Sustentabilidade na indústria de vidros: empresa de Garibaldi já destinou 16 toneladas de vidro para reciclagem

softelec
Sustentabilidade na indústria de vidros

Imagem: Divulgação | Modelo Vidros aposta em iniciativas para propagar a conscientização ambiental da comunidade, além de investir em ações internas

Publicidade
Publicidade
AMBIENTAL MERCANTIL

Junho de 2023 – Aliar ações que estimulam o desenvolvimento produtivo sem deixar de mirar na sustentabilidade é uma das missões que a Modelo Vidros, indústria de Garibaldi, tem em seu DNA. Ainda que o vidro seja um dos materiais mais amigos do meio ambiente – as embalagens de vidro, por exemplo, podem ser totalmente reutilizadas para a produção de novos produtos – ele ainda aparece tímido entre os tipos de materiais mais reciclados no país. Por isso, além de utilizar fontes renováveis para produção energética e reaproveitar 100% da água utilizada em todos os processos produtivos, a Modelo Vidros também atua em projetos que visam conscientizar a equipe e a comunidade onde está inserida sobre a importância da reciclagem.

No ranking de materiais sólidos mais reciclados no país, o vidro aparece na terceira colocação.

Mas no Brasil, apenas 4% dos resíduos sólidos que poderiam ser reciclados são enviados para esse processo, índice muito abaixo de países de mesma faixa de renda e grau de desenvolvimento econômico, segundo dados da International Solid Waste Association (ISWA). Isso faz com que o tema se mostre um desafio para toda a cadeia produtiva. 

“Acreditamos que os pequenos passos que cada empresa do setor dá nesse sentido farão muita diferença. Por atuarmos diretamente no beneficiamento de vidros, entendemos nosso papel em levar adiante a importância destes gestos que são fundamentais para garantir a preservação do nosso meio ambiente e, claro, possibilitar a geração de novos negócios reduzindo o impacto à natureza”, descreve a diretora Neiva Campiol Nicaretta.

Projeto já arrecadou 16 toneladas de vidros

Entre as iniciativas da Modelo Vidros para conscientizar a comunidade, está o projeto Dê Vida ao Vidro. Criado em 2019, ele surgiu para promover a consciência socioambiental. Na prática, a equipe da Modelo Vidros busca mobilizar a comunidade com ações de recolhimento de vidro e disponibiliza pontos fixos para o descarte correto desse material. As 16,272 toneladas de vidro arrecadadas no projeto desde 2019 foram encaminhadas para a empresa Vidrofix.

Produtos de vidro têm a capacidade de ser completamente reaproveitados na fabricação de itens novos, o que resulta em um consumo reduzido de energia, juntamente com uma diminuição das emissões de resíduos e partículas de dióxido de carbono. Isso, é claro, contribui para a preservação do ecossistema. Outro ponto importante é que como a produção do vidro é derivada de minerais como sílica, carbonato de sódio, calcário e feldspato, sua reciclagem e reutilização diminuem a quantidade de matéria-prima extraída da natureza.

“Participamos ainda do projeto ‘Reciclar é fazer mágica’, onde disponibilizamos aos nossos colaboradores um ponto para coleta de garrafas pet. Essas garrafas são destinadas para uma escola do município de Garibaldi, que faz toda a separação do material e destina para reciclagem correta. Assim, a empresa consegue uma verba para que a escola consiga investir em melhorias”, explica a diretora da Modelo Vidros.

O projeto é idealizado pela empresa de plásticos Bella Forma e tem um ponto de recolhimento na Modelo.

Empresa também utiliza energias limpas

Outra iniciativa destacada pela empresa é que a Modelo Vidros utiliza em suas atividades energia limpa gerada a partir de fontes renováveis. Por meio dessa prática, a marca contribui com uma produção mais sustentável, reduzindo a emissão de Gases do Efeito Estufa (GEE).

Para termos uma noção desse impacto, em um ano, essa redução equivale aos números abaixo:

  • 5.883 mudas de árvores sendo conservadas por 20 anos,
  • 2.116 veículos leves à gasolina percorrendo 500 km,
  • 530 transportes rodoviários de 1 tonelada de carga por 500 km,
  • 91 toneladas de papel/papelão enviadas para o aterro sanitário.

Sobre a Modelo Vidros

A Modelo Vidros tem sede em Garibaldi, na Serra Gaúcha, e conta com uma equipe de 150 profissionais. A empresa atua no ramo de beneficiamento de vidros para construção civil. Os produtos e soluções da Modelo Vidros são fornecidos para empreendimentos em todo o Rio Grande do Sul e parte de Santa Catarina. A marca iniciou suas atividades em 1994 e completou 29 anos de história em 2023.

Site oficial: https://www.modelovidros.com.br

Imprensa

Temas relacionados

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
About Ambiental Mercantil Notícias 5371 Articles
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!