Imagem: Divulgação | As informações relacionadas ao tema ESG foram extraídas dos relatórios de sustentabilidade, formulários de referência, relatórios de administração e demonstrações financeiras de 328 empresas
Setembro de 2022 – A Grant Thornton Brasil, companhia global de auditoria, consultoria e tributos, acaba de finalizar um estudo que visa a identificar o atual cenário das empresas de capital aberto no Brasil em relação à adoção das práticas de reporte relacionadas ao tema ESG.
A pesquisa revela que dos três aspectos englobados pela sigla ESG (ambiental, social e de governança, do inglês), nos relatórios das 328 empresas de capital aberto de diversos setores, o pilar de governança é o que recebe mais atenção por parte das empresas brasileiras de capital.
Para se ter uma ideia, a divulgação da política de gerenciamento de riscos atinge o índice de 85%; o código de conduta e ética fica em 84%, e o canal de denúncia chega a 83%. Além disso, 81% das empresas divulgam também a existência de uma área de gerenciamento de riscos e de compliance; e 79% divulgam informações sobre anticorrupção, programa de integridade e práticas para sanar desvios e/ou fraudes.
Apesar desse maior comprometimento com a governança, apenas 31% das empresas divulgam os temas materiais, aqueles mais importantes para cada uma delas, em seus relatórios ESG, e somente 8% informam as metas relacionadas a esses temas. Gestão de fornecedores, por exemplo, aparece com 5%, e gestão de riscos com 3%.
“As empresas ainda não estão devidamente estruturadas para alavancar todas as questões que ESG abrange ou mesmo divulgar os dados de sustentabilidade com especificidades para obter maior credibilidade junto aos investidores. Observamos que a divulgação da materialidade e metas, por exemplo, ainda é limitada”, avalia Adriana Moura, sócia líder de Governança, Riscos e Compliance (GRC) da Grant Thornton Brasil, responsável pelo estudo.
“De forma geral, acreditamos que a qualidade e quantidade de reportes nos temas ESG tendem a melhorar, especialmente por conta do interesse crescente de investidores e da atuação dos órgãos reguladores”, finaliza.
Sobre a Grant Thorton
A Grant Thornton é uma das maiores empresas globais de auditoria, consultoria e tributos. Com uma forma de trabalho customizada, auxilia empresas dinâmicas a atingirem seus potenciais de crescimento de forma sustentável, gerando a melhor proposta de valor para o negócio por meio de recomendações significativas, voltadas ao futuro.
Site oficial: https://www.grantthornton.com.br/
Crédito:
Imprensa