OPINIÃO DE ESPECIALISTA: A relação entre mudança climática e escassez de sementes nativas

softelec
*Tiago Egydio é gerente da Fundação Eco+ e biólogo com mestrado e doutorado em Biologia Vegetal. Crédito: Fundação Eco+

Imagem: Divulgação | Por Tiago Egydio Barreto, biólogo e doutor em Biologia Vegetal, para AMBIENTAL MERCANTIL NOTÍCIAS

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Fevereiro de 2024 – Em 1859, Charles Darwin publicou A Origem das Espécies. Neste livro, foi apresentado a teoria da evolução por seleção natural, e este foi um dos marcos disruptivos na compreensão da história da humanidade. Darwin proporcionou um entendimento profundo da diversidade e adaptação das espécies ao longo do tempo, demonstrando que todas têm um ancestral comum.

Assim, percebemos que ao longo dos 4,5 bilhões de anos de existência do planeta Terra, a vida foi moldada em resposta às variações do clima e outros agentes externos – um caminho para a sobrevivência.

Isso nos revela que todos os fatores bióticos e abióticos do planeta estão interligados nos diferentes ciclos biogeoquímicos, isso significa que os seres vivos e os componentes não vivos do ambiente estão constantemente interagindo uns com os outros. Neste momento, em que vivenciamos o fenômeno das mudanças climáticas de origem antrópica, aquelas realizadas pelo homem (é sempre importante enfatizar isso, pois ao longo da história do planeta houve diversas alterações significativas no clima), já é possível observar várias manifestações como consequência.

E não é surpreendente, pois, como mencionei anteriormente, a vida se adapta às mudanças físicas do planeta.

No segundo semestre de 2023, testemunhamos os registros de temperatura mais elevados dos últimos 174 anos, de acordo com a Agência Americana Oceânica e Atmosférica (NOAA). Neste período, presenciamos secas, inundações e temperaturas até então consideradas incomuns para muitas localidades do Brasil e do mundo.

E o que você fez nestes dias de calor intenso, temporais ou fortes secas? Possivelmente, adotou algum comportamento distinto do habitual, não é mesmo?

Mas o que será que acontece com o comportamento de outros organismos vivos, como algumas espécies de árvores, por exemplo, em momentos de fortes secas ou temperaturas extremas? Ainda há muito a descobrir, mas já se sabe que elas podem mudar seu comportamento reprodutivo, reduzindo a produção de flores, frutos e sementes.

Isso nos leva a um ponto de grande importância: Para a regeneração das florestas e a produção de mudas de árvores nativas, é fundamental ter sementes!

Essa instabilidade climática não é o único desafio; há também a dificuldade na produção (beneficiamento) e em disponibilizar as sementes nativas como um produto para o mercado. Enfrentamos dificuldades estruturais na implementação de políticas ambientais, especialmente quando se trata de conciliar a vasta diversidade de biomas no Brasil com estratégias eficazes de produção e distribuição de sementes para cada ecossistema.

Considerando a meta de restaurar 12 milhões de hectares até 2030, estabelecida pela Política Nacional de Restauração da Vegetação Nativa (Proveg), é notável o desafio em abordar a diversidade dos biomas do país ao tentar elaborar planos de restauração efetivos.

Um estudo publicado em 2020 na revista Forests, realizado por pesquisadores brasileiros, trouxe à tona a questão da baixa diversidade de fontes de materiais vegetais e a escassez de fornecedores de sementes nativas. O Mapa de Sementes do Brasil, uma iniciativa do Comitê Técnico de Sementes Florestais, revelou números preocupantes, indicando uma grande margem para melhorias.

No entanto, não podemos subestimar o conhecimento valioso das comunidades locais e dos povos originários. Suas práticas tradicionais e compreensão íntima dos biomas oferecem oportunidades valiosas para desenvolver técnicas avançadas de coleta e beneficiamento de sementes.

Iniciativas colaborativas, como a Rede de Sementes do Xingu, são exemplos concretos de como coletores, agricultores e indígenas se unem para colher, processar e distribuir sementes nativas do Cerrado e da Amazônia. Essas práticas inovadoras não apenas impulsionam projetos de restauração em todo o país, mas também apoiam no sustento dessas comunidades.

A educação ambiental é uma ferramenta poderosa nesse contexto. Ao capacitar essas comunidades com treinamentos sobre coleta sustentável e práticas de manejo de viveiros, não apenas protegemos a biodiversidade, mas também fortalecemos suas próprias fontes de subsistência.

Apesar dos desafios, percebe-se que estão ocorrendo soluções inovadoras, desde pesquisas em sementes mais adaptadas às mudanças climáticas até parcerias internacionais como o GenTree da União Europeia, que reúne pesquisadores e instituições de vários países para melhorar a conservação e uso de recursos genéticos de árvores.

Trabalhar em conjunto e explorar novas abordagens é essencial para enfrentar a escassez de disponibilidade de sementes e garantir um futuro mais resiliente para nossos ecossistemas.

Sobre o autor

Tiago Egydio Barreto é biólogo, possui mestrado e doutorado em Biologia Vegetal, com foco em pesquisa e interesses profissionais voltados para a sustentabilidade, serviços ecossistêmicos, ecologia da restauração, biologia da conservação e restauração ecológica. Com mais de 15 anos de experiência, tanto na área acadêmica quanto em consultoria ambiental, adquiriu uma sólida expertise na elaboração, planejamento e execução de projetos relacionados à restauração, conservação e sustentabilidade. Atualmente, desenvolve projetos na área ambiental e apoia clientes e parceiros na implementação de suas estratégias de sustentabilidade na Fundação Eco+. LinkedIn

Sobre a Fundação Eco+

Somos uma consultoria e centro de excelência em sustentabilidade para a América do Sul, instituída e mantida pela BASF em 2005. Orientamos e impulsionamos a jornada sustentável de empresas que pensam no longo prazo e querem desenvolver, ao mesmo tempo, valor econômico, social e ambiental de forma integrada e alinhados a estratégias de governança. Somos facilitadores da transformação de cada cliente e temos como foco três temáticas estratégicas correlacionadas ao conceito de Avaliação de Ciclo de Vida: valor compartilhado, práticas regenerativas e estratégias de governança. Acompanhamos empresas e organizações em diferentes estágios de maturidade nesses temas, alinhando as demandas das empresas aos grandes temas que afetam nosso futuro. Além disso, incentivamos o intercâmbio e a produção de conhecimentos de ponta na área, articulando e fortalecendo o setor, reforçando seu caráter como OSCIP – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público.

Site oficial: https://fundacaoecomais.org.br

Imprensa

Temas Relacionados

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5046 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!