STADLER projeta e instala primeira planta de triagem e reciclagem de alta eficiência para TERNA ENERGY na Grécia

softelec
A nova instalação se destaca por seu alto grau de automação e eficiência e por sua capacidade de se adaptar às mudanças na composição do material.
A nova instalação se destaca por seu alto grau de automação e eficiência e por sua capacidade de se adaptar às mudanças na composição do material.

Imagem: Divulgação | Esta é a primeira planta instalada de alta eficiência de MRF e de refinamento de compostagem. Estão planejadas mais duas, projetadas pela STADLER para a TERNA ENERGY em Trípoli, Grécia

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Junho de 2023 – A empresa grega de energia renovável TERNA Energy, uma subsidiária do Grupo GEK TERNA, é líder na produção e armazenamento de energia limpa e a maior investidora em fontes de energia renovável na Grécia. Além disso, ela consolida seu papel no desenvolvimento sustentável e na economia circular por meio de seus projetos integrados de gerenciamento de resíduos. Para essa área de sua atividade, a empresa escolheu a STADLER, empresa alemã, globalmente ativa e especializada no planejamento, produção e montagem de plantas de reciclagem e triagem prontas para uso, como parceira estratégica em projetos público-privados para o projeto e a instalação de Plantas de Recuperação de Materiais (MRF) na região de Épiro e agora também em Peloponeso.

A STADLER já concluiu o comissionamento e o início da operação da mais recente instalação, uma MRF e uma Usina de Refinamento de Compostagem em Trípoli, a capital da região do Peloponeso, e dois outros projetos em Sparta e Kalamata estão em andamento.

A nova instalação se destaca por seu alto grau de automação e eficiência e por sua capacidade de se adaptar às mudanças na composição do material. Ela produz consistentemente produtos de alta qualidade, alcançando taxas de recuperação excepcionais – acima de 90% para a fração orgânica, recipientes plásticos, garrafas e papel, e 80% para filmes de PE. Ela também foi projetada para facilitar sua manutenção, com fácil acesso a todos os componentes e motores.

Foto: TERNA Energy – Instalação de tratamento de resíduos sólidos e compostagem em Tripoli,
na Grécia
Foto: TERNA Energy – Instalação de tratamento de resíduos sólidos e compostagem em Tripoli,
na Grécia

Alta eficiência e adaptabilidade para uma produção consistente e de alta qualidade

Foto: TERNA Energy – Instalação de tratamento de resíduos sólidos e compostagem em Tripoli, na Grécia

A planta de triagem recebe resíduos sólidos urbanos (RSU) mistos com uma capacidade de entrada de 30 a 40ton/h em uma única linha. Ele é processado para produzir uma saída de alta qualidade de recicláveis e material orgânico. Os primeiros – PET, PEAD, PP/PS, folhas, papel, papelão, latas e contêineres ferrosos e não ferrosos – são separados em baias automáticas e depois enfardados. Os últimos, em duas frações proveniente da digestão anaeróbica e a outra proveniente da compostagem – são processados na planta de refinamento de composto com capacidade de 10 ton/h, produzindo duas frações de composto limpo com diferentes especificações e tamanhos de material.

A equipe de projetos da STADLER desenvolveu uma planta que fornece a produção de alta qualidade exigida pela Terna Energy, enfrentando efetivamente o desafio apresentado pelas peculiaridades do fluxo de resíduos na região:

Foto: Dimitris Blanas, Diretor de Vendas STADLER na Grécia e no Oriente Médio

“Peloponeso é uma região muito turística, e isso afeta a composição dos resíduos com grandes variações no consumo sazonal e na diversidade de embalagens”, explica Dimitris Blanas, Diretor de Vendas STADLER na Grécia e no Oriente Médio.

