Conheça OS COLUNISTAS DA AMBIENTAL MERCANTIL: profissionais de destaque nos seus respectivos mercados de atuação, especialistas experientes e de liderança. Colaboram periodicamente com artigos atuais, fomentando informações e conhecimentos sobre temas ambientais e de energias.

VAMOS FALAR DE GEOTECNIA?

Arthur Teixeira Askinis é um Engenheiro Civil formado pela FEI (2015) e especialista em Fundações e Geotecnia em obras imobiliárias pelo Instituto Mauá de Tecnologia. Com vasta experiência como engenheiro geotécnico, Arthur tem se dedicado a projetos de Obras de Terra, além de ter contribuído em trabalhos de instrumentação geotécnica.Destacam-se em sua carreira a autoria de um artigo sobre prova de carga estática, apresentado no Cobramseg 2022, e sua próxima contribuição sobre consolidação de solo mole, que será apresentada no Sefe 10.

Arthur Teixeira Askinis desempenha um papel ativo no Instituto de Engenharia, onde atua como coordenador da Divisão Técnica de Geotecnia, promovendo palestras e simpósios sobre o tema, evidenciando seu compromisso com a disseminação de conhecimento e avanço na área de engenharia geotécnica.
Arthur Teixeira Askinis no LinkedIn.

COLUNA DO REGI: FORTALECENDO A SUSTENTABILIDADE

Reginaldo Almeida é Engenheiro Ambiental, brasileiro afrodescendente, consolidou o seu negócio e conquistou muitos clientes importantes, tais como: Sika do Brasil, Unigel, J. Alves Fertilizantes, Prosaúde, Prefeitura de Castro Alves, Prefeitura de Milagres, Camisas Polo Salvador entre outros. Na sua COLUNA DO REGI: FORTALECENDO A SUSTENTABILIDADE aborda temas de interesse da área, incluindo legislações, problemas x soluções e oportunidades de interesse público.

Reginaldo Almeida é sócio e diretor técnico da Ecolbio, empresa especializada em Consultoria, Assessoria Ambiental e Gestão de ProjetosAtua como consultor e especialista em Gestão ambiental e Certificações.
Site: https://www.ecolbio.com.br | Reginaldo Almeida no LinkedIn.

ENERGIAS DO FUTURO: DESAFIOS E OPORTUNIDADES

Thiago Bao Ribeiro é Advogado, sócio fundador da Bao Ribeiro Advogados. Possui com experiência em operações de fusão e aquisição de projetos de geração de energia renovável, assim como em questões regulatórias, concessões e leilões de energia incentivada. Atua como especialista em infraestrutura e energias. Na sua coluna ENERGIAS DO FUTURO: DESAFIOS E OPORTUNIDADES estará informando sobre sobre legislações, mercado e oportunidades do setor.

Thiago Bao Ribeiro tem experiência em governança corporativa e compliance, planejamento sucessório e patrimonial. Representa clientes em arbitragens nacionais em temas relativos à conflitos societários e de contratos de infraestrutura. Contato via LinkedIn.
Site: https://baoribeiro.com.br | LinkedIn | Instagram

O HIDROGÊNIO VERDE E O MERCADO DE CARBONO

Frederico Freitas é Engenheiro Eletricista, PMP® e Green Hydrogen Expert. Como profissional especialista das respectivas áreas, contribui com seus artigos na sua coluna exclusiva O HIDROGÊNIO VERDE E O MERCADO DE CARBONO com objetivo de ampliar conhecimentos e debates sobre energias e bioenergias.

Freitas é co-founder da INFOREDES – Energy Transition Projects, uma empresa de base tecnológica e suporte consultivo a projetos de transição energética. Trabalha o desenvolvimento de plantas de produção de Hidrogênio Verde, em escala industrial, voltadas para descarbonização do setor industrial brasileiro. Contato via LinkedIN e Instagram.

ESG E MUDANÇAS CLIMÁTICAS

Isabelle Carvalho Gonçalves é Advogada, Mestra em ciências-jurídico ambientais pela Universidade de Lisboa e especialista em direito constitucional, atuando no Direito Ambiental com um viés internacional aos aspectos ESG (Environmental, Social e Governance) e Mudanças Climáticas. Como profissional especializada nas áreas citadas, sua coluna ESG E MUDANÇAS CLIMÁTICAS tem como proposta principal ampliar os fundamentos e conceitos, e expandir as discussões para maior audiência possível.

Escreve como colunista e colaboradora do editorial AMBIENTAL MERCANTIL ESG. Seus conteúdos podem ser encontrados sua sua coluna exclusiva “ESG E MUDANÇAS CLIMÁTICAS”. Contato via Linkedin.

