Turismo sustentável é tema de minissérie exibida nas redes sociais do Coral Vivo

softelec

Imagem: @eco360.imagery | Ação é uma das homenagens do projeto ao Mês do Meio Ambiente

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Está no ar uma minissérie produzida pelo Projeto Coral Vivo sobre turismo consciente e sustentável em Abrolhos, região localizada no sul da Bahia. A ação é uma homenagem ao Mês do Meio Ambiente e ao Dia Mundial do Oceano, e tem como inspiração as práticas dos agentes de turismo e monitores ambientais que atuam no Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, sensibilizando milhares de visitantes todos os anos.

Os quatro episódios trazem dicas para um turismo sustentável, contribuindo para a conservação do oceano. Entre os assuntos abordados estão detalhes de como é feita a separação e descarte do lixo nas cozinhas das embarcações; a forma correta de ancorar os barcos para não prejudicar os corais e como os profissionais de turismo contribuem para a conscientização de turistas e mergulhadores.

Os recifes de Abrolhos têm sua ecologia e biodiversidade estudadas pela Rede de Pesquisas do Projeto Coral Vivo que, este ano, se estabelece como um novo Ponto Focal de ações do Projeto. Na região, encontram-se os maiores e mais diversos recifes de coral do Atlântico Sul e, por isso, é de extrema relevância conservar este ambiente tão sensível. Os profissionais de turismo e os monitores ambientais do ICMBio são agentes fundamentais na conscientização dos milhares de visitantes que passam por essas águas tão especiais.

Assista aos vídeos da Minissérie

Vídeo: Turismo Consciente em Abrolhos – Compostagem
Vídeo: Turismo Consciente em Abrolhos – Substituindo copos descartáveis por canecas
Vídeo: Turismo Consciente em Abrolhos – Substituindo copos descartáveis por canecas
Vídeo: Turismo Consciente em Abrolhos – Atracando sem prejudicar os corais

Sobre o Projeto Coral Vivo

O Projeto Coral Vivo é patrocinado pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental e trabalha com pesquisa, educação, políticas públicas, comunicação e sensibilização para a conservação e a sustentabilidade socioambiental dos ambientes recifais e coralíneos do Brasil. Concebido no Museu Nacional/UFRJ, hoje é realizado por 14 universidades e institutos de pesquisa. Está vinculado ao Instituto Coral Vivo, que é o coordenador executivo do Plano de Ação Nacional para a Conservação dos Ambientes Coralíneos (PAN Corais). Esse documento de pactuação está sendo realizado com a coordenação geral do Cepsul/ICMBio.

Além disso, o Coral Vivo integra a Rede BIOMAR, junto com os projetos Albatroz, Baleia Jubarte, Golfinho Rotador, Meros do Brasil e Tamar. Patrocinados pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental, eles atuam de forma complementar na conservação da biodiversidade marinha do Brasil. As ações do Projeto Coral Vivo são viabilizadas também pelo copatrocínio do Arraial d’Ajuda Eco Parque.

O Coral Vivo também faz parte da Rede de Conservação das Águas da Guanabara e Entorno (REDAGUA), que reúne, igualmente, projetos patrocinados pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental. A rede tem como objetivo promover a conservação da biodiversidade, prestação de serviços ecossistêmicos, restauração ambiental, pesquisa, educação ambiental, inclusão social e comunicação na região da Baía de Guanabara e entorno, sendo constituída pelos Projetos Coral Vivo, Guapiaçu, Meros do Brasil e UÇÁ.

Mais informações: www.coralvivo.org.br.

Entenda melhor sobre a formação dos corais no canal do Youtube do Coral Vivo.

Crédito:
Imprensa | Projeto Coral Vivo

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5038 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!