A STADLER projeta e instala uma planta de classificação de embalagens de plástico leves de última geração para a TBM em Japão

softelec
Planta de Triagem de Resíduos da empresa TBM com aplicação tecnológica da STADLER, Japão.
Planta de Triagem de Resíduos da empresa TBM com aplicação tecnológica da STADLER, Japão.

Imagem: Divulgação

  • A STADLER projetou a instalação para classificar automaticamente embalagens plásticas leves e LIMEX, um material ecológico à base de calcário desenvolvido e produzido pela TBM. A fábrica fará parte de uma colaboração entre a TBM e a cidade de Yokosuka para promover a coleta e reciclagem de resíduos plásticos e LIMEX para toda a cidade e arredores. A TBM também planeja usar a usina para desenvolver um modelo pioneiro de reciclagem de recursos com o objetivo de contribuir para uma sociedade descarbonizada.
Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Altshausen (Alemanha), dezembro de 2022 – A TBM é uma empresa unicórnio japonesa fundada com a visão de “construir o passado para criar o futuro, com inovações para sustentar um ecossistema circular que dure séculos”. Pretende contribuir para uma sociedade descarbonizada através do desenvolvimento de novos materiais amigáveis ao meio ambiente e novos modelos de reciclagem de recursos.

O principal produto da TBM é um material sustentável revolucionário, o LIMEX. É uma alternativa eficaz ao plástico e ao papel que pode ser usado na produção de uma ampla variedade de produtos, como embalagens, recipientes para alimentos, sacolas de compras e filmes retroiluminados.

É feito principalmente de calcário, um recurso abundante, e tem uma pegada hídrica aproximadamente 97% menor que o papel e uma pegada de carbono até 40% menor que o plástico em termos de ciclo de vida (dependendo do tipo de plástico). Além disso, uma vez usado, pode ser reciclado para produzir novos materiais alternativos de plástico. Essas características renderam à LIMEX o Asia-Pacific Stevie Award 2017 na categoria de Inovação em Energia e Sustentabilidade.

Como parte de sua estratégia para acelerar o uso de produtos LIMEX e reduzir o consumo de recursos naturais, a TBM contratou a STADLER para projetar e instalar uma nova planta de classificação de última geração. A instalação utiliza as mais recentes tecnologias para separar LIMEX e embalagens leves de plástico, que são recicladas em pellets para uso na produção de embalagens.

Tecnologia de ponta e pensamento inovador em um design feito sob medida

Foto: Planta de Triagem de Resíduos da empresa TBM com aplicação tecnológica da STADLER, Japão.

A central de triagem recebe fardos de embalagens leves de materiais plásticos e LIMEX, e os classifica em metais, PP, PE, PS, PET e plásticos mistos para CDR, fração 2D e finos. Os materiais de saída classificados são armazenados em depósitos, e os materiais 3Ds PP, PE, PS, PET e plásticos mistos para CDR são posteriormente alimentados em uma prensa de enfardamento.

A fábrica utiliza as tecnologias mais recentes para alcançar a alta qualidade necessária para reciclar os produtos de saída. Isso inclui o separador balístico em dois níveis da STADLER, transportadores de alta velocidade de 2,9 metros de largura e sistema de baias de armazenamento, bem como 5 classificadores ópticos automatizados de infravermelho próximo (NIR).

Devido às características particulares dos materiais selecionados e às limitações de espaço no edifício que abriga a fábrica, o projeto exigiu o pensamento inovador pelo qual a STADLER é conhecida.

Foto: Planta de Triagem de Resíduos da empresa TBM com aplicação tecnológica da STADLER, Japão.
Foto: Planta de Triagem de Resíduos da empresa TBM com aplicação tecnológica da STADLER, Japão.

“O material plástico que processamos na fábrica é extremamente leve”, explica Ursina Mutzner, Vendas Internacionais da STADLER.

“Quando realizamos testes com materiais semelhantes em nosso Centro de Testes na Alemanha, vimos que as pás no separador balístico de dois andares precisavam ser inclinadas mais do que o máximo de 25 graus para o qual a máquina foi projetada. Assim, quando projetamos a planta, decidimos colocar o separador balístico em uma estrutura de aço levemente inclinada para obter a inclinação das pás necessária para garantir a melhor qualidade de triagem.”

