Centro de Testes e Inovação STADLER na Eslovénia é um recurso valioso para projetos de pesquisa sobre processos de triagem de resíduos

softelec
A STADLER dedica-se ao planejamento, produção e montagem de sistemas e componentes de triagem para a indústria de tratamento e reciclagem de resíduos sólidos em todo o mundo.
A STADLER dedica-se ao planejamento, produção e montagem de sistemas e componentes de triagem para a indústria de tratamento e reciclagem de resíduos sólidos em todo o mundo.

Imagem: Divulgação

  • O STADLER Center, com dois anos de existência, está cumprindo seu papel de centro de inovação, participando de pesquisas importantes, como o premiado projeto de reciclagem de papel EnEWA. Também está fornecendo um serviço valioso aos clientes com demonstrações do processo de classificação projetado para eles pela STADLER, permitindo que eles tomem decisões informadas sobre seu investimento.
Publicidade
Publicidade
CITER 2024 Piauí

Alemanha (Altshausen), Outubro de 2022 – A STADLER inaugurou seu Centro de Teste e Inovação na cidade de Krško, Eslovênia, em 2020 para oferecer demonstrações e treinamento de clientes, bem como realizar atividades de Pesquisa e Desenvolvimento.

A estrutura temporária de 1.200 m2 foi ampliada para 2.000 m2 e abriga a maioria das máquinas necessárias para demonstrar o processo completo de classificação.

As máquinas estão dispostas na instalação de maneira a possibilitar a realização de testes em máquinas individuais ou em todo o processo como seria implementado em uma planta de triagem.

O processo de classificação completo em ação

A linha de triagem, que tem capacidade para 5 t/h de material de embalagem leve, está preparada para realizar seis processos de triagem: dosagem com dosador de rosca, remoção de etiquetas – que pode ser contornada com uma esteira móvel – seguido de balística separação para 2D, 3D e finos.

Transportadores reversíveis e móveis abaixo do separador balístico determinam qual fração 2D e 3D segue para os separadores magnéticos e não magnéticos.

O processo de separação óptica foi recentemente atualizado com um segundo classificador NIR, para que as frações 2D e 3D possam ser classificadas em paralelo, ou qualquer fração pode passar por uma classificação dupla nos dois separadores óticos.

Uma atualização adicional está planejada para este ano, com a adição do mais recente classificador TOMRA AUTOSORT com tecnologia NIR e o novo transportador de aceleração PX da STADLER.

O valor dos testes do cliente

O Centro de Testes e Inovação é uma ferramenta valiosa para garantir que o projeto desenvolvido para um cliente entregará os resultados desejados com seu material. Nejc Božič, Gerente de Projetos, explica:

“Testar o material de nosso cliente nos permite ver como planejar nossa tecnologia. Também podemos testar novas configurações da máquina para uma entrada específica e configurar a unidade para uma função ou material específico desde o início. Podemos testar uma variedade de parâmetros: na maioria das vezes medimos o rendimento, recuperação e pureza, mas também o consumo de energia de unidades individuais ou de toda a planta, consumo de ar comprimido ou dados de diferentes sensores. Também realizamos testes para mostrar aos nossos clientes como a planta projetada funcionará para eles e fornecerá os resultados desejados.”

Um recurso valioso para pesquisas

Imagem: Centro de Teste e Inovação na cidade de Krško, Eslovênia

A capacidade de realizar testes em máquinas individuais e em todo o processo, juntamente com a experiência da equipe da STADLER no Centro de Testes e Inovação, tornam-no um recurso valioso para projetos de pesquisa.

“Esses testes nos permitem avaliar diferentes aspectos do processo, como o efeito da taxa de rendimento e composição de entrada no desempenho da máquina, ou pesquisar o potencial dos parâmetros da máquina e a digitalização das máquinas”, diz Dr. Bastian Küppers, Engenheiro de Desenvolvimento de Negócios Digitais na STADLER.

“Eles nos dão insights sobre o potencial e as limitações de nossas máquinas e nossas plantas, permitindo-nos melhorar nossos processos e projetos de plantas.”

O Centro vem realizando recentemente pesquisas sobre controle adaptativo de máquinas, que está se tornando cada vez mais relevante com a crescente digitalização das plantas.

“O controle adaptativo dos processos permite um desempenho de classificação aprimorado e mais estável. Isso pode levar a níveis de pureza, rendimentos e rendimentos mais altos, ao mesmo tempo em que reduz o tempo de inatividade ao mínimo”, explica Bastian Küppers.

