CAS Tecnologia: executivo indica a importância da tecnologia como aliada no marco legal do saneamento

CAS Tecnologia
CAS Tecnologia

Imagem: Divulgação | Para o gerente da CAS Tecnologia, a tecnologia será fundamental para que a população tenha melhorias no acesso à água tratada e ao saneamento

Em julho de 2020 o planalto sancionou a Lei nº 14.026/2020, conhecida como o marco legal do saneamento básico. De acordo com o Governo Federal, a meta é garantir que 99% da população brasileira tenha acesso à água potável, e 90% à coleta e tratamento de esgoto, até 2033.

Para Octavio Brasil, gerente da CAS Tecnologia, uma das formas de chegarmos aos indicadores previstos é com a implementação de novas tecnologias.

Segundo Brasil, a utilização de tecnologias como análise de dados, inteligência artificial, internet das coisas e aprendizado de máquinas (em inglês, Machine Learning), podem ajudar nesse cenário, como incentivo à adequação ao novo marco legal do saneamento.

“As novas tecnologias podem facilitar o monitoramento remoto, desde a captação da água, passando pelo tratamento, rede de abastecimento e sistema de distribuição. Além disso, é possível supervisionar o ativo da rede, como pressão, temperatura, qualidade da água, funcionamento de adutoras e elevatórias, além de controlar os níveis dos reservatórios”, complementa.

O gerente da CAS Tecnologia ressalta que essas tecnologias podem também auxiliar em processos como redução de perdas que impactam o consumidor, garantias de receita aos empreendedores do setor e a individualização na medição do consumo de água em condomínios.

“Os dispositivos de comunicação, que utilizam tecnologia internet das coisas, podem ser grandes aliados no controle do consumo em residências e no bom funcionamento dos serviços de fornecimento. Ademais, a coleta de dados de campo também pode ser facilitada, utilizando recursos como QR Code e sistemas de telemetria, com monitoramento remoto e online de toda a rede de distribuição”, explica.

Conforme Brasil explica, soluções baseadas em inteligência artificial e análise de dados podem ser utilizadas para analisar dados e fomentar estudos de melhoria contínua, promovendo o melhor planejamento da qualidade das redes de água e esgoto.

“A tecnologia é fundamental para que possam ser alcançadas as metas do marco legal do saneamento até 2033. Esses recursos são bem avaliados pelas distribuidoras de água e também ajudarão a população a ter mais qualidade de vida”, finaliza.

CAS Tecnologia

A CAS Tecnologia conta hoje com produtos e soluções inteligentes de gestão de dados de medição e telemedição, automatização de processos, gestão e suporte à tomada de decisão.

Suas soluções contribuem para a proteção à receita e maior eficiência operacional, o que é importante para a qualidade dos serviços prestados, além da geração de valor agregado aos diversos processos de negócio dos seus clientes — entre eles 25 das 30 maiores concessionárias de energia do país.

As soluções Smart Grid são o principal foco da empresa. A Plataforma Hemera, da CAS Tecnologia, gerencia dados de mais de 2,3 milhões de consumidores com suas soluções.

Para mais informações, acesse: http://www.castecnologia.com.br/.

Crédito:
Imprensa | CAS Tecnologia

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 2928 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL NOTÍCIAS é um canal exclusivo sobre o Meio ambiente e Tecnologias ambientais, ESG e Sustentabilidade, Energias Renováveis (Solar Eólica, Biogás e muito mais), Cursos e Eventos!