Autora da TRILOGIA ESG: ORIGEM | PRESENTE | FUTURO

SANEAMENTO, DE BEM COM A VIDA

Álvaro Costa é Engenheiro e um profundo conhecedor dos assuntos relacionados a Gestão de Águas e Saneamento Básico no Brasil. Com seu conhecimento e sua experiência, vai oferecer aos nossos leitores discussões atuais e reflexões consistentes, cenários e perspectivas sobre estes setores na sua coluna exclusiva SANEAMENTO, DE BEM COM A VIDA.

Álvaro (José Menezes da) Costa é Engenheiro Civil, MSc e Recursos Hídricos e Saneamento, CP3P. Em 2015 fundou a AMEC – Álvaro Menezes Engenharia e Consultoria, desenvolvendo estudos de modelagem para contratos de PPP, concessão, performance para redução de perdas, engenheiro independente, coordenador e instrutor em cursos de capacitação em regulação e PPP.
Contato via LinkedIN
Site: https://www.amecengenhariaeconsultoria.com.br

MEIO AMBIENTE, BIOMAS BRASILEIROS E BIODIVERSIDADE

Betina Alves, bióloga , mestre e doutora pelo Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (USP), traz um olhar atento sobre assuntos atuais no que tange as políticas públicas, cenários e perspectivas sobre o Meio ambiente, os Biomas brasileiros e a Biodiversidade, escrevendo na sua coluna MEIO AMBIENTE, BIOMAS BRASILEIROS E BIODIVERSIDADE.

Betina Alves é bióloga formada pela Unesp. É mestre e doutora pelo Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (USP). Possui ampla experiência na área educacional e ambiental. Atualmente é professora de Biologia na Escola Lumiar Education em São Paulo. Contato via LinkedIn.

RECICLAGEM POR QUEM FAZ

Luciana Figueras é Advogada e Cientista Política. Especialista em Gestão Executiva em Meio Ambiente pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Mestranda em Desenvolvimento e Planejamento Territorial​ pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. A coluna RECICLAGEM POR QUEM FAZ traz tendências e avanços do cenário da Reciclagem Nacional, sem perder de vista as melhores práticas do mercado internacional da Reciclagem.

Atuante nas esferas administrativa e judicial, especialmente de forma preventiva, visando mitigar passivos e contingências de natureza ambiental. Relações Institucionais Governamentais direcionada para o segmento de políticas públicas ambientais, análise e redação de políticas públicas com ênfase em Resíduos sólidos, ESG, Economia Circular, agendas ambientais internacionais e mercado de carbono.

Luciana Figueras é Advogada e Cientista Política. Especialista em Gestão Executiva em Meio Ambiente pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Mestranda em Desenvolvimento e Planejamento Territorial pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Presidente do Instituto Agenda Urbana Brasil. É Coordenadora do Eixo Economia Circular no Plano de Transição Ecológica do Governo Federal, pela Associação Nacional de Municípios e Meio Ambiente. Linkedin
Site oficial: https://www.iaub.org

SOL E ENERGIAS

Daniel Lima é um profissional “papo reto” e sua coluna SOL E ENERGIAS apresenta artigos realistas e de alto teor crítico sobre o que tange o setor de energia elétrica no Brasil, abrangendo políticas públicas, eficiência energética e a geração distribuída.

Daniel Lima é economista pela Universidade Federal de Alagoas, Presidente da ANNERSOLAR – Associação Norte e Nordeste de Energia Solar e Diretor Comercial da RDSOL Rede de Negócios em Energia Solar, empresa de fomento e investimento em ativos de energia limpa, criando negócios atrativos e sustentáveis, estabelecendo conexão com diversos atores, para por em prática as soluções mais inteligentes e eficientes em geração de energia. Contato via Linkedin | Site oficial: https://rdsol.pro.br

Informamos que os conteúdos publicados pelos COLUNISTAS são observações e opiniões livres e independentes, que expressam suas experiências e reflexões; podendo ou não refletir a opinião da nossa Redação. Por isso, a autoria é também de responsabilidade dos mesmos.

Como um canal democrático, dedicado ao fomento de informações e notícias sobre políticas ambientais e de energias, faz parte do nosso trabalho viabilizar a diversidade de opiniões e posicionamentos que contribuem com o nosso país. Consideramos importante “reconhecer e ouvir” a sociedade na sua pluralidade, principalmente de profissionais experientes. Faz parte dos nossos valores tentar contribuir para a construção de uma nação forte e baseada nos princípios democráticos, com respeito as diferenças e a liberdade de expressão.

