por meio da Assessoria Internacional da SIMA, coordenada por Jussara Carvalho.

Crédito:
SIMA Governo de São Paulo

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 1347 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL NOTÍCIAS é um canal que promove o meio ambiente, através da promoção de tecnologias ambientais e inovações, produtos e serviços de sustentabilidade, nacionais e internacionais.