O Centro de Teste e Inovação da STADLER é cada vez mais procurado para participar de projetos de pesquisa como o EsKorte. Este projeto, em colaboração com Montanuniversität Leoben e RWTH Aachen, está analisando o desenvolvimento e teste de um sistema de monitoramento de fluxo de material baseado em sensores. Vários testes foram realizados no Centro para o projeto:

“É ótimo ter a possibilidade de simular características de plantas de triagem reais sem ser restringido pela operação da planta. A colaboração com a STADLER tem sido enriquecedora para o nosso trabalho de investigação no domínio da melhoria do desempenho das instalações de triagem de resíduos de embalagens plásticas”, disse Dipl.-Ing. Sabine Schlögl, Presidente de Tecnologia de Processamento de Resíduos e Gestão de Resíduos, Montanuniversität Leoben.

A STADLER também participou de um projeto de pesquisa premiado com o objetivo de recuperar papel usado de fluxos de resíduos mistos.

Os membros do projeto EnEWA – Universität Siegen, RWTH Aachen University, LEIPA Group, PROPAKMA, TOMRA e STADLER – estabeleceram objetivos claros: aumentar as taxas de reciclagem na produção de papel e reduzir os requisitos de energia primária e as emissões de CO2.

A STADLER está desenvolvendo um conceito para uma planta de triagem para o processamento de frações de papel de embalagens leves, resíduos urbanos e resíduos industriais, para que possam ser usados ​​como matéria-prima para produzir novo papel.

O processo de validação será feito através de ensaios realizados no Centro de Testes.

Este projeto inovador recebeu o Prêmio do Conselho Europeu de Reciclagem de Papel 2021/22 na categoria “Tecnologias Inovadoras e Pesquisa e Desenvolvimento”.

A participação da STADLER em tais projetos pode trazer benefícios rapidamente para seus clientes:

“Os resultados dos testes podem ter um impacto direto nos projetos de processo, pois nossas máquinas são levadas aos limites repetidamente”, acrescenta Bastian Küppers.

“Por exemplo, os resultados dos testes que realizamos para o projeto EsKorte já permitiram melhorar significativamente o desempenho de classificação em uma das plantas de nossos clientes. De maneira mais geral, acredito que, por meio do controle adaptativo da planta, poderemos melhorar ainda mais a qualidade de várias frações de produtos em nossas plantas de embalagens leves. Além disso, nossas descobertas no projeto EnEWA podem nos ajudar a otimizar os processos atuais e melhorar o desempenho da classificação, alcançando maior pureza e rendimentos.”

O Centro de Testes e Inovação é um exemplo perfeito da abordagem de melhoria contínua da STADLER. Indicando claramente que a STADLER está constantemente buscando maneiras de otimizar a eficiência de seus processos de triagem e buscando soluções inovadoras para ultrapassar os limites do processamento de resíduos.

Sobre a STADLER

STADLER®️ dedica-se ao planejamento, produção e montagem de sistemas e componentes de triagem para a indústria de tratamento e reciclagem de resíduos sólidos em todo o mundo. Sua equipe de mais de 450 funcionários qualificados oferece um serviço completo personalizado, do projeto conceitual ao planejamento, produção, modernização, otimização, montagem, comissionamento, reformas, desmontagem, manutenção e assistência técnica de componentes para completar os sistemas de reciclagem e classificação.

Sua linha de produtos inclui separadores balísticos, correias transportadoras, peneiras giratórias e removedores de rótulos. A empresa também é capaz de fornecer estruturas de aço e painéis elétricos para as plantas que instala.

Fundada em 1791, a operação e estratégia desta empresa familiar são sustentadas por seu espírito de oferecer qualidade, confiabilidade e satisfação ao cliente, sendo um bom empregador e fornecendo forte apoio social.

Para mais informações, visite http://w-stadler.de/pt

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS SOBRE A STADLER – PUBLICAÇÕES RELACIONADAS:

VISITE A STADLER NA WASTE EXPO BRASIL 2022

Visite a STADLER na Waste Expo Brasil 2022. 

  • Data: 08 a 10 de novembro de 2022
  • Local: Expo Center Norte São Paulo
    Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme, São Paulo – SP, 02055-000, Brasil
  • Site oficial: https://www.wasteexpo.com.br/

Crédito:
Imprensa | Stadler

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5121 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!