TUDO SOBRE MEIO AMBIENTE, ENERGIAS E SUSTENTABILIDADE

A TYR Energia é uma empresa especializada em economia na conta de luz para empresas, serviços, indústrias e condomínios.
ENERGIA RENOVÁVEL

Mercado livre de energia gera oportunidades de renda para empreendedores

A TYR Energia é uma empresa especializada em economia na conta de luz para empresas, serviços, indústrias e condomínios. A Tyr já está presente em + de 37 cidades brasileiras em todas as regiões do país. Independente do perfil do negócio, empresa ou condomínio, a TYR Energia possibilita desconto garantido na conta de luz com soluções personalizadas no Mercado Livre de Energia. […]

Foto: @unicamp | Laboratório de Bioenergia da Unicamp
BIOENERGIA | BIOGÁS

Novo Laboratório de Bioenergia da Unicamp busca parcerias com foco em inovação

O novo Laboratório de Bioenergia da Unicamp (LABIOEN) está aberto a parcerias com empresas e instituições públicas e privadas, interessadas no desenvolvimento de soluções que reduzam a dependência do Brasil aos combustíveis fósseis, propondo novas formas de consumo e reaproveitamento da matéria e energia.  […]

Foto: Águas, Pixibay
ÁGUAS

Parceria reúne CEOs para impactar comunidades vulneráveis

No Roca São Paulo Gallery, acontecerá a primeira edição do WeTalk, um evento idealizado pelas Organizações Visão Mundial e Fundação We Are Water para reforçar a importância da parceria entre o setor privado e organizações da sociedade civil, a fim de solucionar demandas urgentes da sociedade. Outros 3 encontros, com temas como Nutrição, Saneamento e Educação devem ser realizados nos próximos meses. […]

Fórum Mundial de Economia Circular 2025
ECONOMIA CIRCULAR

Fórum Mundial de Economia Circular 2025 será realizado no Brasil

O Fórum Mundial de Economia Circular 2025 será realizado em São Paulo, Brasil, de 13 a 14 de maio de 2025. Será a primeira vez que o Fórum entrará na América Latina, onde serão realizadas as negociações sobre clima e biodiversidade entre 2024 e 2025 também, oferecendo uma oportunidade para fortalecer a colaboração global e envolver as empresas na construção de um futuro de economia circular. […]

Foto: Rafael Reis, CEO e Duarte Reis, Sócio-diretor da Made In Market
AGRICULTURA SUSTENTÁVEL

Made in Market na SAGALEXPO 2024: Explorando as tendências agroalimentares regionais e sustentáveis para exportação

A Made in Market, líder em importação, exportação e promoção de produtos agroalimentares portugueses e brasileiros na Europa, participa com entusiasmo da SAGALEXPO 2024 em Lisboa, Portugal, destacando sua busca por tendências sustentáveis e autênticas. Rafael Reis, CEO, e Duarte Reis, Sócio Diretor, lideraram a equipe em uma missão para conectar-se com líderes do setor e promover a inovação gastronômica e sustentável. […]

Foto: Time de Técnicos do VCUB1 | Lançamento
NOTÍCIAS

Nanossatélite 100% nacional, chamado de VCUB1, completa 1 ano de lançamento

Há um ano, o Brasil tem seu primeiro nanossatélite na órbita da Terra. Chamado de VCUB1, o dispositivo foi desenvolvido pela Visiona Tecnologia Espacial, joint-venture entre a Embraer e a Telebras, o dispositivo contou com o apoio da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação (Embrapii), com o investimento de R$ 2,9 milhões não-reembolsáveis. […]

Guia de Interoperabilidade ESRS
ESG

BAIXAR PDFs: Iniciativa Financeira do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente – UNEP FI – lança Guia de Interoperabilidade ESRS

A UNEP FI lançou neste mês um Pacote de Interoperabilidade ESRS para auxiliar os bancos a aproveitarem a estreita relação entre a Diretiva de Relatórios de Sustentabilidade Corporativa (CSRD) e os Princípios para o Banco Responsável (PRB), utilizando a Metodologia de Impacto Holístico da UNEP FI. Os requisitos do PRB, apoiados pela Metodologia de Impacto Holístico da UNEP FI, estão altamente alinhados com os da CSRD, especialmente avaliação de materialidade de impacto e divulgações, centrais na Diretiva e nos Padrões de apoio. […]

