Estações meteorológicas e tecnologias avançadas impactam a agricultura moderna

softelec
Microgeo - Mais de duas décadas cultivando a missão de promover o equilíbrio na agricultura por meio da diversidade biológica.
Microgeo - Mais de duas décadas cultivando a missão de promover o equilíbrio na agricultura por meio da diversidade biológica.

Imagem: Divulgação

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Janeiro de 2024 – A agricultura moderna tem se beneficiado significativamente do avanço tecnológico, principalmente no que diz respeito ao monitoramento climático por meio de estações meteorológicas e outras ferramentas de precisão. No 7° episódio do podcast Conexão Microgeo, os especialistas Renan Benites Flaminio, engenheiro agrônomo da Microgeo, e Tiago Terezan, coordenador de negócios na empresa Safra 4.0, discutiram a importância dessas tecnologias e seu impacto no campo.

As estações meteorológicas têm desempenhado um papel vital no aprimoramento da agricultura ao fornecerem informações cruciais sobre as condições climáticas em tempo real. Esses sistemas de monitoramento coletam dados essenciais, como temperatura, umidade, vento, radiação solar e chuva, permitindo aos agricultores tomarem decisões estratégicas informadas sobre suas plantações.

A observação meteorológica de superfície, realizada por meio dessas estações, requer precisão e conformidade com normas específicas para garantir a qualidade e a confiabilidade dos dados coletados. Embora o Brasil ainda não possua uma rede extensa de estações meteorológicas que atenda completamente às demandas de todo o país, a crescente preocupação com os impactos ambientais tem impulsionado um aumento na instalação desses equipamentos.

Essas tecnologias são fundamentais para os agricultores, pois influenciam diretamente na produtividade das plantações. Com informações detalhadas sobre as condições climáticas, é possível não apenas otimizar o manejo das lavouras, mas também executar um planejamento agrícola mais eficiente a longo prazo.

Os convidados do podcast também falaram sobre a parceria das empresas Microgeo e Safra 4.0, através do ‘Clube Microgeo’. O programa da Microgeo permite que os clientes, através da plataforma digital de acúmulo de pontos por cadastro de notas fiscais, façam trocas de pontuação por diversos benefícios, entre eles os serviços da Safra 4.0. O objetivo é ser cada vez mais relevante perante os clientes e oferecer benefícios que vão além da microbiologia do solo e que ofereçam conhecimento e serviços que agreguem valor ao negócio do produtor.

O episódio completo pode ser ouvido pelo link: Estações meteorológicas e novas tecnologia para o agronegócio – Conexão Microgeo | Podcast on Spotify

Sobre a Microgeo

Fundada no ano de 2000, na cidade de Limeira-SP, a Microgeo é uma empresa 100% brasileira do setor de biológicos, com foco na produção e comercialização da inovadora tecnologia MICROGEO® – um componente balanceado que nutre, regula e mantém o Processo de Compostagem Líquida Contínua (CLC).

A solução é a única no mercado que maneja e restabelece o microbioma do solo, e está presente em todos os estados do Brasil, além dos países vizinhos, como Paraguai e Uruguai. A Biotecnologia Microgeo® pode ser aplicada via pulverização, fertirrigação, independente das condições climáticas em conjunto com outros insumos como defensivos químicos ou biológicos e fertilizantes.

Site oficial: https://microgeo.com.br/site/

Imprensa

Temas Relacionados

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5046 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!