Experimento bem-sucedido abre portas para bioengenharia de borracha natural

softelec

Imagem: Divulgação | Biopolímero sintético não é encontrado na natureza

Publicidade
Publicidade
STADLER

Outubro de 2022 – A Sumitomo Rubber Industries acaba de anunciar que, por meio de uma pesquisa em conjunto com os professores associados Seiji Takahashi, da Universidade de Tohoku, Satoshi Yamashita, da Universidade de Kanazawa, e Yuzuru Tozawa, da Universidade de Saitama, identificaram o segmento da borracha sintética natural, o qual desempenha um papel importante no controle de comprimento da cadeia de polímeros de borracha natural.

Além disso, ao combinar este importante segmento com uma enzima derivada de tomates, foi sintetizado um biopolímero que apresenta uma estrutura não encontrada na natureza. A ideia é continuar esta linha de investigação na esperança de que ela conduza à melhoria dos rendimentos da borracha natural, bem como à criação de novas categorias de borracha natural que contribuam para a melhoria do desempenho geral dos pneus.

Por meio desta investigação científica, foi descoberto o importante segmento que afeta o comprimento da cadeia, comparando as estruturas das enzimas envolvidas na síntese da borracha natural (ou seja, cadeias longas) com as estruturas das enzimas envolvidas na síntese da cadeia do isopreno do tomate (isto é, cadeias curtas), uma vez que ambas as enzimas pertencem ao mesmo grupo enzimático e partilham estruturas semelhantes.

Além disso, foi descoberto também que a substituição desse importante segmento da enzima do tomate pelo mesmo segmento da borracha sintética natural resultou em uma enzima modificada que sintetizou o polisopreno com comprimentos de cadeia comparáveis à borracha natural. A utilização da enzima modificada permitiu utilizar um substrato inicial que é diferente da borracha sintética natural, a fim de sintetizar com sucesso um biopolímero não encontrado na natureza como produto das reações de síntese.

Os resultados desta pesquisa foram anunciados durante a DKT IRC 2021, conferência sobre tecnologias de borracha realizada em Nuremberg, na Alemanha. O Grupo Sumitomo Rubber continuará a trabalhar para contribuir para a realização e prosperidade de uma sociedade sustentável por meio de nossos esforços contínuos para assegurar um fornecimento estável de borracha natural, fornecendo ao mesmo tempo pneus que combinem segurança com impacto ambiental reduzido.

Sobre a Dunlop

A Dunlop, que é uma marca do grupo Sumitomo Rubber Industries e atualmente está entre os cinco maiores fabricantes de pneus do mundo, de acordo com o ranking “Leading tyre manufacturers” de 2020, tem sede mundial no Japão, onde possui um moderno centro de P&D e três campos de prova. Os pneus Dunlop são produzidos em doze fábricas e estão presentes em mais de 100 países, incluindo Estados Unidos, Japão, Indonésia, Tailândia, China, Turquia e Europa.

A fábrica da Dunlop no Brasil, que também produz os pneus Falken e Sumitomo, é a mais moderna unidade fabril de pneus do País, sendo a única a produzir os pneus com a tecnologia TAIYO (Sun) System, Sistema de Fabricação de Pneus Sem Emendas nas partes de borracha, garantindo maior precisão e segurança. Localizada em Fazenda Rio Grande, região metropolitana de Curitiba, recebeu mais de R$ 1,6 bilhão em investimentos desde sua inauguração em outubro de 2013 e suas expansões, anunciando novos investimentos na ordem de R$ 1 bilhão em 2021. A empresa comercializa pneumáticos para veículos de passeio, vans, SUVs e caminhões.

Visite e acompanhe a Dunlop nas redes sociais

Brasil: https://www.dunloppneus.com.br/facebook.com/dunlopbrasilinstagram.com/dunloppneusbrasil/
Falken Brasil: https://www.falkenpneus.com/instagram.com/falkenbrasil/

Crédito:
Imprensa | Dunlop

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
About Ambiental Mercantil Notícias 5810 Articles
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!