Impacto ambiental: startups elaboram ferramenta capaz de identificar, contabilizar e mitigar emissões de gases de efeito estufa

softelec
Dax Green e Tacet Vere são cleantechs que fornecem soluções acessíveis, seguras e escaláveis para o desenvolvimento sustentável.
Dax Green e Tacet Vere são cleantechs que fornecem soluções acessíveis, seguras e escaláveis para o desenvolvimento sustentável.

Imagem: Divulgação | Joint venture formada pelas empresas DaX Green e Tacet Vere oferece soluções e inteligência para gestão do carbono por empresas e organizações

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Dezembro de 2022 – Cada vez mais os temas que envolvem sustentabilidade, especialmente sobre os riscos ambientais relacionados ao aquecimento global e às mudanças climáticas, fazem parte das preocupações e estratégias de organizações.

Nessa linha, a DaX Green – startup britânica-brasileira que atua com soluções de negócios blockchain para a pauta ESG – anuncia fusão com a Tacet Vere, startup-filha da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, que tem como propósito tornar a gestão de impactos ambientais acessível a todas as empresas e organizações. A nova joint venture formada pelas duas empresas surge para gerar soluções e inteligência na gestão do carbono por meio do desenvolvimento de uma ferramenta que subsidia a gestão de emissão de gases do efeito estufa.

“A Tacet Vere fornece uma ferramenta que torna possível a empresa ou organização identificar e contabilizar suas emissões de gases do efeito estufa (GEE), de acordo com o GHG Protocol.” explica Daniela Godoy Falco.

“Diante disso, oportunidades e riscos podem ser elencados para subsidiar a redução de emissões”, complementa Leonardo Mattoso Sacilotto, ambos da Tacet Vere.

A plataforma utiliza banco de dados e informações locais e setoriais em seus produtos, garantindo precisão e acurácia nos resultados, além de integrar melhores práticas do mercado, com padrões internacionalmente estabelecidos junto ao atendimento de normas e legislações para afastar qualquer tipo de greenwashing. Tudo isso em um ambiente freemium, que já permite um diagnóstico inicial gratuito.

“Do montante não passível de redução, a DaX Green viabiliza a mitigação pela aquisição de créditos de carbono, tokenizados através da plataforma Greener, que permite que sejam realizados cálculos de grandes eventos a operações complexas de grandes indústrias. Atuaremos de forma customizada para cada cliente.”, comenta Claudio Olimpio, CEO da DaX Green.

O uso da tecnologia do blockchain, voltado para o mercado cripto, faz com que todo o processo de compensação seja seguro, rápido e transparente. Os ativos que dão lastro ao TPG contam com certificações da Suíça – Société Générale de Surveillance (SGS) em ESG, além de terem metodologia do token revalidada pela Ernst & Young e auditada pela PWC Brasil. E

stimativas iniciais apontam que o TPG vai conservar 34 milhões de m³ de madeira em pé (floresta) e a colocação de 74,2 milhões de toneladas de ativo de carbono verde em circulação, resultantes do processo de preservação ambiental, esta última considerada entre as maiores do mundo.

O novo serviço já está disponível e atuará em diferentes verticais, como shows, promoções, eventos corporativos, convenções e feiras, entre outros.

Sobre a DaX Green 

Unidade de negócios da DaX Digital Assets com base operacional no Reino Unido, a DaX Green é uma green tech com o propósito de gerar soluções com tokenização de ativos e produtos baseados na ESG e que oferecem tecnologia para criação de uma “camada de segurança” nos mais diferentes tipos de ativos como o crédito de carbono e de energia renovável, simplificando para as empresas o acesso às ações sustentáveis, suas certificações e neutralização do impacto ambiental através da comercialização de ativos que rentabilizam a preservação de florestas nativas e seus biomas.

Sobre a Tacet Vere

A Tacet Vere é uma startup que foi fundada com o propósito de tornar a gestão de impactos ambientais acessível a todas as empresas e organizações, independentemente de seu porte. Cria soluções e inteligência em consultoria ambiental com alto rigor técnico, com fácil uso, preços baixos e transparência. A Tacet Vere fornece uma ferramenta que torna possível que a empresa ou organização identifique e contabilize suas emissões de gases do efeito estufa (GEE), de acordo o GHG Protocol. Diante disso, oportunidades e riscos podem ser elencados para subsidiar a redução de emissões.

Site oficial: http://www.tacetvere.com

Crédito:
Imprensa

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5025 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!