Conheça o Projeto Quilombo Sustentável

softelec
Foto: Divulgação | Conheça o Projeto Quilombo Sustentável
Foto: Divulgação | Conheça o Projeto Quilombo Sustentável

Imagem: Divulgação | Iniciativa apoia o desenvolvimento de comunidade tradicional em Ubatuba a fim de torná-la sustentável e autossuficiente

Publicidade
Publicidade
STADLER

Maio de 2023 – Nasce em Ubatuba o projeto “Quilombo Sustentável”, uma iniciativa do Instituto Terroá, realizado em parceria com a Petrobras, com apoio e colaboração da organização comunitária local, a ARQCSI (Associação dos Remanescentes de Quilombo da Comunidade do Sertão de Itamambuca). O projeto busca promover o desenvolvimento territorial sustentável no Quilombo do Sertão de Itamambuca. O foco está na valorização desta comunidade tradicional da região, que abriga cerca de 70 famílias, fornecendo subsídios para que possa se tornar autossuficiente e referência para outras comunidades.

As atividades foram iniciadas em janeiro de 2023 e, ao longo de dois anos, diversas ações e etapas serão implementadas para alcançar os resultados propostos. Entre as principais ações, estão o desenvolvimento da agricultura agroecológica (com resgate da roça tradicional), do turismo de base comunitária, educação ambiental e a preservação dos recursos hídricos da bacia do rio Itamambuca. 

As estratégias de desenvolvimento econômico sustentável buscam ampliar as possibilidades de inclusão produtiva e geração de renda para as mulheres, homens e jovens do território. Para além do componente econômico, o projeto quer ampliar a maturidade da gestão da Associação e suas lideranças, nas múltiplas possibilidades de atuação. 

A coordenadora do projeto Quilombo Sustentável, Raquel Pagan, comenta sobre a iniciativa: “Estamos completando três meses do início do projeto, um momento de pontapé inicial, onde já observamos que o projeto tem uma potência muito grande, pois foi construído a partir dos sonhos da comunidade e isso faz com que eles se envolvam muito. Então a gente se surpreende a cada atividade com a participação e envolvimento dos comunitários, além da celebração em cada etapa conquistada. Estamos muito felizes e os próximos meses serão intensos.” 

O projeto foi construído e é realizado de forma participativa com o envolvimento da comunidade, além da articulação e busca de parcerias com as instituições públicas e da sociedade civil da região. Nessa primeira fase, foi estabelecido o planejamento das atividades de cada grupo de trabalho. O número de participantes contínuos do projeto soma 50 pessoas, moradores da comunidade, porém há a expectativa de envolver em algumas atividades cerca de 300 pessoas, participantes eventuais moradores de outros quilombos e bairros da região.

“Outro ponto importante a destacar é o momento atual da comunidade, que está em pleno processo de resgate das tradições. E isso vem muito ao encontro com a proposta do projeto, que é o desenvolvimento territorial sustentável do território a partir do empoderamento e engajamento dos comunitários, resgatando as suas tradições e a identidade quilombola”, complementa Raquel.

O projeto “Quilombo Sustentável” almeja ampliar a qualidade de vida e a vivência sustentável integrada à terra e ao rio Itamambuca, bem como estimular a multiplicação das mesmas possibilidades para outras comunidades tradicionais da região.

Realização Instituto Terroá, com apoio e colaboração da ARQCSI e em parceria com a Petrobrás, por meio do Programa Petrobras Socioambiental.

Como tudo começou

Em 2019, pelo edital do Fundo Socioambiental CASA Ecossistemas Pessoas, relativo à conservação da água e fortalecimento de comunidades de base, a Associação dos Remanescentes de Quilombo da Comunidade do Sertão de Itamambuca (ARQCSI) e o Instituto Terroá realizaram um diagnóstico participativo, nas dimensões social, econômica e ambiental do território. Além das necessidades naquele momento, foram considerados também os sonhos da comunidade. Assim, o projeto inscrito e contemplado no edital Petrobrás Socioambiental, foi elaborado junto às lideranças da Associação e membros da comunidade, em seus grupos de trabalho.

Conheça o Quilombo do Sertão de Itamambuca

O território da ARQCSI, em Ubatuba, litoral norte de SP, situa-se no Sertão de Itamambuca, na bacia hidrográfica do Rio Itamambuca, tem extensão de 509,94 hectares e abriga cerca de 70 famílias atualmente. 

A comunidade do Quilombo do Sertão de Itamambuca foi reconhecida em âmbito estadual, em 2010, pela Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp), quando teve seu Relatório Técnico Científico (RTC) publicado no Diário Oficial do Estado de São Paulo. Conforme art. 2º do Decreto no 4.887, de 20 de novembro de 2003, “consideram-se remanescentes das comunidades dos quilombos, para os fins deste Decreto, os grupos étnico-raciais, segundo critérios de autoatribuição, com trajetória histórica própria, dotados de relações territoriais específicas, com presunção de ancestralidade negra relacionada com a resistência à opressão histórica sofrida.”

O Instituto Terroá

O Terroá tem como missão, apoiar e facilitar processos participativos para a criação de soluções integradas que promovam o desenvolvimento sustentável. Atua em 11 estados brasileiros e no Distrito Federal, em mais de 20 municípios, com diversos projetos e ações socioambientais.

Mais sobre https://www.institutoterroa.org

Imprensa

Temas Relacionados

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
About Ambiental Mercantil Notícias 5811 Articles
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!