Experimento em café é o grande vencedor do Desafio Microbioma Brasil

softelec
Desafio Microbioma Brasil (DMB) 2024
Desafio Microbioma Brasil (DMB) 2024

Imagem: Divulgação

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Abril de 2024 – No último dia 28 de março, a cidade de Indaiatuba foi palco da etapa final do Desafio Microbioma Brasil (DMB). Organizado pela empresa de biológicos Microgeo, o evento representou um marco na busca de eficiência e sustentabilidade no agronegócio brasileiro. Reunindo produtores, pesquisadores, imprensa e colaboradores da Microgeo, a quarta edição do DMB evidenciou a crescente importância do restabelecimento do microbioma do solo.

No cerne do evento, os quatro vencedores das etapas regionais apresentaram seus trabalhos, cada um trazendo contribuições valiosas para o setor. Após uma criteriosa avaliação por uma banca composta por importantes especialistas, o trabalho vencedor da etapa regional Cerrado Leste foi anunciado como o grande campeão nacional. Maycon Leandro Soares, em colaboração com Patrick Vieira Silva, ambos da Suprema Agronegócios, desenvolveram um experimento explorando os efeitos da biotecnologia Microgeo® na cultura do café. Os resultados revelaram melhorias significativas nos atributos físicos, químicos e biológicos do solo, refletindo diretamente no aumento da qualidade e produção do café ao longo de três safras consecutivas.

Em meio aos avanços apresentados, Caio Suppia, Diretor Comercial de Venda Direta da Microgeo, falou sobre a evolução do evento, que está agora em sua quarta edição.

“O Desafio Microbioma Brasil se consolida como um catalisador de inovações, a evolução dos trabalhos apresentados ao longo das quatro edições deixa claro o quanto este projeto pode contribuir conectando o conhecimento da academia com a aplicação prática no campo”, ressaltou Suppia.

Ao receber o prêmio, Maycon Soares expressou sua gratidão e surpresa.”Estou muito grato pelo reconhecimento, mas principalmente pelo conhecimento adquirido. Foram muitas contribuições e saio daqui com um conhecimento ampliado, pronto para defender minhas próximas hipóteses”, declarou o vencedor.

Além das apresentações dos finalistas, os participantes do evento tiveram a oportunidade de assistir a palestras de renomados especialistas da banca avaliadora nacional do DMB. Entre eles estavam Dr. Fernando Dini Andreote, da ESALQ/USP; Dr. Rodrigo Mendes, da Embrapa Meio Ambiente; e Dr. Solismar Venzke Filho, da Rotar Crop Production System. A presença desses especialistas enriqueceu o debate sobre as práticas agrícolas sustentáveis e trouxe insights valiosos sobre microbiologia do solo.

Fundada em 2000, a Microgeo destaca-se como pioneira no setor de biológicos, comercializando a inovadora Biotecnologia Microgeo®, que tem sido uma aliada fundamental no restabelecimento do microbioma do solo e na promoção da sustentabilidade no agronegócio brasileiro. A empresa reafirma seu compromisso com a comunidade científica e agrícola em enfrentar os desafios ambientais com soluções transformadoras e sustentáveis.

O Desafio Microbioma Brasil não apenas celebra os avanços na compreensão e promoção da vida do solo, mas também inspira novas práticas e políticas que impulsionam nossa jornada em direção a uma agricultura mais resiliente e responsável. Que os resultados apresentados neste evento incentivem a adoção de práticas agrícolas mais sustentáveis, visando um futuro mais promissor para o agronegócio brasileiro. Os vencedores das etapas regionais ganham um voucher de viagem como reconhecimento. O campeão nacional participará da próxima edição do Plant Microbiome Symposium, que será realizado em Amsterdam em junho deste ano.

Sobre a Microgeo

Fundada no ano de 2000, na cidade de Limeira-SP, a Microgeo é uma empresa 100% brasileira do setor de biológicos, com foco na produção e comercialização da inovadora tecnologia MICROGEO® – um componente balanceado que nutre, regula e mantém o Processo de Compostagem Líquida Contínua (CLC). A solução é a única no mercado que maneja e restabelece o microbioma do solo, e está presente em todos os estados do Brasil, além dos países vizinhos, como Paraguai e Uruguai. A Biotecnologia Microgeo® pode ser aplicada via pulverização, fertirrigação, independente das condições climáticas em conjunto com outros insumos como defensivos químicos ou biológicos e fertilizantes.

Site oficial: https://microgeo.com.br/site/

Imprensa

Temas Relacionados

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5049 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!