APTA Regional abre inscrições para o Programa de bolsas de Iniciação Científica vinculadas a projetos de pesquisa

softelec
Foto: © APTA | Serão concedidas 23 Bolsas de Iniciação Científica de curta duração da Apta Regional, vinculadas a Projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I).
Foto: © APTA | Serão concedidas 23 Bolsas de Iniciação Científica de curta duração da Apta Regional, vinculadas a Projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I).

Imagem: Divulgação | São onze unidades de pesquisa da APTA Regional que receberão alunos aprovados na seleção. O prazo de inscrições vai até o dia 17 de maio de 2024.

Publicidade
Publicidade
CITER 2024 Piauí

Abril de 2024 – Despertar vocação científica, incentivar novos talentos entre estudantes de graduação e estimular uma maior articulação entre graduação e pós-graduação em instituições de pesquisa científica agropecuária. Com este foco a APTA Regional, da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), vinculada à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, divulga, por meio de edital público, a abertura de inscrições do Processo Seletivo para a seleção de candidatos ao Programa de Bolsas de Curta Duração de Iniciação Científica da APTA Regional, conforme prevista em Lei Estadual e regulamentada em Portaria APTA 56 de 06 de março de 2024.

O prazo de inscrições vai até o dia 17 de maio de 2024.

Poderão se inscrever no Processo Seletivo os estudantes que estejam cursando os cursos de:

Engenharia MecânicaNutrição
Engenharia QuímicaProdução Agropecuária
EstatísticaTecnologia em Alimentos
FarmáciaTecnologia em Biocombustíveis
GeografiaTecnologia em Saneamento Ambiental
Gestão AmbientalTecnologia em Viticultura e Enologia
Medicina VeterináriaZootecnia

Serão concedidas 23 Bolsas de Iniciação Científica de curta duração da Apta Regional, vinculadas a Projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I).

  • A duração das Bolsas de Iniciação Científica de Curta Duração da APTA Regional será de seis meses, ininterruptos e não prorrogáveis, com carga horária de 20 horas semanais, dentro do horário oficial de funcionamento institucional, das 7 às 18 horas.
  • As Bolsas de Iniciação Científica de Curta Duração da APTA Regional serão no valor de R$ 800,00 (oitocentos reais) mensais.
  • As 11 unidades de pesquisas da Apta Regional que receberão os alunos são de Andradina, Bauru, Colina, Marília, Pariquera-Açú, Pindamonhangaba, Pindorama, Piracicaba, Presidente Prudente, São Roque e Tietê.
  • O Programa de Iniciação Científica busca dar apoio institucional aos Projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) implementados pelos Pesquisadores Científicos da APTA Regional.

As inscrições deverão ser realizadas até as 23h59 do dia 17 de maio de 2024 (horário de Brasília). Informações publicadas no Diário Oficial podem ser acessadas aqui.

A Iniciação Científica visa

  • Promover a Pesquisa Científica e Tecnológica de Inovação com base na programação definida em conjunto com Institutos de Pesquisa da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios – APTA.
  • Despertar vocação científica e incentivar novos talentos entre estudantes de graduação.
  • Estimular uma maior articulação entre graduação e pós-graduação.
  • Contribuir para a formação e inserção de estudantes em atividades de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação.
  • Estimular pesquisadores produtivos a envolverem alunos de graduação nas atividades científica, tecnológica e produtiva.
  • Proporcionar ao bolsista, orientado por Pesquisador Científico qualificado, a aprendizagem de técnicas e métodos de pesquisa, bem como estimular o desenvolvimento do pensar cientificamente e da criatividade, decorrentes das condições criadas pelo confronto direto com os problemas de pesquisa.

APTA Regional

A APTA Regional, Instituição de Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo – ICTESP que tem a missão de alavancar o desenvolvimento tecnológico do agronegócio, atuando em parcerias público-privadas, é uma das sete instituições de pesquisa da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), vinculada à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo (SAA).

São 18 Unidades Regionais de Pesquisa e Desenvolvimento no estado de São Paulo. Com visão multidisciplinar nas áreas de agronomia, zootecnia, pesca continental, sanidade vegetal e animal, e agregação de valor em produtos de origem animal e vegetal.

As tecnologias geradas ao longo de anos, nas unidades de pesquisa (várias centenárias), possibilitam à Instituição seguir como alicerce para a agricultura paulista, sendo referência em diversos setores da agropecuária.

Além de agregar valor socioeconômico com ações interinstitucionais em função das demandas regionais do setor, as tecnologias geram oportunidades de negócios, trabalho e renda ao produtor rural e atendem a demandas de consumo da população, que busca por uma cadeia produtiva mais sustentável e pela saudabilidade dos alimentos.

Site oficial: https://www.apta.sp.gov.br

Imprensa

Temas Relacionados

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5111 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!