Imagem: Divulgação | Parques eólicos Anemus e Kairós concorrem na etapa final da categoria Potência e os projetos sociais da 2W concorrem na categoria Comunidade
Outubro de 2022 – A 2W é finalista do Prêmio GRI Awards 2022, em reconhecimento às iniciativas do setor de infraestrutura no Brasil. A premiação do GRI Club distingue projetos, programas, ações e iniciativas por parte de empresas concessionárias, operadoras, gestoras, fundos e investidores que se destacaram no mercado de infraestrutura de transporte, energia, saneamento básico, infraestrutura urbana, social e ativos ambientais no Brasil, representando a excelência, inovação e o impacto social e ambiental positivos no país.
A edição 2022, tem como base os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU), que buscam atingir a Agenda 2030 e criar cidades inclusivas, sustentáveis e justas.
Com investimento total de R$ 2,2 bilhões, os parques eólicos Anemus e Kairós são projetos finalistas na categoria Potência. Juntos devem acrescentar 400MW de potência ao setor e evitar a emissão de mais de 25 milhões de toneladas de CO2, equivalentes a 179 milhões de árvores, por meio da geração de energia limpa. Previsto para entrar em operação ainda neste ano, o parque eólico Anemus (Currais Novos/RN) possui capacidade instalada de 138,6 MW, enquanto Kairós (Icapuí/CE), em fase de obras, deve entrar em funcionamento em 2023 com capacidade ainda maior, 261 MW.
“Sabemos que os investimentos em geração renovável são fundamentais na transição para uma economia de baixo carbono. Queremos ser protagonistas desta mudança para uma relação mais eficiente e sustentável no uso da energia elétrica”, afirma Claudio Ribeiro, CEO da 2W Energia.
A fim de tornar a construção do parque Anemus uma oportunidade de desenvolvimento para o município de Currais Novos (RN), que tem 44,8 mil habitantes com baixo IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do Brasil, ocupando a 2.161ª posição no país, foram desenvolvidos 5 projetos sociais para a comunidade, que são finalistas na categoria Comunidades.
Entre estes projetos, há um projeto de capacitação dos moradores locais na confecção de roupas e outro no fomento à cultura do cajueiro anão-precoce em conjunto com a mandioca em um esquema de rotação de culturas para maximizar o aproveitamento da terra, contemplando ainda o estudo do solo, a aquisição e aplicação do calcário, plantio de mais de 2.300 mudas de caju, e comercialização da colheita.
Os demais projetos visam à contratação de mão-de-obra local para operar nas obras do parque – estima-se que trabalharam diretamente e indiretamente mais de 2 mil pessoas apenas na construção de Anemus -, à melhoria das vias urbanas das comunidades ao redor do parque eólico e à perfuração de um poço artesiano de 100m para atender a comunidade.
Fundado em Londres em 1998, o GRI Club fomenta relacionamentos e conexões entre líderes dos setores de infraestrutura e imobiliários, que lideram o desenvolvimento social e econômico de cidades e países, visando gerar oportunidades que transformam as vidas das pessoas, empresas e sociedades, impactando positivamente o mundo.
A cerimônia de divulgação dos projetos ganhadores será realizada no dia 17 de novembro, durante programação do evento Brazil GRI Infra & Energy 2022, conferência anual que reúne mais de 500 líderes dos segmentos de energia, transportes, mobilidade e de infraestrutura social.
A Comissão Julgadora para cada categoria do GRI Infra Awards é formada por 4 executivos de infraestrutura reconhecidos na sua área de atuação. Toda a premiação do GRI Infra Awards é auditada pela Grant Thornton.
___________________
Sobre a 2W
A 2W está democratizando o acesso à energia renovável no Brasil com soluções inovadoras, tecnológicas e disruptivas. Com dois parques eólicos em construção, no Rio Grande do Norte e no Ceará.
Sua estratégia multicanal inclui a maior plataforma de venda do setor elétrico, com mais de 1.600 consultores, presentes em todos os estados brasileiros. A empresa oferece soluções inovadoras com interface digital, telemetria, eficiência energética e serviços como a fintech 2Wbank, que conecta energia, finanças e sustentabilidade.
A 2W é a Segunda Onda do Setor Elétrico e leva informação para ajudar a sociedade a alcançar um consumo mais consciente, limpo e inteligente.
Site oficial: https://2wenergia.com.br
Crédito:
Imprensa