Foto: Produção de biodiesel na Binatural
BIOCOMBUSTÍVEIS

Reciclagem de óleo de cozinha abre caminho para aumento da produção de biodiesel

A partir do uso de matéria-prima sustentável, Binatural contribui para a descarbonização do planeta e geração de combustíveis verdes. A reciclagem do óleo de cozinha tem se mostrado uma alternativa sustentável com um potencial de crescimento significativo dado os altos volumes de desperdício. Uma das aplicações do UCO é na produção de biodiesel, mas apenas cerca de 2% são utilizados como matéria-prima atualmente no Brasil. […]

Foto: Votorantim Cimentos Unidade Itaperuçu – Paraná
ESG

Verdera triplica capacidade de destinar resíduos no Paraná com lançamento de unidade de processamento em Itaperuçu

A Verdera é a unidade de gestão e destinação sustentável de resíduos da Votorantim Cimentos. Desde 1991, a empresa atua com coprocessamento e foi pioneira em trazer essa tecnologia para o Brasil. A Verdera atua na cadeia de soluções ambientais dando um novo valor para os resíduos. A nova unidade tem capacidade de processar 48 mil toneladas de resíduos por ano, quase o triplo da atual capacidade instalada no Paraná de 17 mil toneladas de resíduos por ano. […]

Foto: Silvio Lima, especialista em tratamento de madeira e gerente da unidade industrial da Montana Química
ARQUITETURA SUSTENTÁVEL

Opinião de Especialista: “Construção de casas populares em madeira – uma solução sustentável e eficiente para o Brasil”

O Brasil testemunha uma revolução na construção civil com a ascensão dos sistemas construtivos industrializados em madeira, conhecidos como woodframe. Esses sistemas estão se destacando nos canteiros de obras em todo o país devido aos seus inúmeros benefícios, incluindo alta produtividade, redução significativa na geração de resíduos, menor consumo energético e de água. […]

Foto: Unidade automatizada de desenfardamento de arames WireX da STADLER
ECONOMIA CIRCULAR

O novo STADLER WireX estabelece novos padrões na remoção automatizada do arame de fardos

Usando sistemas de detecção e medição de sensores, o novo STADLER Wirex mede sem esforço os fardos e remove os arames dos fardos com amarração simples e cruzada em uma única passagem, sem a necessidade de realimentação do fardo. A unidade de remoção de arame é integrada a uma estrutura de suporte resistente a vibrações feita de aço. A geometria da máquina foi projetada para dimensões padrão de fardos para garantir uma operação suave. […]

AGRICULTURA SUSTENTÁVEL

Appian Capital Brazil e Atlantic Nickel revitalizam agricultura familiar no Sul da Bahia com o Projeto Cacau

Transformar e desenvolver as comunidades do entorno de suas operações, aliado ao sólido compromisso com o meio ambiente. Com esse propósito, a Atlantic Nickel (ATN), ativo da Appian Capital Brazil produtor de concentrado de níquel sulfetado localizado no município baiano de Itagibá, investiu desde 2021 mais de R$ 300 mil no Projeto Cacau. A previsão de investimento para 2024 é de R$ 70 mil reais. […]

A Organização Não Governamental (ONG) Desierto Vestido, em parceria com a Fashion Revolution e Instituto Febre promovem o Atacama Fashion Week.
AQUECIMENTO GLOBAL

ONG Desierto Vestido realiza Atacama Fashion Week e faz alerta global sobre o descarte incorreto de roupas

Na cidade de Alto Hospício, nos arreadores do Deserto do Atacama, no Chile, uma montanha formada por mais de 59 mil toneladas de peças de roupas, entre sapatos, camisetas, casacos, vestidos e outros trajes, já pode ser vista do espaço. As imagens reveladas via satélite poderiam apontar mais um daqueles míticos cenários de filme latino-americano, mas, na realidade, é um alerta social e ambiental que mostra os perigos do consumo (e da produção) desenfreado de itens por tendências de moda. […]

O Instituto Pólis é uma organização da sociedade civil (OSC) de atuação nacional, constituída como associação civil sem fins lucrativos, apartidária e pluralista.
GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS

Abril marca 10 anos do Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos de São Paulo, com metas que até hoje não foram cumpridas

Elaborado com participação popular e alinhado às boas práticas na coleta e destinação de resíduos sólidos, já contemplando ações de combate às mudanças climáticas, o Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PGIRS) da Cidade de São Paulo virou lei municipal há 10 anos, em abril de 2014. No entanto, o Instituto Pólis alerta que o marco de uma década traz uma série de compromissos que ainda não foram cumpridos, como a implementação de compostagem em escala, o aumento da coleta seletiva de recicláveis secos e a integração das cooperativas de catadores. […]

