Imagem: Divulgação | O livro é resultado de uma colaboração multissetorial que inclui empresas, instituições e entidades ligadas à cadeia de valor do biogás no Brasil
Agosto de 2022 – O livro sobre “Metodologias para integração do biogás na cadeia de valor da agroindústria” foi lançado e está disponível em PDF gratuitamente.
Desenvolvido pelo pelo Projeto GEF Biogás Brasil em parceria com o Sebrae-PR, o estudo inédito contém diretrizes para aplicação do biogás nas atividades dos produtores rurais na agroindústria paranaense, indicando como o biogás pode avançar com o aproveitamento de dejetos de bovinos, suínos, aves e outros resíduos de frigoríficos e laticínios – atividades expressivas na economia do estado do Paraná.
A publicação mostra em detalhes a aplicação de uma metodologia específica para esse setor, que organiza a integração do biogás na cadeia da agroindústria do Paraná e, assim, permite uma disseminação de práticas semelhantes a outros estados – com foco inicial em Mato Grosso, Goiás e Rio Grande do Norte, além do Sul do país.
Sobre a GEF Biogás Brasil
O Projeto GEF Biogás Brasil prevê ações locais e federais de estímulo à integração do biogás na cadeia produtiva brasileira. Além dos benefícios econômicos e sociais, a geração de energia a partir do biogás também reduz a emissão de gases poluentes de efeito estufa na atmosfera, aprimorando o desempenho ambiental do agronegócio brasileiro e a gestão de resíduos urbanos no país.
O Projeto é liderado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e implementado pela Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO).
Além destes, compõem o Comitê Diretor do Projeto: Centro Internacional de Energias Renováveis (CIBiogás), Itaipu Binacional, Ministério de Minas e Energia (MME), Ministério do Meio Ambiente (MMA), e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).
São também importantes entidades parceiras do Projeto o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a Associação Brasileira do Biogás (ABiogás) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa.
O Projeto recebe recursos do Fundo Global para o Meio Ambiente (Global Environment Facility, ou GEF) e tem como objetivo principal ampliar a oferta de energia e combustível renovável a partir da geração de biogás e biometano, além de fortalecer as cadeias nacionais de fornecimento de tecnologia no setor.
Site oficial: https://www.gefbiogas.org.br
Crédito:
GEF Biogás Brasil