Especialista da área realiza palestra no evento
A biomédica Patrícia de Araújo marca presença na Expo Bahia 2017, feira da área ambiental que acontece de 23 a 25 de maio, em Salvador. À ocasião, ela fala sobre resíduos de serviços de saúde, sua especialidade. Em entrevista via e-mail, Patrícia destaca a oportunidade como única. Segundo ela, é a chance de aprimorar e discutir um assunto que é pouco abordado, mas que apresenta extrema importância para o Brasil.
Apesar disso, ela acha que nos Estados Unidos, por exemplo, exista um cuidado mais rigoroso com os resíduos de saúde. A biomédica fala com categoria, já que no ano passado, visitou a área de resíduos do St. Mary’s Hospital em San Francisco, Califórnia. Conheceu também o Departamento de Saúde Pública da mesma cidade.
“Acredito que nos EUA a segregação é feita de forma mais simples do que no Brasil. Há grande preocupação com a saúde ocupacional e saúde pública.”
Formada na Universidade de Santo Amaro (SP), Patrícia de Araújo possui MBA em Gestão e Tecnologias Ambientais e MBA em Gestão de Resíduos Sólidos. Durante cinco anos, integrou a equipe da Unidade de Tratamento de Resíduos (UTR), maior empresa da América Latina de tratamento de resíduos. Recentemente, a empresa encerrou as atividades. No final deste mês, Patrícia ministra um curso sobre resíduos de saúde na Escola Edutech Ambiental.
Na opinião de Patrícia, no Brasil faltam ainda mais informações e uma maior fiscalização das autoridades, bem como conhecimento dentro das empresas que geram resíduos de saúde.
“Importante ressaltar que a disseminação da informação, como este evento, e transpor barreiras em um país tão grande é de extrema importância, pois o conhecimento fará que os serviços realizem um descarte correto.”
Quando o assunto é o reaproveitamento dos resíduos de saúde, Patrícia afirma que as autoridades ambientais do estado de São Paulo não permitem este tipo de ação.
“Mas em outros estados há o reaproveitamento dos resíduos pós-tratamento em cimenteiras para queima.”
O objetivo da palestra é apresentar os conceitos sobre resíduos, segregação, armazenamento, legislação, normas e tratamento. Voltada para profissionais da área da saúde, gestores, gerentes e coordenadores de unidades de saúde e hospitais. O conteúdo da palestra abordará definição de resíduos, cuidados, PGRSS- plano de gerenciamento de resíduos da saúde, estabelecimento de Geradores- definição, normas Conama e Anvisa, legislação, responsabilidade, classificação manuseio, segregação e acondicionamento, transporte- normas e cuidados, disposição incorreta casos: perigos, contaminação do solo e água, necrochorume e poluição do solo, tipos de tratamento indicados para RSS.
A palestra faz parte do simpósio sobre Tratamento de Resíduos Sólidos na AMBIENTAL MERCANTIL EXPOBAHIA2017
https://feira.ambientalmercantil.com/simposios/25-05-2017/
Prof. Patricia de Araújo, biomédica formada na Universidade de Sto Amaro, MBA em Gestão e Tecnologias Ambientais em 2012, MBA em Gestão de Resíduos Sólidos em 2016 pela POLI – USP, visitante para conhecimento da área de resíduos do St. Mary´s Hospital em San Francisco, EUA e do departamento de Saúde Pública da cidade de San Francisco em 2016. Trabalhou por 5 anos na maior empresa da América Latina em tratamento de resíduos do grupos A e E, UTR- Unidade de Tratamento de Resíduos que trata resíduos dos grupos A e E.
Contato: patiaraujo8@hotmail.com
Por Angela Schreiber,
com exclusividade para o
Portal de Notícias AMBIENTAL MERCANTIL.