Echoenergia inicia construção de seus primeiros complexos solares fotovoltaicos

softelec
Foto: Echoenergia | Os empreendimentos, localizados em Ribeiro Gonçalves/PI e em Barreiras/BA, preveem a 574 MW de capacidade instalada.
Foto: Echoenergia | Os empreendimentos, localizados em Ribeiro Gonçalves/PI e em Barreiras/BA, preveem a 574 MW de capacidade instalada.

Imagem: Divulgação | Os empreendimentos, localizados em Ribeiro Gonçalves/PI e em Barreiras/BA, preveem a implantação de 14 usinas solares fotovoltaicas (UFV) com 574 MW de capacidade instalada

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Junho de 2023 – A Echoenergia, plataforma de geração e comercialização de energia renovável do Grupo Equatorial, iniciou as obras de seus primeiros complexos solares fotovoltaicos: Ribeiro Gonçalves, localizado na cidade que leva o mesmo nome do parque, ao sul do Piauí, e Barreiras I, presente na cidade de Barreiras, no oeste baiano.

Os projetos, ambos com conclusão de obra previstas para 2024, potencializam o portfólio da companhia, que hoje é responsável por 13% da geração de energia eólica do país. Ao todo, Ribeiro Gonçalves e Barreiras I terão 574 MW de capacidade instalada, podendo atender a necessidade energética de mais de 860 mil residências.

“A Echoenergia está entre as maiores empresas de geração de energia renovável do país e representa uma importante plataforma de crescimento do Grupo Equatorial. Nossa estratégia é continuar expandindo em geração, para dobrar a nossa capacidade instalada atual de 1,2 GW, exclusivamente eólicos, para 2,4 GW distribuídos em usinas eólicas e solares”, destaca Tinn Amado, diretor-presidente da Echoenergia.

A Portaria 50/GM/MME que amplia o acesso ao Ambiente de Comercialização Livre (ACL), a partir de janeiro de 2024, para todos os consumidores de média e alta tensão, representa uma importante oportunidade de negócio para a Echo.

“Os investimentos nos complexos solares fotovoltaicos de Ribeiro Gonçalves e Barreiras I fazem parte da nossa estratégia de protagonismo na venda de energia renovável para o cliente final e está em linha com os valores de sustentabilidade do Grupo, enquanto signatário do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU)”, finaliza Amado.

Ribeiro Gonçalves

O empreendimento de Ribeiro Gonçalves ocupará uma área de 600 hectares e terá uma potência instalada de 223,2 MW. Dessa forma, o complexo contribuirá para a expansão e diversificação da matriz energética da companhia e do país a partir de fontes renováveis. Além disso, impulsionará a geração de emprego na região: a estimativa é que sejam abertos cerca de mil postos diretos de trabalho durante a implantação do projeto.

Barreiras I

O complexo de Barreiras I contará com sete usinas solares fotovoltaicas, que serão distribuídas em uma área de 863 hectares, equivalente a 1.208 campos de futebol com dimensões oficiais.

Outro destaque em relação ao parque é a sua potência instalada: 351,1 MW, que é capaz de atender a demanda de mais de 540 mil residências.

Tecnologia propiciará maior geração de energia em ambos os complexos

Os parques de Ribeiro Gonçalves e Barreiras I utilizarão painéis fotovoltaicos de última geração, com tecnologia N-type, que garantem até 3% a mais de geração que os tradicionais modelos P-type, utilizados pela maioria dos geradores. Também serão implantados os trackers, rastreadores solares que ajustarão a cada momento a posição dos painéis para aproveitar ao máximo a radiação solar.

Sobre a Echoenergia

A Echoenergia é uma empresa que desenvolve, implementa e opera projetos de geração de energia elétrica a partir de fontes renováveis. Fundada no início de 2017, a Echoenergia tem sede administrativa em São Paulo e atividades operacionais distribuídas em 12 parques localizados nos estados de Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Norte e Bahia. Somados, seus projetos atingem 1,2 GW de capacidade instalada em projetos eólicos.

Site oficial: https://www.echoenergia.com.br

Imprensa

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5046 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!