Dia 17 de maio é o Dia Internacional da Reciclagem: como deve ser descarte de lâmpadas fluorescentes?

softelec
Imagem: Divulgação | A Reciclus é uma associação sem fins lucrativos que reúne os principais produtores e importadores de lâmpadas do Brasil, com o objetivo de promover o Sistema de Logística Reversa.
Imagem: Divulgação | A Reciclus é uma associação sem fins lucrativos que reúne os principais produtores e importadores de lâmpadas do Brasil, com o objetivo de promover o Sistema de Logística Reversa.

Imagem: Divulgação | A Reciclus e o planeta querem saber: o que você vai fazer com suas lâmpadas fluorescentes?

Publicidade
Publicidade
STADLER

Maio de 2023 – O que fazer com as lâmpadas fluorescentes (de mercúrio) quando inutilizadas? Quais as consequências do mercúrio quando despejado no lixo comum e como podemos ajudar a diminuir os danos? O que se pode reaproveitar nesse tipo de descarte?

As lâmpadas fluorescentes possuem mercúrio metálico (Hg), material altamente contaminante que pode prejudicar permanentemente um ecossistema se houver contaminação do solo (mananciais, plantas e animais), rios (peixes). Para nós, o contato com os gases expelidos durante muito tempo, em caso de quebra, pode causar danos cerebrais irreversíveis.

Embora o assunto, infelizmente, ainda seja pouco divulgado, as lâmpadas fluorescentes precisam receber um tratamento especial e isso deve ser tema nas agendas econômicas que estão atentas à manutenção de vida saudável no planeta. O processo prevê a descontaminação para que só então seus componentes – metais, vidros e plásticos possam ser adequadamente reciclados. Estamos aqui falando de educação para sustentabilidade, descontaminação de lixões e lixo zero.

E é esse o trabalho desenvolvido pela Reciclus- Associação Brasileira para a Gestão da Logística Reversa de Produtos de Iluminação – Reciclus que é a gestora da logística reversa de lâmpadas com mercúrio no Brasil.

Seu papel é operacionalizar a Logística Reversa das lâmpadas fluorescentes em todo o País apoiando a implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), que foi criada em um Acordo Setorial de Lâmpadas. A partir daí, desde 2017, a entidade já recolheu mais de 30 milhões de lâmpadas fluorescentes por meio de 3.685 pontos de entrega implementados pela Reciclus.

Sobre a Reciclus

A Reciclus surgiu a partir da assinatura da Lei PNRS e de um Acordo Setorial para implementação do Sistema de Logística Reversa de Lâmpadas que contêm Mercúrio em sua composição. A associação é responsável por operacionalizar a Logística Reversa das lâmpadas que contém mercúrio em sua composição, e disponibiliza Pontos de Entrega em estabelecimentos comerciais em todo Brasil, para que pessoas físicas possam descartar suas lâmpadas usadas para posterior coleta segura, transporte e destinação correta em nossos recicladores homologados.

Site oficial: https://reciclus.org.br

Imprensa

Temas Relacionados

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
About Ambiental Mercantil Notícias 5810 Articles
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!