Takuya Sugiyama, chefe de divisão, Recycling Plant Business, TBM, acrescenta:

“O telhado da fábrica é bastante baixo, então não havia muito espaço entre o separador balístico e o teto. A princípio, pensamos que seria necessário remover parte do telhado para colocar a máquina, mas a equipe de comissionamento da STADLER fez a instalação sem nenhum trabalho adicional. Nós da TBM agradecemos muito o esforço deles!”

A engenhosidade da STADLER nos estágios de projeto e construção valeu a pena e a planta foi concluída para a satisfação da TBM. Takuya Sugiyama expressou apreço especial:

“O design europeu de ponta e bonito, fluxo de material simples e altos níveis de padrões de segurança. Cada pequeno detalhe é projetado lindamente. Todos que visitam a fábrica sentem o mesmo e nos fazem comentários positivos. Isso nos deixa felizes por ter trabalhado com a STADLER.”

Uma planta de última geração entregue em um cronograma apertado

O projeto apresentou vários desafios operacionais, começando com problemas de logística e escassez de componentes:

Foto: Ursina Mutzner

“Devido à situação da cadeia de suprimentos global, foi difícil obter alguns componentes”, diz Ursina Mutzner.

“O comissionamento com carga também foi desafiador devido à escassez de material de teste, mas encontramos maneiras de fazer tudo funcionar e ter a planta instalada e pronta a tempo”, acrescenta Megumi Sasaki, consultora japonesa da STADLER.

Takuya Sugiyama concorda:

“STADLER concluiu o comissionamento dentro do cronograma com uma equipe pequena, mas eficiente! Foi incrível levar apenas 18 semanas desde o início até a entrega, conforme planejado originalmente. Sentimos o profissionalismo da STADLER todos os dias na fábrica.”

Uma abordagem colaborativa desde o primeiro contato até o acompanhamento pós-comissionamento

A STADLER vê seu relacionamento com os clientes como uma verdadeira parceria e fará de tudo para garantir que eles tomem as decisões corretas para seus negócios e operações. Para este projeto, organizou uma visita da equipe da TBM para ver uma planta semelhante que havia construído em Hyūga, a fim de ver em primeira mão os resultados que poderiam alcançar em sua instalação em Yokosuka.

Takuya Sugiyama achou isso muito útil ao fazer uma escolha:

Foto: akuya Sugiyama e a equipe TBM.

“Visitamos muitas fábricas de triagem e ficou óbvio que a fábrica da STADER tem o mais alto nível de excelência operacional com base em sua grande experiência e know-how desenvolvido por meio de seus negócios globais. Também ficamos impressionados com a beleza da planta de STADLER.”

Ao desenvolver o projeto, a STADLER realizou testes na Alemanha e depois foi além testando os materiais da TBM na fábrica em Hyüga.

Takuya Sugiyama ficou muito impressionado:

“Já tínhamos um bom pressentimento sobre a planta STADLER, mas o teste nos deu confiança em nossa decisão e uma importante evidência do que eles poderiam fazer por nós.”

A STADLER também forneceu treinamento extensivo aos operadores da TBM para que eles pudessem operar o equipamento com eficiência e continuará a apoiar a empresa enquanto a planta opera.

“Nossa operação real acabou de começar, de modo que o suporte contínuo e a comunicação entre a STADLER e a TBM são muito importantes. Gostaríamos de aproveitar esta oportunidade para agradecer a todos na STADLER por seu trabalho.”

Sobre a STADLER

STADLER® dedica-se ao planejamento, produção e montagem de sistemas e componentes de triagem para a indústria de tratamento e reciclagem de resíduos sólidos em todo o mundo. Sua equipe de mais de 450 funcionários qualificados oferece um serviço completo personalizado, do projeto conceitual ao planejamento, produção, modernização, otimização, montagem, comissionamento, reformas, desmontagem, manutenção e assistência técnica de componentes para completar os sistemas de reciclagem e classificação.

Sua linha de produtos inclui separadores balísticos, correias transportadoras, peneiras giratórias e removedores de rótulos.

A empresa também é capaz de fornecer estruturas de aço e painéis elétricos para as plantas que instala. Fundada em 1791, a operação e estratégia desta empresa familiar são sustentadas por seu espírito de oferecer qualidade, confiabilidade e satisfação ao cliente, sendo um bom empregador e fornecendo forte apoio social.

A STADLER já está presente no Brasil (com atendimento ao projeto até a execução e funcionamento pleno), possuindo possui várias plantas já instaladas e clientes satisfeitos.

Para mais informações, visite http://w-stadler.de/pt

Quer saber mais sobre a STADLER? Matérias relacionadas

Imprensa

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 4933 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!