Abeaço e Prolata participam da realização de evento com equipe de transição do Meio Ambiente

softelec
Seminário Desafios da Logística Reversa de embalagens em geral no Brasil.
Seminário Desafios da Logística Reversa de embalagens em geral no Brasil.

Imagem: Divulgação

  • O seminário Desafios da Logística Reversa de embalagens em geral no Brasil acontecerá dia 12 de dezembro, em Brasília.
Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Dezembro de 2022 – O evento irá discutir a implementação de um sistema eficiente e inclusivo para recuperação de embalagens no Brasil, com participação de todos os agentes envolvidos na cadeia: poder público, iniciativa privada e sociedade.

O setor de embalagens de aço foi o primeiro do País a assinar um termo de compromisso com Ministério do Meio Ambiente em torno da Política Nacional de Resíduos Sólidos, Lei  12.305/10, e a Prolata foi a primeira entidade gestora para logística reversa de embalagens reconhecida pelo Ministério do Meio Ambiente. Com isso, conseguiu implantar uma cadeia de reciclagem que reúne fabricantes, varejistas, consumidores, cooperativas de catadores e indústria siderúrgica para a revalorização das embalagens de aço usadas, uma vez que o aço é 100% e infinitamente reciclável.

A presidente executiva da Prolata e da Associação Brasileira de Embalagem de Aço (Abeaço), Thais Fagury, explica sobre a importância de trazer a logística reversa à tona.

“Vimos que a logística reversa ainda é, por vezes, um tema desconhecido para as pessoas, então precisamos partir do começo. O objetivo da Prolata é permitir que as latas de aço pós-consumo sejam descartadas de forma correta pelos consumidores e revalorizadas em siderúrgicas, transformando-as em novo aço infinitamente”, explica Thais.

Somente entre janeiro e setembro de 2022, a Prolata reciclou mais de 51 mil toneladas de latas de aço.

“Outro ponto é que nunca discutimos o tema em conjunto, trazendo todos os partícipes de Logística Reversa. A ideia do Seminário é justamente esta, ampliar o diálogo, incluir, trazer o que todos os setores já realizaram e propostas para o futuro.”

Serviço

Seminário Desafios da Logística Reversa de embalagens em geral no Brasil

  • 12 de dezembro de 2022, das 10h às 14h
  • ION Escritórios Eficientes – SGAN Q 601 BL H – Asa Norte, Brasília – DF
  • Para quem quiser participar do seminário, basta confirmar presença por meio do link: https://forms.gle/UHzDe9iMyRR8Aqdk7  

Sobre a Abeaço

Fundada em maio de 2003, a Associação Brasileira de Embalagem de Aço (Abeaço) foi criada com o objetivo de fortalecer a imagem da embalagem de aço, além de dar suporte técnico e mercadológico aos seus fabricantes. Sem fins lucrativos, a entidade investe e apoia iniciativas de gestão ambiental, sobretudo quando associadas a finalidade social, e aproxima os interesses de toda a cadeia produtiva.

A instituição soma esforços para fomentar pesquisas, desenvolver campanhas de esclarecimento, participar de eventos e divulgar as características das latas de aço. Hoje, a Associação reúne empresas do setor interagindo intensamente com entidades empresariais, fabricantes de embalagens, organizações ambientalistas e o governo.

Site oficial: Abeaço – Associação Brasileira de Embalagem de Aço (abeaco.org.br)

Sobre a Prolata

A Prolata é uma associação sem fins lucrativos, criada em 2012, pela cadeia de valor dos fabricantes de latas de aço no Brasil. Iniciativa da Associação Brasileira de Embalagem de Aço (Abeaço) e coordenação e patrocínio em conjunto com a Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas (ABRAFATI) para o cumprimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), Lei no 12.305/10, e demais políticas públicas de âmbitos federal, estadual e municipal, a Prolata obtém recursos de seus associados e parceiros investidores, os quais são integralmente aplicados na manutenção e desenvolvimento de seus objetivos.

Site oficial: https://www.prolata.com.br

Crédito:
Imprensa

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5045 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!