Imagem: Divulgação
Setembro de 2022 – A gestão ESG (Ambiental, Social e Governança) avalia a conduta de uma corporação quando se trata da responsabilidade social. Embora não deixe de ser um desafio, algumas organizações consideram a adequação às práticas uma oportunidade, visto que podem assumir uma posição de liderança e destaque no mercado.
Dentro da área de tecnologia, as práticas sustentáveis também ganharam força. Um exemplo disso é o Grupo IAUDIT – empresa com mais de 20 anos no mercado da tecnologia, consultoria empresarial e auditoria – que aposta no modelo de negócios consciente desde a fundação da empresa.
Debora Zafalon, head da área de pessoas no Grupo IAUDIT, explica que a empresa busca tornar as ações ESG palatáveis para todos no dia a dia: “Antes mesmo do conceito ser difundido, a preocupação da empresa com o meio ambiente, o social e a governança sempre existiram em nosso modo de fazer negócios e buscamos garantir que as ações de ESG sejam tangíveis no dia a dia de todos os stakeholders”, comenta ela.
A sigla ESG surgiu em 2004 em um relatório intitulado Who Cares Wins (Quem se importa, ganha), feito pelo Banco Mundial ao lado do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU). O intuito do documento era trazer reflexões sobre a importância de incorporar os fatores ambientais, sociais e de governança no dia a dia das empresas.
A jornada ESG no Grupo IAUDIT
Embora o ESG tenha se tornado popular, o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), elaborado pela B3, caiu 13,5% em 2022. Baseando-se nesse dado, fica perceptível que o impacto da alta nos juros gerou um movimento de retirada de recursos antes focados nas práticas.
Outro desafio das políticas sociais, ambientais e de governança é a implementação delas em pequenas e médias empresas, que são maioria no Brasil. Porém, Zafalon destaca que o Grupo IAUDIT não enxerga o ESG como um desafio, mas como o único caminho para que as organizações sejam sustentáveis e busca vivenciar o ESG como algo intrínseco da empresa.
Mesmo que o DNA da empresa traga a preocupação com o meio ambiente, social e governança, é possível elencar algumas práticas que são consideradas as mais importantes pelo grupo. No último ano, o Grupo IAUDIT atingiu a marca de zero resíduos eletrônicos, ao otimizar o máximo possível os seus equipamentos.
“Atuamos de forma a recuperar todos os periféricos possíveis e os que não nos atendiam com a eficiência necessária, mas ainda em pleno funcionamento, foram doados para instituições que incentivam o estudo de jovens carentes”, explica a head da área de pessoas do Grupo IAUDIT.
Além disso, a empresa lançou, em 2022, o Programa FuturIAU, o qual visa desenvolver e incluir pessoas de baixa renda, LGBTQIA+, mulheres e pessoas negras.
Parte dessa ação foi a parceria do Grupo IAUDIT com a plataforma TransEmpregos para divulgação de vagas disponíveis.
O programa é totalmente custeado pela empresa e com trabalho voluntário dos colaboradores.
“Nossos colaboradores são 100% engajados em nossas ações de ESG, muitos dos trabalhos que desenvolvemos surgem por demanda do nosso pessoal, como exemplo do FuturIAU, que é um programa liderado pelo nosso time de Diversidade”, finaliza Zafalon.
Sobre o Grupo IAUDIT
O Grupo IAUDIT oferece auditorias, consultoria empresarial e tecnologia de ponta especialmente para Background Check, Portal de Apelação e Canal de Denúncias. Além de trazer o que há de mais inovador no mercado tecnológico e corporativo, incorporando precisão e velocidade nos seus serviços.
Saiba mais: https://www.iaudit.com.br/
Crédito:
Imprensa | Grupo IAUDIT