Calçados retornáveis contribuem para mais sustentabilidade no mundo da moda

softelec
Calçados Baonda e Discovery
Calçados Baonda e Discovery

Imagem: Divulgação | Em colaboração com a Discovery, modelos da Boaonda são reciclados e transformados em novos

Publicidade
Publicidade
AMBIENTAL MERCANTIL

A indústria da moda cresce expressivamente a cada ano, porém seu desenvolvimento causa impactos no meio ambiente. Uma pesquisa realizada pelo Boston Consulting Group em 2019, chamada Pulse of the Fashion Industry, apontou que até 2030 a indústria mundial de vestuário e calçados crescerá 81%, produzindo 102 milhões de toneladas de peças que causarão uma pressão nunca vista sobre os recursos do planeta.

Com o objetivo de reduzir o impacto na natureza, algumas empresas de moda já vêm adotando medidas que prezam pela sustentabilidade. A Boaonda, marca especialista em calçados confortáveis, desenvolveu uma coleção de calçados retornáveis em parceria com a gigante midiática Discovery. Quando esses produtos não estiverem mais adequados para o uso, poderão ser devolvidos e reciclados pela Boaonda, tornando-se novas mercadorias.

A coordenadora de marketing da Boaonda, Letícia Vaccari, conta que a parceria surgiu pensando no momento pós-isolamento, quando as pessoas voltaram à natureza para explorar, praticar esportes, passear e relaxar.

“Está sendo possível, realmente, botar o pé para fora de casa e explorar toda essa natureza que a gente tem disponível. Claro, com muito cuidado, muita consciência, pensando na sustentabilidade como um fator fundamental”, ela declara.

Como descartar corretamente o calçado

Conforme Letícia Vaccari, a ação estimula o consumidor a usar os produtos da coleção Boaonda + Discovery até entender que eles não têm mais vida útil ou não podem ser doados.

“Após isso, o consumidor pode entrar em contato com a Boaonda para devolver o produto à fábrica e assim receber benefícios exclusivos”, explica a coordenadora de marketing. O projeto assegura que os produtos tenham um fim correto, sendo descartados da maneira certa ou reciclados para criar novos produtos da marca. “Os itens não serão colocados no lixo, correndo o risco de acabarem em aterros, lixões ou na natureza, tornando-se itens poluentes”, assegura Letícia Vaccari.

Apenas os modelos da Discovery – Evo, Flow e Soft – poderão ser recolhidos e reciclados. De acordo com Letícia, eles voltam a ser matéria-prima para novos produtos da linha sustentável Hope, que tem no mínimo 60% de sua composição em material reciclado. Todos os produtos da marca são recicláveis, porém a logística reversa começou nos modelos Discovery.

Quando chegar o momento de se desfazer do calçado, é necessário entrar em contato através do e-mail (e.commerce@boaonda.com.br) para informar sobre o produto, enviar fotos e solicitar o retorno à fábrica da Boaonda. Em seguida, um código e o passo a passo serão disponibilizados para que o consumidor envie os itens.

De acordo com Letícia, ao chegarem na fábrica, os calçados passam pelo processo de higienização até ficarem aptos para serem matérias-primas novamente. Além de contribuírem com a preservação do meio ambiente, os clientes que retornam produtos ganham descontos especiais no site da Boaonda.

Coleção Discovery

A colaboração entre a Boaonda e a Discovery resultou em três modelos de calçados que possuem versões masculinas e femininas. Eles são ideais para momentos de passeio, esporte e relaxamento, pois possuem tecnologia comfortech, são flexíveis e livres de materiais cancerígenos. Para quem deseja conforto extra, o Evo e o Flow Discovery podem ser incrementados com uma palmilha avulsa disponível.

Site oficial: https://www.boaonda.com.br

Crédito:
Imprensa

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
About Ambiental Mercantil Notícias 5366 Articles
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!