TRILOGIA ODS – GRUPO 3: Objetivos do Desenvolvimento Sustentável que promovem ‘Igualdade, Paz e Parcerias’

softelec
ODS – GRUPO 3: Igualdade, Paz e Parcerias
ODS – GRUPO 3: Igualdade, Paz e Parcerias

Imagem: Divulgação | A Trilogia ODS Objetivos do Desenvolvimento Sustentável foi elaborada pelo engenheiro ambiental Reginaldo Almeida, sócio diretor da Ecolbio Consultoria, Assessoria Ambiental e Gestão de Projetos e colunista da AMBIENTAL MERCANTIL

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Março de 2024 – O Grupo 3 da Trilogia ODS Objetivos do Desenvolvimento Sustentável promove a igualdade, a paz, a justiça e o fortalecimento de parcerias como fundamentos para o desenvolvimento sustentável global. Essas ODSs estão relacionadas com as políticas públicas globais, por serem implementadas com intuito de atender as necessidades básicas da população mundial.

No Brasi, já estão sendo aplicadas de maneira efetiva pelo poder público e empresas privadas, com propósito de atender as ODS’s e reduzir a desigualdade social.

Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – Grupo 3
Igualdade, Paz e Parcerias

ODS5: Igualdade de Gênero

O Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 5, conhecido como ODS 5, concentra-se em promover a Igualdade de Gênero. No Brasil, tem havido progressos significativos nesse sentido, com a implementação de leis e políticas que reconhecem e protegem os direitos civis das mulheres e meninas cisgêneros. Essas medidas visam garantir igualdade de oportunidades e tratamento justo para todos, independentemente do gênero, contribuindo assim para um desenvolvimento mais inclusivo e sustentável.

O Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 8, também conhecido como ODS 8, destaca-se pela consolidação da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que definiu em 1999 o conceito “O trabalho adequadamente remunerado, exercido em condições de liberdade, equidade e segurança, capaz de garantir uma vida digna”, caracterizado por remuneração adequada, liberdade, equidade e segurança, visando garantir uma vida digna.

ODS8: Trabalho digno e crescimento econômico

Para alcançar um crescimento econômico e sustentável, as empresas terão que adaptar suas práticas de produção e aprimorar sua abordagem em relação às questões sociais e ambientais. A redução da desigualdade de renda e oportunidades representa um desafio fundamental a ser superado para alcançar o crescimento econômico desejado e promover o desenvolvimento sustentável.

O Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 9, também conhecido como ODS 9, destaca-se por seu foco na construção de infraestrutura resiliente, promoção da industrialização inclusiva e sustentável, e fomento à inovação. Considerando que a evolução da Indústria 4.0 para a Indústria 5.0 está alinhada com os objetivos da ODS 9, contribuindo para uma industrialização mais inclusiva, sustentável e inovadora.

ODS9: Indústria, Inovação e Infraestruturas

A Indústria 4.0 tem como um de seus pilares a conexão de máquinas, deixando processos mais automatizados. Promove a conectividade e automação de processos, aumentando a eficiência e produtividade, alinhando-se à busca por uma industrialização mais inclusiva e sustentável. A Indústria 5.0, centrada na experiência do cliente e personalização, impulsiona a inovação na produção e interação com os consumidores, promovendo uma abordagem mais humanizada e adaptada às demandas individuais do mercado.

ODS16: Paz, Justiça e Instituições eficazes

O Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 16, também conhecido como ODS 16, destaca-se por seu compromisso com o fortalecimento das instituições de justiça, que desempenham um papel fundamental na promoção eficaz da paz em sociedades, tornando-as pacíficas e inclusivas, contribuindo assim para o desenvolvimento sustentável. Além disso, busca-se garantir que todos tenham acesso igualitário à justiça, reforçando o princípio fundamental da equidade em todas as esferas da sociedade.

Portanto, o Grupo 3 da Trilogia ODS aborda uma ampla gama de questões fundamentais, desde a igualdade de gênero e trabalho decente até a promoção da inovação na indústria, o combate às desigualdades e a construção de sociedades pacíficas por meio da justiça e parcerias eficazes. Esses objetivos representam melhoria da qualidade de vida das pessoas em todo o mundo, demonstrando o compromisso global com um futuro mais justo, equitativo e sustentável às populações globais.

Sobre o autor

Reginaldo Almeida é Engenheiro Ambiental e colunista do canal AMBIENTAL MERCANTIL com publicações periódicas na sua coluna exclusiva ‘"Fortalecendo a Sustentabilidade"
Reginaldo Almeida,
Engenheiro Ambiental

Reginaldo Almeida é engenheiro sanitarista ambiental. É sócio e diretor técnico na Ecolbio – Consultoria, Assessoria Ambiental e Gestão de Projetos, empresa especializada em consultoria e gestão de projetos sustentáveis para empresas e organizações. Atuando como consultor e auditor ambiental. Referências e links:
Linkedin | Ecolbio Consultoria |Entrevista
Escreve periodicamente artigos na sua coluna
Fortalecendo a Sustentabilidade

Temas Relacionados

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5046 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!