O processo começa com duas peneiras giratórias (trommels) e, em seguida, com um separador balístico STT5000 da STADLER, que separa as frações rolantes, planas e peneiradas. Nessa etapa do processo, os classificadores ópticos Pellenc ST COMPACT, perfeitamente integrados aos transportadores de alta velocidade da STADLER, entram em ação para classificar os resíduos por material e cor nas duas linhas principais: 2D para objetos planos, como papel misto, papelão e filme, e 3D para objetos ocos, como garrafas e bandejas. Esses classificadores, que contam com a mais recente tecnologia avançada da Pellenc ST, são perfeitos para a tarefa, com seu tamanho compacto, baixo consumo de energia e alto nível de desempenho, bem como sua capacidade de gerenciar os volumes e as variações na alimentação:

“A alta capacidade desse equipamento será capaz de absorver o aumento dos volumes de resíduos”, afirma Steve Halpin-Gosset, Diretor Regional de Vendas da Pellenc ST para o Sul da Europa. “Graças à sua alta escalabilidade, as configurações de classificação também podem ser adaptadas de acordo com as mudanças na composição do fluxo de entrada.”

Uma abordagem colaborativa eficaz garante a entrega no prazo

“Tivemos um prazo muito curto para concluir a montagem e a planta precisava operar com capacidade total no primeiro dia de comissionamento a quente devido aos altos volumes de resíduos municipais que chegavam e às restrições de instalações de armazenamento”, explica Dimitris Blanas.

A estreita colaboração com as equipes da TERNA Energy, do parceiro tecnológico Pellenc ST e dos fornecedores foi fundamental para a entrega no prazo.

“Nós nos concentramos na coordenação eficaz de todas as equipes, bem como na programação cuidadosa das entregas antes da montagem para evitar perda de tempo. Além disso, verificações detalhadas e preparação meticulosa durante as fases de montagem e comissionamento a frio foram fundamentais.”

Steve Halpin-Gosset acrescenta:

“Trabalhamos com a STADLER há muitos anos e construímos uma parceria sólida. A qualidade do nosso relacionamento e as interações tranquilas entre nossas equipes garantiram o sucesso desse projeto.”

Todo o projeto foi desenvolvido para a satisfação da TERNA Energy, conforme expressado por Diomidis Kamoutsis, Gerente de Projetos, que apreciou:

“O projeto sólido e os equipamentos de qualidade da STADLER, juntamente com o gerenciamento eficaz do projeto em todas as suas fases – desde o projeto até a entrega, construção e comissionamento. A equipe da STADLER estava sempre disponível, respondendo rapidamente sempre que surgiu alguma questão, coordenando e apoiando a equipe de construção, colaborando efetivamente com os outros fornecedores e prestadores de serviços no local. A entrega e a instalação rápidas foram impressionantes.”

Uma parceria estratégica para o desenvolvimento sustentável e a economia circular

Como parte de sua parceria com a TERNA Energy, a STADLER projetou mais duas plantas de recuperação de materiais e de refinamento de composto com características e capacidade semelhantes na região da Lacônia e da Messênia, também em Peloponeso.

A STADLER dará suporte às três plantas com uma equipe de serviço local e um centro de armazenamento de manutenção dedicado.

Essas três plantas, juntamente com a instalação projetada e construída pela STADLER em Épiro, serão as plantas de triagem de recuperação de materiais recicláveis mais avançadas em operação no país.

Sobre a STADLER

STADLER® dedica-se ao planejamento, produção e montagem de sistemas e componentes de triagem para a indústria de tratamento e reciclagem de resíduos sólidos em todo o mundo. Sua equipe de mais de 500 funcionários qualificados oferece um serviço completo personalizado, do projeto conceitual ao planejamento, produção, modernização, otimização, montagem, comissionamento, reformas, desmontagem, manutenção e assistência técnica de componentes para completar os sistemas de reciclagem e classificação.

Sua linha de produtos inclui separadores balísticos, correias transportadoras, peneiras giratórias e removedores de rótulos.

A empresa também é capaz de fornecer estruturas de aço e painéis elétricos para as plantas que instala. Fundada em 1791, a operação e estratégia desta empresa familiar são sustentadas por seu espírito de oferecer qualidade, confiabilidade e satisfação ao cliente, sendo um bom empregador e fornecendo forte apoio social.

Para mais informações, visite http://w-stadler.de/pt

Imprensa

Interessado na tecnologia da STADLER®? Leia as outras publicações:

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5049 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!