ABDI e ANA abrem edital para soluções que reduzam plástico nas águas

softelec

Imagem: Divulgação | Serão selecionadas nove iniciativas na etapa piloto e, posteriormente, três dessas irão para a fase de escala; as melhores soluções poderão ser premiadas com até R$ 440 mil

Publicidade
Publicidade
CITER 2024 Piauí

Junho de 2023 – Dois milhões de toneladas de resíduos sólidos vazam para o mar todos os anos no país, depois de percorrer grandes distâncias através de rios. Os dados alarmantes são da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (ABRELPE). Atenta à sustentabilidade, que pode ter a transformação digital como grande propulsora, a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), em parceria com a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), lançou um edital de concurso para seleção, fomento e aceleração de soluções inovadoras que incorporem tecnologias digitais e contribuam para diminuir a quantidade de plástico nos lagos, rios e oceano brasileiros.

Para o presidente da ABDI, Igor Calvet, através da inovação será possível começar a resolver o problema do descarte de resíduos e do saneamento.

“Nós entendemos que soluções tecnológicas têm o poder não só de inovar mas tornar disruptivas e escaláveis várias soluções. Nesse sentido, a importância deste Edital é começar a ajudar na resolução do descarte incorreto do plástico”.

A diretora da ANA, Ana Carolina Argolo, destaca as projeções sobre o consumo global de plásticos.

“O consumo deve subir de 460 milhões de toneladas (dados de 2019) para 1,23 bilhão de toneladas, em 2060. Se nada for feito, o descarte de plástico no meio ambiente deve dobrar, enquanto o acúmulo de resíduos em lagos, rios e no oceano mais do que triplicará no mundo todo”.

O Edital

Composto por dois Editais, o primeiro, da ANA, irá selecionar e premiar nove soluções, no estágio de protótipo, que atinjam o desafio proposto. O segundo Edital, desta vez da ABDI, selecionará três projetos, entre os nove vencedores do primeiro concurso, com o objetivo de aumentar a escala e estimular o lançamento no mercado dessas soluções validadas ao longo das etapas do Edital da ANA.

As melhores soluções para reduzir o plástico nas águas brasileiras poderão ser premiadas com até R$ 440.000,00, considerando a participação nos dois Editais.

Poderão participar e se inscrever pessoas jurídicas de direito público ou privado, com ou sem fins lucrativos. A submissão da proposta poderá ser feita por uma única pessoa jurídica ou por uma equipe de diferentes pessoas jurídicas sem limitação de membros.

Os participantes devem se inscrever em uma das três categorias dos Editais:

  • Social – diminuição da quantidade de plástico nos corpos hídricos a partir da ação dos cidadãos, catadores, cooperativas ou associações de catadores;
  • Gestão Pública – diminuição da quantidade de plástico nos corpos hídricos pela ação das prefeituras e do Distrito Federal, consórcios públicos, empresas prestadoras de serviço de coleta, transporte, transbordo, tratamento e destinação de resíduos sólidos domiciliares, ou agências infranacionais reguladoras dos serviços de resíduos sólidos;
  • Indústria – diminuição da quantidade de plástico nos corpos hídricos pela ação das indústrias, desde a geração dos produtos utilizando plástico até a reciclagem ou reintrodução do plástico na cadeia produtiva.

Para participar do Edital, inscreva-se ANA – Saneamento do Futuro (abdi.com.br)

Sobre a ABDI

A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) formula e executa ações que contribuem para o desenvolvimento do setor produtivo nacional. Sua missão é estimular a transformação digital dos negócios, com vistas para o aumento da produtividade, competitividade e lucratividade. A ABDI também incentiva testes com novos modelos de negócios e uso de tecnologias em cidades inteligentes. A Agência é indutora da cultura de digitalização na economia nacional, gera inteligência competitiva e é responsável pela articulação entre agentes públicos e privados, sempre com o foco no desenvolvimento econômico e social do país.

Acesse https://www.abdi.com.br/sobre

Imprensa

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5109 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!