Imagem: Divulgação | Evento do Serpro reúne exemplos de ações implementadas para a sustentabilidade ambiental, social e de governança nas instituições públicas
Outubro de 2022 – O Serpro realiza no próximo dia 25 de outubro, às 15h, no auditório da Sede em Brasília/DF, o ESG na Prática, evento que reúne casos de ações implementadas em prol da sustentabilidade ambiental, social e de governança no setor público.
A Petrobras, o Banco do Brasil e o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) são as instituições convidadas para apresentarem suas experiências no encontro, que também será transmitido pelo canal do Serpro no Youtube.
A realização do ESG na Prática integra o conjunto de esforços institucionais para fortalecimento do tema e das ações de sustentabilidade empresarial, adotado no Serpro com o nome de ESGtec. Além de atuar nas três vertentes: ambiental, social e governança, a agenda da empresa incluiu o termo “tec” para fortalecer a vinculação com a tecnologia, sendo a empresa uma das protagonistas da transformação digital do Estado brasileiro.
O evento tem como objetivo aprofundar as discussões e disseminar uma cultura ESG na organização, por meio do compartilhamento de conhecimento e boas práticas entre empresas da administração pública.
“Consideramos que é extremamente relevante reunir casos práticos que apontem melhores caminhos para se concretizar a agenda ESG no setor público, ampliando a colaboração entre as instituições e fomentando o assunto dentro e fora da empresa”, afirma a dretora de Administração do Serpro e atual coordenadora do Comitê ESG do Serpro, Elana Sousa.
A programação
Com abertura do presidente do Serpro, Gileno Barreto, o evento terá o formato de painel, com a apresentação dos representantes de cada instituição abordando um aspecto de implantação da agenda ESG. Ao final, será promovido espaço para perguntas e respostas, mediado pela diretora Elana Sousa.
15h – Abertura: Gileno Barreto | Presidente do Serpro
15h10 – Painel:
Case Ambiental: Petrobras – Eduardo Platte | Pesquisador Ambiental
Case Social: Banco do Brasil – Gabriel Santamaria | Gerente Executivo de Sustentabilidade Empresarial
Case Governança: IBGC – Antonio Bizzo | Coordenador Geral do Capítulo Brasília/Centro-Oeste
Mediação: Serpro – Elana Sousa | Diretora de Administração
16h10 – Perguntas e Respostas
Não sabe o que é ESG?
A origem da sigla ESG vem do inglês para os termos ambiental (environmental), social e governança. Uma visão que tem pautado a sustentabilidade empresarial em torno desses três eixos. Isso significa considerar os impactos da atuação das instituições no meio ambiente, na sociedade e na relação com seus colaboradores, além de como a ética, o combate à corrupção e outros elementos da governança são desenvolvidos. O objetivo é construir uma nova cultura corporativa e reorientar as estratégias empresariais para promover impactos positivos na vida das pessoas e no planeta
Crédito:
Imprensa | Serpro