Foto: a coleção reúne as principais tendências do denim, com modelagens atuais que combinam entre si e com peças de alfaiataria e streetwear.
ECONOMIA CIRCULAR

Semana Jeans C&A apresenta coleção versátil, com as tendências da estação, descontos e foco na circularidade na moda 

Entendendo seu papel de indutora de práticas sustentáveis no varejo de moda, a primeira edição da Semana Jeans C&A do ano dará desconto exclusivo de 10% em peças da nova coleção jeans da marca para a consumidora que descartar qualquer peça de roupa nas urnas do Movimento ReCiclo, presentes em todas as mais de 300 lojas no Brasil. […]

Foto: Pacto Global da ONU Rede Brasil lança Grupo de Trabalho para enfrentar desafios no setor textil
ESG | SOCIAL

Moda e Direitos Humanos: Pacto Global da ONU – Rede Brasil lança Grupo de Trabalho para enfrentar desafios no setor têxtil

O Pacto Global da ONU – Rede Brasil acaba de lançar o Grupo de Trabalho (GT) em Direitos Humanos para o setor de Moda Têxtil, que tem o objetivo de engajar as empresas para que trabalhem coletivamente e de forma colaborativa para enfrentar os desafios em direitos humanos no segmento. A iniciativa, foi apresentada durante o Fórum Ambição 2030, e tem co-liderança da Live! e do Grupo Malwee, e apoio da Riachuelo. […]

DIREITO AMBIENTAL

Jornalista Giuliana Morrone será um dos destaques do Minas Solar em Belo Horizonte

Os benefícios do uso recorrente da energia fotovoltaica, sua relação com a sustentabilidade e as oportunidades de melhor rentabilidade de um setor em crescimento no Brasil serão temas de destaque da terceira edição do Minas Solar, que vai acontecer no dia 25 de abril, na sede do Sebrae Minas, em Belo Horizonte. Em sua terceira edição, o Minas Solar vai reunir grandes especialistas do mercado para um dia inteiro de painéis, palestras, mini workshops e feiras. […]

Havaianas reCICLO | Programa de Logística Reversa da Havaianas
ECONOMIA CIRCULAR

Piso, pneu e chinelo: O que eles têm em comum? O Havaianas reCICLO no meio do caminho

O Havaianas reCICLO, programa de logística reversa da Havaianas, nasceu com o objetivo de promover a circularidade de seus produtos, além de conscientizar os consumidores sobre o seu descarte adequado. Agora, duas novas soluções, uma de pisos e outra de pneus, desenvolvidas por parceiros com os resíduos coletados pelo reCICLO, serão apresentadas na feira FEICON 2024. Programa de logística reversa da Havaianas apresenta soluções para indústria com a borracha de chinelos usados como matéria prima. […]

Foto: Isabela Basso e Otávio Dutra | Zaya
GEE | GASES DE EFEITO ESTUFA

Zaya chega ao mercado para simplificar cálculo de impacto ambiental

A Zaya, greentech que ajuda empresas de todos os portes a calcular seus impactos ambientais, chega ao mercado com o objetivo de tornar a sustentabilidade um tema acessível. A startup oferece um software próprio que faz cálculos de impacto ambiental de maneira descomplicada e científica, disponibilizando ferramentas como a Análise de Ciclo de Vida e o Inventário de Gases de Efeito Estufa. […]

CERTIFICAÇÃO

BRAZTOA recebe selo de Carbono Neutro

Há mais de 10 anos, a BRAZTOA pratica a compensação de carbono em seus eventos, garantindo que cada iniciativa realizada contribua para a preservação do meio ambiente. O Selo Evento Neutro já é um compromisso e realidade de muito tempo na entidade. Associação irá mensurar e compensar todas as suas atividades e operações, marcando um compromisso contínuo e duradouro com a Sustentabilidade. […]

Foto: Parque das Neblinas | Arquivo
ECOTURISMO

Trilha “Caminhos de Tropa” é a nova atração de ecoturismo do Parque das Neblinas

O Instituto Ecofuturo inaugura nova trilha no Parque das Neblinas, reserva ambiental da Suzano : a “Caminhos de Tropa”, uma trilha de longo percurso monitorada com 19 quilômetros, área de camping rústico para pernoite e atrativos com muita história e paisagens exuberantes. Essa é a nona trilha do Parque, localizado a 115 km da capital paulista, que também oferece outras atividades de ecoturismo, como trilhas autoguiadas e monitoradas, cicloturismo, canoagem e camping. […]