Daniel Ghiringhello: “É importante também reforçar a tecnologia GAIN que usa “deep learning” para classificar cartuchos de silicone e que estamos trabalhando ainda mais em aplicativos adicionais porque a “deep learning” promete encontrar soluções para desafios de classificação não resolvidos anteriormente. Isso enfatizaria nossas inovações. Nossos sistemas com inteligência artificial podem realizar tarefas similares aquelas realizadas por um humano. Com isso, realizar seleções mais complexas com melhores resultados, quando comparadas ao sistema parão. Um dos fatores que contribuem para essa escassez é exatamente o fato dos processos estarem limitados a baixa escala de produção de materiais. Podemos considerar ainda a falta de rastreabilidade, a ausência de gestão e controle de processo, a baixa qualidade de materiais recicláveis com alta pureza, a falta de constância – todos estes fatores também contribuem para agravar a situação, entre outros. O mercado brasileiro na reciclagem está crescendo tanto em qualidade como em quantidade, isso significa dizer que os clientes, produtos e processos estão se tornando mais exigentes e demandando maiores índices de pureza. O mercado está buscando mais fontes de insumo e está tentando valorizar as frações ao seu máximo. Interessante ressaltar que as soluções da TOMRA proporcionam resultados positivos nas duas direções (qualidade e quantidade) e por isso, suas soluções têm sido adotadas por diversas e importantes empresas recicladoras do mercado.”
7 – Quais soluções e tecnologias de ponta a TOMRA oferece aos clientes atualmente?
Daniel Ghiringhello: “É importante ressaltar que nossa estrutura no Brasil é muito maior que apenas as linhas de Reciclagem para plásticos. A TOMRA Recycling Brazil agrega também soluções e tecnologias baseadas em sensores para os setores de Mineração e Alimentos.”
“Hoje, no Brasil, temos um time completo de profissionais. Oferecemos avaliação e planejamento técnico, entrega e instalação, treinamento, serviços técnicos de manutenção e peças de reposição, para todos os nossos clientes. Isso garante o investimento dos nossos clientes, pois sabem que podem contar com uma empresa que oferece uma estrutura completa no país.”
no Centro de Testes na Alemanha
“Com relação a linha de plásticos, nosso carro chefe, é sem dúvida a AUTOSORT. A máquina está na sua última geração e oferece excelente performance de separação de resíduos, preparada para a indústria 4.0. Com o nosso sistema TOMRA Insight conseguimos extrair dados e relatórios em tempo real, dando visibilidade do processo de separação ao gerente Industrial,” afirma Ghiringhello.
Daniel Ghiringhello: “Com relação a linha de plásticos, nosso carro chefe, é sem dúvida a AUTOSORT. A máquina está na sua última geração e oferece excelente performance de separação de resíduos, preparada para a indústria 4.0. Com o nosso sistema TOMRA Insight conseguimos extrair dados e relatórios em tempo real, dando visibilidade do processo de separação ao gerente Industrial. A AUTOSORT é equipada de série com o sistema Sharp Eye que promove ganhos expressivos em termos de resolução, melhorando a capacidade de detecção dos diversos materiais a serem separados. Além disso nossa tecnologia exclusiva Flying Bean oferece a melhor estabilidade de leitura, garantindo alta performance de seleção. Somada a esse inovador sistema óptico, os novos blocos de válvulas reduziram o consumo de ar sem perder potência na ejeção dos materiais. Destaca-se também a unidade de iluminação, que está posicionada dentro da caixa do scanner (ao contrário das concorrentes) e, portanto, protegida de sujeiras e outras influências externas. Sem dúvidas, a AUTOSORT é a máquina mais vendida no Brasil dada sua eficiência, performance, fácil uso e baixo custo de manutenção (feita inteiramente por nosso time de técnicos Brasileiros).”
