Lançado serviço extra de coleta de resíduos no centro de São Paulo

Foto: Divulgação | Lançado em São Paulo projeto piloto “Operação Centro Limpo”.
Foto: Divulgação | Lançado em São Paulo projeto piloto “Operação Centro Limpo”.

Imagem: Divulgação | Região será atendida de modo contínuo das 6 às 22 horas, de segunda a sábado, com plantão aos domingos

Abril de 2023 – O projeto piloto “Operação Centro Limpo” foi lançado em 5/04, no Vale do Anhangabaú, pela Agência Reguladora de Serviços Públicos do Município de São Paulo (SP Regula) e a Logística Ambiental de São Paulo (Loga), concessionária responsável pelo recolhimento, transporte, tratamento e destinação final de resíduos sólidos e de saúde na Região Noroeste da cidade.

Estiveram presentes ao evento: secretário-executivo de Projetos Estratégicos, Alexis Galias de Souza Vargas; secretário da Casa Civil, Fabricio Cobra Arbex; secretário-executivo de Mudanças Climáticas, Antonio Fernando Pinheiro Pedro; secretário adjunto do Governo, Clodoaldo Pelissioni; João Manoel da Costa Neto, diretor, e Mauro Haddad Nieri, gerente de Saneamento da SP Regula; Valnei Nunes, diretor- presidente da Loga e os diretores da empresa Edson Stek, de Operações, e Lucas Feltre, Financeiro.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Edson Stek, diretor da LOGA enfatizou:

“O novo projeto contribuirá para que fique ainda mais limpa a região central da cidade, local histórico, muito dinâmico no comércio, serviços, gastronomia, presença de instituições financeiras e movimento turístico. A coleta extra de resíduos atenderá com eficácia e de modo contínuo à demanda gerada na área, que continua sendo uma das mais movimentadas e com maior população flutuante da cidade”, observou o executivo.

Está previsto reforço nos serviços nos períodos matutino e vespertino, acompanhado de um programa de conscientização específico e mapeamento dos grandes geradores. Além do centro velho, são contempladas as regiões de Campos Elíseos, Santa Efigênia, República, Sé e Consolação, as duas últimas de maneira parcial.

Os serviços reforçados, nos turnos das 6 às 14 e das 14 às 22 horas, contam, em cada um deles, com seis equipes de coleta com caminhão toco (semipesado, com dois eixos e boa capacidade de manobra). Também atuam dois agentes de conscientização e um líder adicional por turno dedicado à operação. A coleta regular noturna, após as 22 horas, e a seletiva serão mantidas normalmente, contando com a parceria de entidades e estabelecimentos comerciais.

As equipes circularão todo o tempo, saindo somente quando necessário para realizar descargas nas operações de transbordo dos resíduos. Assim, toda a área abrangida será atendida de modo contínuo das 6 às 22 horas, de segunda a sábado, com plantão de uma equipe por turno aos domingos.

No ato de lançamento, a Loga apresentou os veículos de coleta caracterizados especialmente para a ação. Além disso, estavam expostos um caminhão movido a biometano, um da coleta de recicláveis e o Ecomóvel da empresa, utilizado em ações de conscientização sobre descarte correto de resíduos.

O projeto-piloto terá duração de três meses. Posteriormente, poderá ser estendido para o Canindé, Bela Vista, Bom Retiro, Brás e Luz.

Sites oficiais: https://capital.sp.gov.br/web/spregula | https://br.linkedin.com/company/logisticaambientaldesaopaulo

Imprensa

Temas Relacionados

Sobre Ambiental Mercantil Notícias 6201 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!