TRILOGIA ODS – GRUPO 1: Objetivos do Desenvolvimento Sustentável que promovem as ‘Necessidades humanas básicas’

softelec
ODS – GRUPO 1: Necessidades humanas básicas
ODS – GRUPO 1: Necessidades humanas básicas

Imagem: Divulgação | A Trilogia ODS Objetivos do Desenvolvimento Sustentável foi elaborada pelo engenheiro ambiental Reginaldo Almeida, sócio diretor da Ecolbio Consultoria, Assessoria Ambiental e Gestão de Projetos e colunista da AMBIENTAL MERCANTIL

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Março de 2024 – Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS, surgiu no ano de 2015 a ideia foi concebida pela Organização das Nações Unidas – ONU que propôs aos países membros uma agenda mundial, com a finalidade assegurar os direitos humanos, acabar com a pobreza, lutar contra a desigualdade e a injustiça alcançar a igualdade de gênero e o empoderamento de mulheres e meninas e como proceder com as mudanças climáticas.

A partir dessa premissa foram criadas as 17 ODS que seria um grande desafio para o planeta nos próximos 15 anos.

Para alcançar um êxito os ODS dependem as 17exclusivamente do papel do setor privado, pois o mesmo detém uma grande parte da economia que gira no mercado financeiro mundial e são os propulsores da inovação tecnológica e sendo um influenciador para os diversos setor públicos, governo, fornecedores, colaboradores e consumidores.

Sua implementação teve início em janeiro de 2016, dando continuidade à Agenda de Desenvolvimento do Milênio (2000-2015). Para atingir objetivos tão ousados, o plano de ação foi pensado em quatro frentes principais:

  • A primeira foi a construção de uma declaração, onde foi documentada a visão, os princípios e os compromissos da Agenda 2030.
  • O segundo passo, foi a criação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Esses 17 Objetivos, abrangendo as dimensões ambiental, econômica e social do desenvolvimento sustentável.
  • O terceiro passo do plano foca no acompanhamento e avaliação da Agenda 2030, “fundamentais para a sua implementação e deverão ser feitos sistematicamente nos níveis global, regional e nacional”.
  • Por fim, o quarto ponto prevê a implementação desses objetivos e, para tal, definiu metas que tratam dos meios necessários para a execução da Agenda. Coincidentemente, são os mesmos previstos no Objetivo 17, dos ODS.

Para as 17 ODS foram estabelecidas 169 metas e produzidos 254 indicadores, assim distribuídos; produzidos 121, em análise 72, sem dados 51 e não se aplica no Brasil 10, conforme gráfico abaixo:

Gráfico 1

Classifiquei os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS em três grandes grupos. Essa divisão se deu com base na inevitabilidade do cumprimento e com base nas características de cada ODS e dessa foram atribuímos a nomenclatura de Trilogia das ODS:

  • Grupo 1 – Necessidades Humanas Básicas,
  • Grupo 2 – Conservação Ambiental e Sustentabilidade
  • Grupo 3 – Igualdade, Paz e Parcerias

Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – Grupo 1
Necessidades Humanas Básicas

Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável são prioridades que os países pobres precisam resolver de imediato para uma melhor qualidade de vida da sua população, e sendo tentado erradicar a pobreza, reduzir a fome na população de vulnerabilidade social, uma saúde de boa qualidade, educação de qualidade para todos, ampliar a rede de esgotamento sanitário e abastecimento de água potável, energia acessível e de preço baixo e cidade mais sustentáveis. Esse grupo foi formado pelas seguintes ODS:

ODS1: Erradicação da pobreza
ODS2: Fome zero e agricultura sustentável
ODS3: Saúde e Bem-estar
ODS4: Educação de Qualidade
ODS6: Água limpa e Saneamento
ODS7: Energia acessível e limpa
ODS11: Cidades e Comunidades Sustentáveis

O gráfico abaixo demostra que para 98 indicadores estabelecido para o Grupo 1 61,2% já foram produzidos, 24,5% estão em análise e 13,3% sem dados, isso evidencia que faltando 7 anos para o encerramento da ainda tem muita coisa para ser feia nesse cenário.

Gráfico 2

Conclui-se que os indicadores estabelecidos para o Grupo 1 – Necessidades Humanas Básicas, precisam de políticas públicas mais eficaz e capazes de atingir a população de vulnerabilidade social, visto que os países mais pobres têm grande dificuldade de implementar essas políticas, devido a vários fatores técnicos e políticos no óbito da gestão pública. Portanto, esses indicadores devem pelo menos chegar em 2030 com um percentual de 95% de indicadores produzidos, para que a meta mínima seja atingida por cada ODS desse grupo.

Sobre o Autor

Reginaldo Almeida é Engenheiro Ambiental e colunista do canal AMBIENTAL MERCANTIL com publicações periódicas na sua coluna exclusiva ‘"Fortalecendo a Sustentabilidade"
Reginaldo Almeida,
Eng. Ambiental

Reginaldo Almeida é engenheiro sanitarista ambiental. É sócio e diretor técnico na Ecolbio – Consultoria, Assessoria Ambiental e Gestão de Projetos, empresa especializada em consultoria e gestão de projetos sustentáveis para empresas e organizações. Atuando como consultor e auditor ambiental. Referências e links:
Linkedin | Ecolbio Consultoria |Entrevista
Escreve periodicamente artigos na sua coluna
Fortalecendo a Sustentabilidade

Temas Relacionados

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5046 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!