Daniel Ghiringhello: Além disso, oferece grande flexibilidade no reconhecimento e separação de materiais recicláveis como: PET, PP, PEAD, PVC, PS, ABS, filmes, papel, papelão, tetra, metais entre outros. A grande entrega do produto se dá com excelente custo-benefício, e isso pode ser comprovado pelas centenas de máquinas já instaladas em toda América Latina. Para finalizar, a TOMRA tem trabalhado no desenvolvimento do TOMRA Insight – esta solução baseada na nuvem oferece uma plataforma de monitoramento segura e quase em tempo real para todas as suas linhas de classificação. Onde e quando quiser, você pode acessar dados sobre o status e o desempenho de seus equipamentos. Isto se traduz em um grande benefício para os clientes, que conseguem controlar todos os processos e evitar paradas desnecessárias nas suas linhas, garantindo um processamento 24/7.”
8 – Por que um cliente deve optar pelas soluções da TOMRA? Quais as vantagens? Por que sua empresa pode ser considerada melhor que a concorrência?
Daniel Ghiringhello: “A TOMRA é líder em ‘market share’ no mundo e não seria diferente no Brasil, país que vem investindo sistematicamente desde 2011, ano de sua fundação. Além das características tecnológicas já citadas, a TOMRA fez 50 anos (comemorados em 2022) e possui larga experiência no setor, contando com grande ‘know-how’. Nosso departamento de P&D recebe investimentos na ordem de 8% de nossas receitas, garantindo constante desenvolvimento e aprimoramento tecnológico. O empresário brasileiro conhece os grandes desafios burocráticos para investir em tecnologias de ponta, e estes investimentos necessitam de suporte local. Sem dúvida, este é um dos grandes diferenciais da TOMRA Recycling Brazil: estamos presentes fisicamente e treinados para servir os clientes Brasileiros em território nacional.”
Daniel Ghiringhello: “Temos equipe técnica preparada para atendimento e vasto estoque de peças nacionalizadas e prontas para serem despachadas aos quatro cantos do Brasil, isto é fato. Nenhum concorrente no Brasil traz a estrutura, experiência e variedade de máquinas para o setor, como a TOMRA.”
9 – Quais são seus objetivos e sua visão estratégica para TOMRA Brasil para um futuro próximo?
Daniel Ghiringhello: “Assumi este ano, como CEO do Brasil, a TOMRA Recycling Brazil. Para os próximos anos, minha missão é continuar a solidificar a presença e liderança da TOMRA no mercado brasileiro, algo que estamos fazendo há 11 anos. Pretendo introduzir melhorias internas contínuas, estabelecer novos processos que possam beneficiar diretamente os nossos clientes. Nossa equipe técnica continua a crescer, visando prover um suporte de alta qualidade aos nossos clientes.”
Daniel Ghiringhello: “Outro ponto importante são as parcerias estratégicas que pretendo criar, visando abrangência nacional e sinergia com o nosso negócio. O Brasil é um país continental, possui uma vasta área territorial e queremos estar presentes em todas as regiões. Assim, poderemos contribuir na inclusão dos nossos clientes de forma mais ativa, na economia circular e no desenvolvimento sustentável.
10 – LIDERANÇA ESG: Daniel Ghiringhello por Daniel Ghiringhello
“Assumi este ano, como CEO do Brasil, a TOMRA Recycling Brazil. Como profissional, minha experiência no segmento de ESG começou em 2006, quando cursei mestrado na Universidade de Bath, Inglaterra. Já naquela época, na Europa, questões ambientais demandavam grande atenção das empresas, governos e sociedade. Durante este período, além do mestrado, me dediquei também trabalhando alguns anos em uma consultoria de gestão de energia, onde pude me aprofundar nos temas de gestão de energia verde, créditos de carbono e inventário de gases de efeito estufa – GEE. Ao retornar ao Brasil, atuei em uma empresa francesa, produtora de sensores ópticos. Já nesta época, iniciei meu trabalho no tema da gestão de resíduos e reciclagem de polímeros. Após um novo período atuando com gestão de energia e inventário de GEE, retornei ao segmento de sensores. Agora, como CEO da TOMRA no Brasil, vou aplicar toda a minha experiência para que a TOMRA Recycling Brazil continue liderando o mercado no Brasil “
>>>CONTINUA NA PÁGINA 3