Você sabe o que é um café sustentável? Especialistas do McDonald’s no Brasil explicam!

softelec
Foto: McCafe | Restaurante McDonald
Foto: McCafe | Restaurante McDonald

Imagem: Divulgação

Publicidade
Publicidade
AMBIENTAL MERCANTIL

Maio de 2024 – A sustentabilidade se tornou um conceito determinante na rotina das pessoas e das empresas. Ela traz consigo muitas oportunidades – inclusive de negócios – que envolvem a responsabilidade com as pessoas e com o meio ambiente, e está presente em ações e produtos que impulsionam comunidades além das fronteiras locais.

No setor de alimentos não seria diferente: no Brasil, grande mercado que movimenta a economia do café, sua produção contribui para a sustentabilidade da atividade, movimentando um ecossistema dentro e fora das fazendas produtivas.

Mas afinal, o que é um café sustentável?

Um café sustentável é aquele que gera impactos positivos para a economia, a sociedade e o meio ambiente em todo o seu processo de produção – do plantio até a colheita. Ele busca reduzir o uso de insumos químicos, como fertilizantes e pesticidas, e utiliza métodos de cultivo que preservem a biodiversidade e protejam o solo e a água. Segundo a Plataforma Global de Café (GCP), em 2022, o Brasil produziu mais de 1 terço do total global de cafés reconhecidos como sustentáveis, mostrando que, há anos, essa é uma preocupação do setor. Além disso, a produção sustentável traz a relação entre inovação e sustentabilidade, criando valor agregado sem comprometer o equilíbrio entre os aspectos econômico, ambiental e social das empresas.

“Os clientes estão cada vez mais ligados às tendências, e a sustentabilidade é uma delas, se tornando até mesmo um diferencial na hora da escolha. Muitos produtores e empresas perceberam esse movimento e entenderam ser essencial para o sucesso dos negócios. No caso dos produtores, apostaram em mudanças nas fazendas para atender às certificações. Já no caso de empresas, os critérios para escolha de fornecedores agora contam com essa exigência. É um ecossistema de ganho para todos”, comenta Bruna Mendes, Gerente de Segmento de Café no McDonald’s no Brasil.

O McDonald’s, por exemplo, tem em seu cardápio o café como produto estratégico. O McCafé é vendido em todo o Brasil e os clientes podem consumir as bebidas com um blend exclusivo da marca, feito com delicados grãos arábica, 100% nacionais e a preços acessíveis.

A rede aposta em fornecedores com certificações variadas, incluindo a Rainforest Alliance, uma das principais organizações internacionais que atua pela conservação das florestas tropicais, comunidades rurais e florestais em 58 países e tem a certificação como principal ferramenta para a transformação de cadeias produtivas de alimentos. Através de uma norma robusta de requisitos que abrangem as práticas ambientais, sociais e de gestão, contribui para a melhoria contínua nas produções de café ao redor do mundo e assegura que esses grãos são cultivados e manufaturados com práticas sustentáveis.

Yuri Feres, Diretor Rainforest Alliance Brasil, destaca a importância desse trabalho próximo a grandes empresas:

“O trabalho essencial da Rainforest Alliance é apoiar os produtores agrícolas na transição de seus métodos para a sustentabilidade. Os agricultores são guiados por boas práticas agrícolas, alinhadas com mais de 150 requisitos em aspectos fundamentais como gestão, meio ambiente e social. Importante dizer que a maior contribuição dessa implementação são os resultados nos avanços das gestões agrícolas com o passar dos anos.

Esse é apenas o começo dos benefícios por trás da certificação, seguido pela responsabilidade compartilhada assumida pela cadeia de suprimentos até o envolvimento do consumidor final através do selo nos produtos. A parceria com grandes marcas como o McDonald’s é fundamental para a conscientização e engajamento das pessoas com os temas da sustentabilidade para um futuro mais próspero para todos.”

“Na Arcos Dorados priorizamos a origem dos nossos ingredientes para sempre oferecer produtos de alta qualidade em todas as refeições servidas, cuidado que começa no campo e vai até a bandeja. Acompanhamos de perto o processo de cada um de nossos parceiros para garantir que servimos um café que passou por processos em conformidade com os nossos compromissos e as boas práticas de cuidado com o meio ambiente e com a comunidade, nossa Receita do Futuro”, esclarece Marie Tarrisse, Gerente Sênior de Impacto Social e Desenvolvimento Sustentável da Arcos Dorados, master franqueadora do McDonald’s na América Latina e Caribe.

Saber escolher o café ideal vai muito além do sabor e do aroma, pois por trás de cada grão, há uma grande cadeia envolvida.

Sobre a Arcos Dorados

A Arcos Dorados é a maior franquia independente do McDonald’s do mundo e a maior rede de serviço rápido de alimentação da América Latina e Caribe. A companhia conta com direitos exclusivos de possuir, operar e conceder franquias locais de restaurantes McDonald’s em 20 países e territórios dessas regiões. Atualmente, a rede possui mais de 2.350 restaurantes, entre unidades próprias e de seus franqueados, que juntos empregam mais de 100.000 funcionários (dados de 31/03/2024).

A empresa também utiliza sua plataforma ESG, Receita do Futuro, para impactar positivamente as comunidades onde está presente.

Sobre a Rainforest Alliance

A Rainforest Alliance é uma organização internacional sem fins lucrativos que trabalha para restaurar o equilíbrio entre as pessoas e a natureza para que ambos prosperem em harmonia. Ativa em quase 60 países, a aliança reúne comunidades agrícolas e florestais, empresas, governos, sociedade civil e milhões de indivíduos para impulsionar mudanças positivas em paisagens e cadeias de abastecimento globais criticamente importantes no mundo.

A Rainforest Alliance implementa projetos de paisagens e de comunidades, envolve-se na defesa de direitos humanos e contribui para melhorar os mercados, colocando as comunidades agrícolas e florestais em foco.

Nos últimos anos, a Rainforest Alliance fez parceria com mais de 4 milhões de agricultores e trabalhadores, e milhões de consumidores ao redor do mundo podem encontrar o selo Rainforest Alliance em mais de 54.000 produtos.

Site oficial: https://wqs.com.br/food-certification/rainforest-alliance

Imprensa

Temas Relacionados

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5256 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!