OPINIÃO DE ESPECIALISTA: Meio ambiente, Biomas e Biodiversidade

Foto: Douglas Magno | SOS Mata Atlântica
Foto: Douglas Magno | SOS Mata Atlântica

Imagem: Divulgação SOS Mata Atlântica |  Betina Alves é bióloga formada pela Unesp. É mestre e doutora pelo Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (USP). Trabalha atualmente como professora de biologia para o ensino médio.

Janeiro de 2023 – Esse ano que está entrando parece vir carregado de muita energia boa, de muita potência de mudança, de reconstrução. Nos últimos quatros anos, os índices de desmatamento, invasão de áreas indígenas, destruição de biomas e poluição atingiram patamares assustadores. Porém, logo no início desse ano, com a mudança de governo e novas lideranças, vejo um novo caminho: um caminho de reconstrução, de renovação, de atenção para tudo que foi devastado.

Não será uma tarefa fácil, muito menos simples, porém a vontade demonstrada pelas novas lideranças de botar a mão na massa, já é suficiente para encher nossos corações de esperança. E não é só em relação às questões ambientais, mas também na esfera educacional, científica e tecnológica.

Passei uma grande parte da minha vida profissional como bolsista de pós graduação, e sei como é difícil viver apenas da pesquisa no Brasil.

A pressão pelo tempo nos impede de trabalhar em outros lugares e, além disso, os contratos de bolsa muitas vezes não permitem que tenhamos outro vínculo empregatício. Li várias notícias de que “não haveria pagamento de bolsas em dezembro” para os pesquisadores. Senti um choque, como se fosse eu ainda, na minha época. A pergunta que fiz foi “como essas pessoas vão pagar suas contas?”.

Saber que tais notícias acabaram, ouvir do novo governo que haverá reajuste nos valores das bolsas, que haverá aumento do investimento em todas as camadas da educação, saber que as obras de escolas, creches e universidades paradas serão terminadas…

…sinto alívio, misturado com alegria e muita esperança.

O Brasil é uma potência, em todos os sentidos, o que mais almejo é ver essa potência sair da inércia e expandir toda sua capacidade.

Meu maior sonho é ver nosso país à frente, liderando, abrindo caminhos inovadores para os desafios climáticos, para a biociência, para as questões ambientais, para os direitos humanos e ser um exemplo, como já foi um dia.

Sobre a Autora

Foto: Betina Alves, PhD
Bióloga e Professora

Betina Alves é bióloga formada pela Unesp. É mestre e doutora pelo Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (USP). Possui ampla experiência na área educacional e ambiental.

Seu perfil está disponível no LinkedIn

Informamos que os conteúdos publicados para seção Opinião de Especialistas AMBIENTAL MERCANTIL NOTÍCIAS são independentes e de responsabilidade dos autores, não refletindo, necessariamente, na opinião da redação do nosso canal.

Sobre Ambiental Mercantil Notícias 6195 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!